Hoje, iremos te mostrar como otimizar blogposts para conquistar leads cada vez mais qualificados!
Com toda certeza, você já ouviu falar em como as otimizações de pesquisa são importantes para o posicionamento de sua empresa. Essas otimizações, são necessárias para tornar seu site mais visível aos mecanismos de busca. Isso porque, serão eles que irão definir o posicionamento de suas páginas e blogposts.
Podemos dizer então, que quando o assunto é SEO e posicionamento orgânico, destaca-se quem sabe como “agradar” o Google. Para isso, você precisa conhecer as principais formas de manter seus materiais mais otimizados. É claro que, quando falamos em SEO, existe uma série de otimizações que podem ser feitas.
Porém, entre otimizar blogposts, páginas e demais elementos, existem diferenças e até similaridades. Mas, calma, primeiro nós iremos falar sobre otimização de blogposts. Até porque, serão eles os responsáveis por atrair e, na maior parte das vezes, captar leads qualificados. Continue com a leitura para saber mais:
Antes de falarmos sobre as principais otimizações de blogposts, precisamos explicar as etapas nas quais as separamos. Isso porque, existem duas principais categorias de otimização que devem ser levadas em conta. Primeiro, temos que nos atentar às questões de SEO, que serão responsáveis pelo posicionamento orgânico.
Segundo, é necessário estar atento quanto à legibilidade do seu conteúdo, já que a experiência do leitor é prioridade. Justamente por saber dessas etapas, iremos separar nossas dicas entre otimizações de SEO e Legibilidade. Para começar a otimizar blogposts, vamos conferir as dicas técnicas na construção do blogpost:
Na hora de conquistar leads qualificados e se destacar entre a concorrência, o SEO é prioridade máxima! Isso porque, será ele que irá “mostrar” para os mecanismos de busca, que seu conteúdo está bem construído. Além disso, cada dica citada aqui tem um motivo que torna seu artigo mais completo e bem construído. São elas:
É claro que nós iremos começar pelas tão citadas, importantes e necessárias palavras-chave. Até porque, sem elas, dificilmente seu conteúdo de blog será encontrado ou melhor, categorizado, dentro dos mecanismos. Isso porque, são as palavras-chave que irão definir o tema do seu material.
Ou seja, na hora de encontrar seu artigo dentro do Google ou demais mecanismos, os usuários com toda certeza irão digitar o termo. Para uma boa “repetição” da palavra-chave, o recomendado é que ela apareça a cada 80/100 palavras comuns e nos títulos e subtítulos. Por isso, ao otimizar blogposts, atente-se a essa frequência.
Além disso, ao selecionar a palavra-chave, tenha certeza de que ela representa bem o tema do seu artigo. Como, por exemplo, em um artigo de título “Por que otimizar conteúdos de blog?”, a palavra chave será “otimizar conteúdos de blog”. Após fazer essa definição, basta usá-la em boa parte de seus subtítulos e no corpo do texto.
Outro ponto ao qual precisamos nos atentar, é em relação à meta descrição dos artigos produzidos. Para quem não sabe, a meta descrição é a frase que irá aparecer logo abaixo do título nas páginas do mecanismo. Apesar de simples e rápida de fazer, essa frase é extremamente importante para o SEO do seu conteúdo.
Isso porque, ela descreve, em poucas palavras, o conteúdo do seu material e ainda chama o leitor para conferir o conteúdo. Ao escrevê-la, atente-se à utilização da palavra-chave e não ultrapasse o limite de 116 caracteres. Confira abaixo, um exemplo de meta descrição e saiba como otimizar blogposts:
Quem não gosta de um bom auxílio visual, não é mesmo? As imagens são ótimas formas de quebrar um pouco a extensão do texto. Assim, o conteúdo se torna menos cansativo, pois possui essas “pausas”. Porém, é importante sempre utilizar imagens que dialoguem com o tema do seu conteúdo.
