O que é SEO?

(Última atualização em )

Quem nunca ouviu a pergunta: O que é SEO? Não é mesmo? Por mais que muitas pessoas ainda não saibam o que essa sigla significa, se deparar com a palavra é bem fácil. Até porque, quando o assunto é Marketing Digital de resultados, não dá para deixar essas otimizações de lado. Mas, vejamos o que e para que é usado: 

Basicamente, Search Engine Optimization é uma ação de Marketing Digital com foco na otimização de sites, páginas e conteúdos. Cada etapa feita dentro dessa ação, tem como objetivo o aumento no número de acessos. Assim, além de maior alcance de público alvo, é possível melhorar o número de vendas e contratos fechados. 

Mas, é claro que para alcançar o patamar onde os lucros da empresa aumentam, é preciso realizar algumas etapas. Agora que já deu para entender um pouco mais sobre o que é SEO, vamos descobrir como ele funciona. Para isso, basta continuar com a leitura do subtítulo abaixo:

Como funciona o SEO?

As otimizações que ocorrem em páginas, sites no geral e em conteúdos com foco no aumento de acesso, são feitas de inúmeras maneiras. Isso porque, cada otimização conta com um tipo específico de processo. Em conteúdos de blog, por exemplo, a otimização pode ser realizada ainda durante a escrita do material. 

Assim, enquanto o material é produzido, algumas regrinhas básicas e que auxiliam no SEO do conteúdo podem ser aplicadas. Para saber quais são essas especificações e ainda aprender a como melhorar o posicionamento do seu conteúdo, basta ler o artigo: Dicas para conteúdo de blog.

Da mesma maneira, ao construir um site ou as páginas do mesmo, é preciso saber como torná-lo mais “atraente” aos olhos do Google. Dessa forma, o mecanismo de busca irá entender que seu site é referência no segmento. Ou seja, produz conteúdo relevante e de alta qualidade aos seus leitores e possíveis clientes. Mas, como fazer?

Existem duas principais maneiras de realizar a otimização das páginas do seu site: de forma autônoma ou através de uma agência especializada em SEO. Mas, qual é a melhor opção? Independentemente do que você escolher, é importante saber alguns detalhes sobre sua operação: Confira abaixo mais detalhes:

SEO in house 

Conhecendo a importância das estratégias de otimização de sites, muitas empresas optam por fazer essas otimizações de forma independente. Para isso, muitas delas realizam a contratação de profissionais especializados. Assim, conseguem internalizar o serviço, não sendo necessário investir na terceirização.

Terceirização 

Da mesma forma, existem empresas que preferem optar pela terceirização do serviço, contratando uma agência especializada. Geralmente, essa opção é escolhida pela excelência do serviço que será prestado. Ou seja, tem se uma exatidão maior em relação à assertividade e a coleta de resultados positivos. 

Quais os benefícios do SEO?

Existem muitos benefícios quando o assunto é SEO para empresas. Até porque, que marca não deseja dominar os mecanismos de busca? Além do mais, estando visível virtualmente, fica muito mais fácil vender e aumentar seus lucros. Vejamos mais especificamente quais são os principais benefícios desse investimento: 

Maior alcance 

Como citado acima, otimizações funcionam como ampliadoras do alcance de sua empresa no meio virtual. Diante disso, quanto mais bem feita é sua estratégia de otimização de páginas e conteúdos, maior o alcance do seu site. Assim, chegar em possíveis clientes e convertê-los se torna muito mais fácil! 

Excelente custo-benefício

Provavelmente, investir em SEO é uma das ações mais rentáveis quando o assunto é Marketing Digital. Sem contar que, quando bem realizado, essa ação tende a aumentar o tráfego orgânico em seu site. Sendo assim, investir nessa estratégia é pagar pouco por mais resultado para sua empresa. Mas, é claro que leva tempo.

Auxílio na jornada de compras

Se você nunca ouviu falar sobre a jornada de compras pela qual um consumidor passa, então pare tudo que você está fazendo e confira o artigo: Funil de Inbound Marketing. Agora que você já sabe sobre o que se trata, podemos afirmar que o SEO irá guiar seu consumidor por cada etapa do funil, até a conclusão da venda.

Quer saber mais sobre como investir nessa otimização pode ser o que faltava para o crescimento de sua empresa? É simples! Basta clicar no link que iremos disponibilizar abaixo e conversar com um de nossos especialistas. Te garantimos rapidez, facilidade e muita atenção nas necessidades de sua empresa. Vamos falar sobre resultados? Clique aqui para solicitar um orçamento rápido!

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks