Como gerar leads utilizando materiais ricos?

Última atualização em: 14/04/2023

Como sabemos, gerar leads no site da empresa é um dos maiores desafios do Marketing Digital. Mas, você sabia que é possível fazer isso utilizando os chamados “materiais ricos”? No artigo de hoje, produzido por nós, da FreshLab, você irá saber mais sobre essa ação. Para isso, basta prosseguir com a leitura do conteúdo abaixo:

 

Antes de mais nada, é importante falarmos um pouco mais sobre o que são materiais ricos. Além disso, provavelmente você deve querer saber para o que servem esses conteúdos. É conhecendo essa e outras dúvidas, que iremos responder cada uma delas de forma detalhada. Vamos gerar leads?

 

O que é um material rico e como ele ajuda a gerar leads?

Como gerar leads utilizando materiais ricos?

Os chamados materiais ricos, são conteúdos em formatos específicos disponibilizados no site das empresas. Para ter acesso a esses conteúdos, o usuário precisa realizar o download do material. Nesse momento, notamos um dos gatilhos mentais citados no blog anterior, o gatilho da reciprocidade

 

Isso porque, para que a empresa possa fornecer esse material e, ainda gerar leads, é preciso fazer o que podemos chamar de “troca”. Ou seja, o usuário disponibiliza dados como e-mail e número de celular e, a partir disso, faz o download. Isso acontece, pois as empresas precisam desses leads para “formar” clientes.

 

Pode até parecer estranho em um primeiro momento, mas essa troca é, além de muito comum, uma prática eficiente. Mas, e os materiais ricos que são baixados? O que são? Bom… Como citado acima, existem formatos diferentes de materiais ricos que podem ser produzidos pelas empresas. Confira abaixo os mais comuns deles:

 

Exemplos de materiais ricos para gerar leads 

 

Como citado, existem diversos materiais ricos com o intuito de gerar leads no site da empresa. No entanto, dois em específico são os mais utilizados por essas marcas e, geralmente, os que mais são baixados. Confira abaixo quais são os principais materiais ricos que sua empresa pode produzir:

 

E-book

O E-book é, sem sombra de dúvidas, o mais comum e mais utilizado pelas empresas que precisam gerar leads. Isso ocorre, pois além de fácil de produzir, o e-book oferece informações de ouro aos consumidores. Assim, marcas produzem um material que ajude o usuário em suas necessidades. Gerando downloads.

 

Infográficos

Os infográficos também são materiais que visam auxiliar o usuário em suas necessidades. No entanto, diferente do E-book, o infográfico tende a fazer isso de forma mais rápida e objetiva. Ou seja, enquanto o E-book oferece páginas e páginas de conteúdos, o infográfico te ajuda com informações de uma página só. 

 

Além dos citados acima, você pode investir também em webinários, templates, planilhas… Contudo, ao acessar uma Landing Page, você facilmente irá encontrar os formatos citados acima. Agora que você já sabe o que é um material rico, vejamos como produzir um que cumpra sua função e ajude a gerar leads:

 

Como produzir um material rico e gerar leads?

Como gerar leads utilizando materiais ricos?

Se você deseja produzir um material rico que ajude sua empresa a captar mais leads, existem algumas etapas nesse processo. Além disso, é preciso verificar se seu material está atendendo aquilo que os usuários precisam. Confira abaixo, algumas dicas que irão te ajudar a gerar leads utilizando esses materiais: 

 

Responda uma dúvida

É importante se atentar se o seu material rico está atendendo uma das principais dúvidas dos usuários. Até porque, para que haja essa “troca” da qual falamos, é preciso oferecer informação de valor. Para isso, responda dúvidas, auxilie em problemas comuns ao seu público. Ou seja, foque em materiais que ajudem.

 

Chame a atenção

Não dá para negar, é possível encontrar qualquer coisa na internet. Ou seja, para alcançar seu objetivo é preciso se destacar. Assim, foque em chamar a atenção dos usuários que frequentam seu site. Uma das principais maneiras de fazer isso e gerar leads, é trazendo diferenciais que só a sua empresa pode oferecer. 

 

Foque na Landing Page

A Landing Page é a página responsável por fazer a “propaganda” do seu material. Dessa forma, para que ele seja bem divulgado, é preciso saber como montar uma LP que converta. Mas, isso já é um assunto para outro conteúdo. Fique de olho aqui no blog da FreshLab, pois ainda temos muito conteúdo para você! 

 

Vamos gerar leads para sua empresa?

 

Aqui, na FreshLab, trabalhamos com ações que focam em gerar leads e aumentar as vendas de sua marca. Para isso, realizamos um trabalho de excelência com profissionais de todas as áreas. Cada especialista, auxilia de uma forma e se mantém engajado em alcançar os resultados que sua empresa precisa.


Mas, chega de teoria, não é mesmo? Vamos para a prática! Clique aqui e saiba mais sobre como podemos te ajudar.

Autor

freshlab
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