BI no Marketing Digital: como melhorar os seus resultados?

Última atualização em: 14/04/2023

Certamente você já deve ter ouvido falar que “dados são o ouro do mercado” e também já ouviu muitas vezes a frase “tempo é dinheiro”. Pois bem, o BI, ou Business Intelligence surgiu para satisfazer essas duas necessidades do mercado. Através da coleta e análise dos dados de sua empresa você economiza tempo na tomada de decisões importantes para o seu negócio. Sim, o seu feeling é essencial para tomar decisões, mas não dá pra contar só com ele para definir o rumo de seu negócio. É preciso tomar decisões baseadas em dados (Data-Driven Decision).

Vamos falar mais sobre o que é isso e como pode ser aplicado no Marketing Digital de seu negócio?

Mas o que é BI ou Business Intelligence?

BI ou Business Intelligence consiste no processo de coleta, transformação e análise de dados valiosos de sua empresa ou departamento, que permite aos gestores gerar insights e tomar decisões de forma ágil e eficiente. É através do BI que os seus dados são lapidados e transformados em indicadores de grande valor.

Implementar soluções de BI não é simples e exige uma mão de obra qualificada. Além de puxar os dados de suas ferramentas de trabalho, esses dados deverão ser centralizados numa infraestrutura adequada, tratados e apresentados da forma mais intuitiva possível em telas que chamamos de dashboards.

Como melhorar os resultados das suas ações de Marketing Digital através do BI, ou Business Intelligence?

Como sabemos, não existe uma fórmula de sucesso pronta no marketing digital, é preciso muita estratégia e teste a/b para descobrir o que performa melhor em seu negócio. São dezenas de canais e centenas de métricas que precisam ser analisadas frequentemente para que você consiga fazer os ajustes corretos na sua campanha.

A grande vantagem do marketing digital é que ele nos permite testar ações em grande escala e mensurar os resultados em tempo real. Isso significa que se você cruzar as informações de forma adequada, poderá saber com precisão quais foram as campanhas de marketing digital mais eficientes, quais os canais que mais converteram em vendas, argumentos, tons de comunicação, conteúdos, horários e personas que mais consomem o seu produto ou serviço. É justamente para resolver esses gargalos que o BI deve ser amplamente utilizado no marketing digital.

Mas como analisar tantos dados e gerar insights adequados de forma rápida e eficiente? BINGO, é aqui que o BI entra em ação, traçando um caminho rápido e eficiente que lhe permitirá analisar as KPIs mais importantes e tomar decisões assertivas baseadas em dados, não em achismo.

Portanto a grande sacada aqui é descobrir a sua fórmula no menor tempo possível. Quanto menor o tempo para performar a sua campanha, menor será o seu desperdício de verba e, obviamente, maior será o seu lucro.

Uma análise de BI é muito mais do que um simples relatório, é uma mudança cultural em seu negócio, que permitirá aos seus gestores guiar o time de criação de forma mais eficiente, apontando todas as variáveis possíveis que precisam ser melhoradas na sua campanha, tais como canais, personas, verbas, horários, tom de comunicação, copys e muito mais.

Como iniciar um trabalho de Business Intelligence no seu departamento de marketing?

Analisar os dados mais importantes da sua campanha, numa tela bacana, em segundos é delicioso. Contudo, para ter isso você precisará se esforçar e possivelmente recorrer a mão de obra qualificada para enxergar os números com precisão. Podemos dividir as atividades em 3 etapas:

1) Coleta de Dados

Em primeiro lugar devemos identificar de onde os dados serão extraídos. Quais são os canais e ferramentas utilizadas nas suas campanhas digitais que podem ser coletados?

  • Dados do site: o mais comum é extrair informações do Google Analytics que é bem completo e colhe todas as informações importantes sobre o seu fluxo de acessos, conteúdos, páginas de entrada e saída, conteúdos de maior retenção e até mesmo conversões. Seu site ou Landing Page tem um formulário de conversão? Então você também pode puxar informações de conversões diretamente de seu banco de dados.
  • Tráfego pago: os canais mais comuns são Google Ads, Face Ads, Linkedin Ads, Instagram for Business ou Mídias programáticas. Centralizar todas essas informações numa única tela é para enxergar em tempo real o CPC, CPM ou CPA em todos os seus canais de atuação é sensacional.
  • SEO: Também é muito importante monitorar o seu desempenho orgânico no Google e de seus concorrentes. Para isso você poderá colher dados do Google WebMasters, além de outras ferramentas como SEM Rush ou UberSuggest.
  • Redes Sociais: colher informações das redes sociais para saber quais são os conteúdos que mais engajam com o seu público faz toda a diferença. Seja Facebook, Instagram, Linkedin ou Tiktok, há muita informação preciosa que pode gerar ótimos insights para otimizar as suas ações.
  • Ações com influenciadores: você também faz ações com influenciadores? Então você precisa saber com precisão a performance de cada menção ou publicação e principalmente rastrear os acessos e compras através de cupons exclusivos, por exemplo.
  • CRM Comercial: Aqui temos informações de extrema importância, que muitas vezes são ignoradas pelos gestores. Marketing e Comercial precisam caminhar juntos para converter o maior número possível de leads em vendas. Saber quantos leads você tem é interessante, mas que tal saber também quantos orçamentos foram enviados, quantos foram fechados, localização, ticket médio, quais os motivos de perda, canais de atendimento mais utilizados ou quais os horários com maior chance de fechar um negócio? Seja qual for o seu CRM comercial, certamente ele disponibiliza APIs para extrair os dados ou permite exportá-los em planilhas.
  • Software de Gestão financeira: também é muito importante trazer para o seu projeto de Business Intelligence informações de seu fluxo financeiro, para que possa enxergar facilmente a sua margem de lucro por centro de custo, churn,  LTV, serviços mais vendidos, possibilidades de upsell, entre diversas outras informações muito preciosas que podem aumentar muito as suas vendas.
  • Software de Gestão de projetos: gestores de projetos também precisam acompanhar em tempo real como anda o desempenho de sua equipe, para que possa identificar gargalos tais como projetos que estão tomando mais tempo do que deveriam, colaboradores sobrecarregados, projetos em atraso, colaboradores que precisam de maior capacitação, etc.