Para utilizar boas imagens, certifique-se de contar com um banco de imagens, para não sofrer com direitos autorais. Outro ponto necessário, é descrever no “Alt text”, os elementos visuais que aparecem nessa imagem. Além disso, cite sempre sua palavra-chave para dar mais uma boa incorporada em seu SEO.
Para dar mais credibilidade ao seu conteúdo, uma boa opção é utilizar links internos e externos. Os internos, serão aqueles que irão ajudar o usuário a navegar pelo seu site, conferindo outras páginas e artigos. Já os links externos, serão responsáveis por levar seu usuário até alguma informação que sua empresa não domina.
Ou seja, você cria a ponte entre o seu conteúdo e o conteúdo de uma outra empresa especialista naquilo que foi citado em seu artigo. Para otimizar blogposts com foco em uma boa construção de links, prefira sites confiáveis. Além disso, sempre link conteúdos relevantes e que complementam o tema central do seu texto.
Se você ainda não domina questões de SEO e deseja saber mais sobre o tema, uma boa dica é usar o Yoast do WordPress. O Yoast é uma ferramenta que visa avaliar o SEO e a legibilidade do seu artigo de blog. Assim, ele consegue te orientar com foco no alcance de uma melhor otimização. Saiba mais sobre o Yoast neste link.
Além do SEO, é importante se atentar quanto à legibilidade do seu conteúdo. Até porque, o foco é tornar seu artigo ainda mais fácil de entender. Para isso, você deve levar em conta algumas especificações. Além de melhorar a leitura do seu texto, tais otimizações visam aprimorar seu conteúdo do ponto de vista do Google.
Uma das mais importantes dicas para otimizar blogposts é estar atento quanto ao tamanho das frases e parágrafos do seu conteúdo. Isso porque, nenhum leitor irá se manter muito tempo em textos sem divisões bem estabelecidas. Por isso, opte por frases pequenas, bem conectadas e que formem um parágrafo breve e direto.
Já que estamos falando sobre conectar frases, uma dica é estar sempre de olho nas palavras de transição do seu conteúdo. Além de tornarem a leitura ainda mais fluída e bem construída do ponto de vista técnico, elas dão sentido às frases. Dessa forma, utilizar tais termos deixa seu conteúdo ainda mais compreensível e bem escrito.
Quando falamos em legibilidade, tudo o que colocamos no texto tem como objetivo tornar a leitura ainda mais fluída e fácil de compreender. Nesse sentido, utilizar subtítulos na hora de dividir suas informações é uma dica e tanto. Para saber como fazer isso, basta conferir a estrutura desse conteúdo que você está lendo agora.
Quando falamos em otimizar blogposts, não podemos deixar de fora o objetivo de conquistar leads qualificados. Até porque, é através de uma boa otimização que seu conteúdo irá aparecer nas pesquisas pelas palavras-chave. Dessa forma, podemos afirmar que a relação está ligada diretamente na procura e no encontro da empresa.
Por exemplo, se seu artigo está bem otimizado, ficará muito mais fácil encontrá-lo nas páginas do Google. Lembrando sempre que a otimização visa posicioná-lo na primeira página do mecanismo de busca. Assim, após um usuário ter realizado uma busca na internet, irá encontrar seu artigo e acessar a página de sua empresa.
É exatamente nesse momento que notamos a relação entre otimizar blogposts e conquistar leads qualificados. Isso porque, será através dos blogposts e, claro, demais ações, que iremos atrair usuários e divulgar os serviços da empresa. Porém, para fazer isso com mais assertividade, é preciso entender de SEO.
Se você precisa de uma ajuda nessa parte, contar com uma agência especializada em Marketing Digital de resultados é prioridade! Por isso, queremos convidar você a conhecer nossos serviços e solicitar um orçamento. Independente de sua necessidade, conseguimos encontrar uma solução juntos!
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