Ferramentas de Marketing Digital – Como analisar a concorrência?

Última atualização em: 14/04/2023

Precisando analisar a concorrência? Confira as melhores ferramentas de Marketing Digital para te ajudar nesse tarefa!

Não tem como negar: O Marketing Digital é uma área extremamente competitiva e inovadora. Ou seja, podemos dizer que o segmento está a todo momento se atualizando. Muitas vezes, essa transformação começa com uma pequena mudança na maneira como as coisas funcionam.

É só optar por uma adaptação dessas, que logo em seguida inúmeras agências também começam a adotar essa inovação. Pode até parecer estranha a maneira como as mudanças ocorrem quase que em todo o segmento. Porém, o que você pode não saber, é que existem ferramentas que auxiliam nesses processos.

No conteúdo de hoje, nós da Fresh Lab iremos te apresentar algumas ferramentas de Marketing Digital para analisar a concorrência. Confira abaixo, cada uma delas e como utilizá-las ao seu favor. Continue com a leitura e descubra como se manter em destaque em um segmento tão competitivo como esse:

Por que é importante analisar a concorrência usando Ferramentas de Marketing Digital?

ferramentas de Marketing Digital

A competitividade não para! Com isso, agências de todo o mundo precisam estar a todo momento buscando mudanças. Para isso, é utilizado um pensamento simples, porém muito estratégico: Se está dando certo em outras agências, porque não daria certo aqui? E a partir disso, as transformações começam a acontecer! 

Analisar a concorrência é uma maneira simples de adotar melhores práticas e maneiras de realizar seu trabalho. Porém, para isso é preciso saber como fazer essa análise. Até porque, nem sempre o que está funcionando para uma empresa irá funcionar para a sua.

No entanto, no meio virtual isso é um pouco mais fácil, pois existem ferramentas de Marketing Digital que te ajudam nesse processo. Seja para verificar palavras-chave ou dados mais técnicos, é importante conhecer essas plataformas. Confira abaixo, as melhores ferramentas para analisar a concorrência e melhore sua estratégia:

Ferramentas de Marketing Digital para analisar a concorrência

Quem nunca se perguntou o porquê dos concorrentes sempre estarem um passo à frente nas estratégias de Marketing Digital? Por mais difícil que possa ser superar essa concorrência, existem alguns meios eficientes de fazer isso. Um deles é utilizar as ferramentas corretas durante suas ações. 

Mas, afinal: Quais são as principais ferramentas de Marketing Digital?

Ubersuggest

Ao analisar sua concorrência, é preciso se atentar ao que está dando certo entre os mecanismos de busca. Para essa ação, você pode utilizar o Ubersuggest e descobrir palavras-chave no topo, canais e, até mesmo, backlinks. Realizando essa análise através da ferramenta, é possível realinhar suas ações com foco no destaque.

Ao utilizar o Ubersuggest, você pode fazer isso focando no que está em destaque nas páginas do Google. Para isso, foque em analisar as melhores palavras-chave e seus volumes de busca. Lembre-se também de dar aquela conferida nas URLs dos seus concorrentes e nos Backlinks que estão sendo utilizados. 

A plataforma funciona de uma maneira bem prática e didática, não sendo muito difícil de utilizar. Apesar de oferecer um limite de uso gratuito, contratar um plano no site pode ser um ponto chave na  melhoria de suas estratégias. Ainda mais quando paramos para pensar em todos os dados que a ferramenta disponibiliza. 

 

Ubersuggest, analise as palavras-chave e tenha ainda outras funcionalidades para seu Marketing Digital!

 

Similar Web

Se suas ações não estão dando resultados, talvez seja a hora de mudar a maneira como as coisas estão sendo feitas em sua empresa. Utilizar ferramentas de Marketing Digital que possibilitem esse caminho deve ser prioridade. Uma dessas ferramentas é o Similar Web.

Com o Similar Web, você consegue conferir os números de acessos que seus concorrentes estão recebendo. Além disso, é possível ver as fontes que estão gerando esse tráfego. Por exemplo, se uma das empresas está gerando tráfego através das redes sociais, talvez seja a hora de focar nas plataformas. 

Agora, pode ser que a concorrência esteja dominando o tráfego orgânico através de conteúdos de blog. Caso seja esse o caso, talvez seja o momento de mudar a maneira como sua empresa posta conteúdo. Para isso, você pode utilizar o Ubersuggest, descobrir o que está em alta e focar em produzir valor ao cliente.

Similar Web e como essa ferramenta pode melhorar seu Marketing Digital.

Keyword Competitor

Agora, melhor do que analisar quais são as palavras-chave que estão em alta, é saber quais irão ficar em alta. Com o Keyword Competitor, você consegue verificar as oportunidades de palavras-chave que estão sendo ignoradas. Assim, você sai na frente com conteúdos de valor detalhados que utilizem o termo em destaque.

Além disso, entre as Ferramentas de Marketing Digital, o Keyword te ajuda na criação dos conteúdos. Por exemplo, digamos que, com a chegada do verão, um conteúdo em alta para o seu segmento seja o dos chás gelados. Sabendo disso, sua marca pode focar campanhas, conteúdos, posts e demais conteúdos no termo.

Outro ponto de conhecer essas palavras, é poder produzir outros conteúdos que foquem no termo. Um bom exemplo, é focar nos vídeos para o Marketing Digital no Tik Tok. Além de estar em alta, conteúdos breves apresentando seu produto são excelentes “captadores” de clientes, aumentando as chances da conversão.

 

Keyword Competitor - Analise palavras-chave em alta!

Buzzsumo

Se você deseja saber qual o conteúdo mais acessado ou compartilhado do seu concorrente, o Buzzsumo é a ferramenta ideal. Entre as ferramentas de Marketing Digital, o Buzzsumo é uma das poucas que te ajuda a espiar esses dados. Até porque, sabendo qual é o conteúdo que está em alta, sua empresa pode superar.

Isso porque, fica mais fácil fazer a análise do conteúdo em questão, com foco na criação de um material melhor e mais completo. Assim, sua marca supera a concorrência e tem a chance de posicionar melhor para o termo. Até porque, se está em alta, com toda certeza o conteúdo é um dos que mais é pesquisado.

Conheça a ferramenta de Marketing Digital Buzzsumo!

Como podemos te ajudar nesse caminho?

Como sabemos, nem sempre saber quais as melhores Ferramentas de Marketing Digital é o suficiente. Até porque, em alguns casos será preciso entender os dados e saber como agir a partir dos números encontrados. Para isso, você pode contar com a experiência e a expertise de uma agência de Marketing Digital!

Aqui, na Fresh Lab, podemos te auxiliar não somente com a análise de dados, mas também com a parte operacional estratégica! Nesse caminho, iremos colocar especialistas aptos e com experiência para agir em suas ações. Com isso, será possível mudar o caminhar de sua empresa, trazendo mais resultados até ela! Chega de teoria, venha para a prática com a Fresh Lab! 

We Grow Together!

Autor

freshlab
Compartilhe
Confira também

Tópicos

por que investir em seo?

Fresh Talks
Confira nosso podcast