Pois bem, citamos acima apenas algumas ferramentas que podem fazer parte das suas ações de marketing digital. Cabe a você levantar as ferramentas e canais que precisam ser tratados para posteriormente serem exibidos no seu dashboard de marketing. A coleta de todos estes dados pode ser feita através da exportação em planilhas ou importação automática através de serviços que se conectam com as suas ferramentas, tais como Panoply, Stitchdata, Cdata, entre muitos outros.

2) Armazenar dados

Feita a extração dos dados, agora você precisa armazená-los num local onde esses dados possam ser consultados para posteriormente serem lapidados e analisados, também conhecido como Data Warehouse. Esses dados podem ser armazenados de forma simples, em planilhas do Google Sheets por exemplo, podem ser armazenados nas próprias plataformas que falamos no tópico anterior, ou BigQuery do Google para empresas que possuem um grande volume de dados.

3) Apresentar

Já coletou e armazenou os dados? Legal, agora é hora de centralizar, lapidar e apresentar num dashboard intuitivo, que gere gráficos esclarecedores para que seus gestores possam analisar e tomar as decisões importantes para melhorar os resultados das suas ações digitais. Existem diversas ferramentas com este propósito no mercado. As mais utilizadas no marketing digital são o Data Studio do Google e o Power BI da Microsoft.

Estas ferramentas possuem plugins que se conectam com os data warehouses mais utilizados no mercado, tais como as planilhas do Google, BigQuery e ferramentas de extração de dados como Panoply, Stuchdata e Cdata acima citadas. Feita a integração, agora basta lapidar as informações que deseja visualizar e apresentá-las da forma mais intuitiva possível para o seu time de gestores. Vamos ver alguns exemplos?

Olha só que bacana como conseguimos enxergar os call to actions que mais convertem em nosso site:

call to actions

E como anda o meu funil de vendas? Dá só uma olhada como conseguimos acompanhar em tempo real o funil de vendas aqui na Fresh Lab:

funil 1 1

Também conseguimos identificar os principais motivos de perda, o que nos permite alinhar as nossas propostas com maior precisão:

motivos de perda 1

E os principais canais de contato dos leads? Temos também 🙂

canal de contato 1

Ok, e quais são os canais digitais que mais convertem em vendas? Voila!

canais maior conversao

E quais são os dias com mais conversão no ano?

dias conversao 1

E os horários com maior conversão? 11 horas da manhã é quando o nosso público já resolveu os seus principais afazeres e está apto a contratar os nossos serviços.

horarios conversao

E quais as regiões de maior conversão?

regioes conversao

Legal né, agora imagine a quantidade de informações que você deixa de analisar? Quantas vezes você só ficou sabendo que a sua campanha não estava performando bem no final do mês, quando todo o seu investimento em tráfego pago foi consumido sem trazer os leads qualificados que tanto desejou?

Tempo é dinheiro, dados também!
Relatórios mensais são importantes, mas quando se fala performance no marketing digital é fundamental que o seu time de gestores tenha uma visão centralizada das informações e em tempo real. Otimizar as suas ações hoje significa mais vendas amanhã. 

Aqui na Fresh Lab levamos isso tão a sério que todos os nossos clientes possuem o seu próprio Dashboard para acompanhar em tempo real, seja no desktop ou celular, o desempenho das suas ações, centralizando as principais KPIs para tomada de decisões importantes para melhoria contínua das nossas ações.

Gostaria de conhecer melhor esse processo? Saber como o BI pode ser implementado no Marketing Digital da sua empresa, ou mesmo testar um modelo ao vivo conosco? Converse com a nossa equipe e agende uma reunião com um de nossos especialistas. Basta nos chamar no Whats App ou nos enviar um e-mail.

Tenha uma ótima semana!

Autor

Guilherme Boni
Curitibano, CEO da Fresh Lab e formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, fundou a agência em 2008 com objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É especialista em SEO e performance, atuando em dezenas de campanhas digitais e no desenvolvimento de centenas de site e e-commerces.
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