Esta é a dúvida campeã aqui da agência. Semanalmente recebemos dezenas de empreendedores com a mesma dúvida: quais os resultados esperar do marketing digital? Pois bem, estamos aqui para lhe ajudar a compreender o que esperar de suas ações digitais e tomar a decisão certa para o seu negócio, afinal de contas, este será um dos investimentos mais importantes que a sua empresa fará nos próximos meses.
Em primeiro lugar precisamos fazer o alinhamento de expectativas, ou seja, o que você espera da agência e o que a agência espera de você. Esse exercício é muito importante para que possamos caminhar na mesma direção, na busca de resultados para o seu negócio.
Por exemplo, digamos que a sua expectativa seja conquistar muitos clientes, num período muito curto de tempo. Naturalmente, nestes casos você precisará dispor de um investimento maior, para aumentar a sua exposição num curto período de tempo. Além disso, estratégias de curto prazo sempre envolvem investimento em mídia paga, tendo em vista que não há tempo suficiente para conquistar uma boa presença orgânica. Por isso, organizamos as nossas ações em dois tipos de estratégias:
Como o próprio nome diz, são ações que visam conquistar resultados em pouco tempo. Este é o grande benefício deste tipo de estratégia, logo nas primeiras semanas de campanha você já começa a sentir os resultados. Neste caso, atuamos com ações de curto prazo no Google Ads Pesquisa, Display, Youtube, além de impulsionamentos nos canais sociais para aumentar o alcance de suas promoções.
O ponto negativo de atuar apenas com este tipo de estratégia é que você não conquista nenhuma relevância, ou seja, a partir do momento que para de pagar, você desaparece. Além disso, é importante calcular muito bem o ticket médio de seus clientes e seu custo de aquisição, para avaliar se o seu ROI (Retorno do Investimento) está sendo positivo.
Já as estratégias de médio prazo levam alguns meses para trazer resultados. São baseadas em ações que visam conquistar relevância, engajamento e gerar uma boa e saudável base de leads (clientes em potencial) para o seu negócio. Ações como: SEO para melhorar o posicionamento de seu site no Google, criação de conteúdo para melhorar seu engajamento nas redes sociais e, assim, alcançar mais pessoas organicamente, ou seja, sem precisar pagar.
Aqui também se encaixam as ações de Inbound Marketing (marketing de atração), cujo objetivo é trazer leads para o seu negócio, mas também lhe ajudar a convertê-los em clientes, trabalhando o seu funil de vendas. O grande ponto positivo deste tipo de estratégia é que você conquista autoridade e relevância. Portanto, depois de alguns meses você passa a receber leads sem precisar necessariamente “pagar” para aparecer, reduzindo bastante o seu custo de aquisição de novos clientes. O único ponto negativo deste tipo de estratégia, é que ela não se aplica a empresas que não se planejam adequadamente para crescer de forma um pouco mais lenta, mas sustentável.
Ambas as estratégias tem seu ponto positivo e negativo. Por isso, o papel de uma boa agência é compreender as suas expectativas e desenvolver uma estratégia adequada, que reúna as vantagens de cada ação.
Não podemos falar de resultados no marketing digital sem falar de performance. É o ponto principal de toda ação digital, sem o qual nada faz sentido. Isso mesmo, postar por postar qualquer um posta, qualquer um faz um site e qualquer um consegue fazer alguns anúncios pagos. Agora, conquistar efetivamente resultados através das ações é bem diferente.
É preciso mensurar adequadamente suas ações e definir quais serão as métricas (números) que nortearão a equipe de marketing, de forma que saibam em tempo real suas conversões e todos os seus detalhes, tais como preenchimento de formulários, cliques em botões, compras online, abandono de carrinhos, cliques, aberturas de e-mail, etc.
São dezenas de canais para analisar e muitos dados que precisam ser cruzados para compreender o retorno de suas campanhas. Por isso é muito importante que você (empresa) e sua equipe de marketing digital (agência) centralize, numa única tela, todas as informações. Aqui na Fresh disponibilizamos este belo Dashboard para todos os nossos clientes.
Através dele conseguimos compreender em tempo real nossas conversões e ajustar rapidamente ações de baixa conversão, assim garantimos uma boa performance nas nossas ações.
Portanto, saber com precisão os resultados que terá com a sua campanha é impossível, pois são muitas as variáveis que influenciam as ações de marketing digital. Não acredite em empresas que prometem resultados sem antes analisar a fundo seu mercado, concorrentes, pontos fortes e fracos específicos do seu negócio. Acredite, é um tiro no escuro. Os objetivos de cada campanha surgem durante o planejamento, com metas reais e alinhadas com a expectativa de sua empresa.
Tenha em mente quais as métricas que precisa acompanhar para identificar os resultados das suas ações. E não se preocupe se não souber, uma boa agência lhe ajudará a apontar as métricas mais importantes, seja qual for o seu objetivo.
Conte conosco! Um abraço
Fresh Lab – We Grow Together
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