Como melhorar a legibilidade do Blog?

(Última atualização em )

Você sabe como anda a legibilidade do blog de sua empresa? Quando falamos em artigos de blog construídos com foco em um bom posicionamento, existem dois pontos cruciais. O primeiro deles está ligado ao SEO do seu texto e como ele se encaixa em todas as regrinhas do termo. Já o segundo, diz respeito à legibilidade do material e como ele será entendido pelo Google.

Como nós já falamos aqui anteriormente sobre dicas para conteúdos de blog, hoje nós iremos trazer a outra parte desses artigos. Até porque, a legibilidade do blog vai muito além da experiência do leitor. Ou seja, o Google também se preocupa e checa essa importante característica em textos antes de os posicionar bem. 

A gente sabe que, em um primeiro momento, pode parecer difícil acertar cada mínimo detalhe da legibilidade. No entanto, ao longo desse conteúdo, você irá perceber que basta um pouco de prática e olhar treinado! Continue com a leitura do artigo e aprenda a produzir um material mais didático e orientador. Vamos lá?

O que é legibilidade e porque ela é importante?

Legibilidade em artigos de blog

Basicamente, a legibilidade está ligada ao quão fácil é, não somente ler, como compreender seu texto. Dessa forma, ela engloba inúmeras características e detalhes que fazem um conteúdo de blog ser legível. Quando falamos mais tecnicamente, a legibilidade do blog é fundamental no posicionamento.

Isso porque, sendo tão importante ao leitor que irá encontrar e ler seu material, o Google faz questão de checar esses detalhes. Sendo assim, antes de entregar um bom artigo ao seu público, você deve passar por essa vistoria. Claro que seu material não será barrado, mas a legibilidade é essencial para o posicionamento.

Além disso, você não quer que sua empresa seja vista como uma marca que não sabe se comunicar, não é? A legibilidade está em tudo e pode transformar qualquer mínimo post de redes sociais, em um quebra cabeça de palavras. Mas, calma porque nós iremos te mostrar como aumentar a legibilidade do blog de sua marca. 

Dicas para aumentar a legibilidade do blog

Estratégia de Marketing Digital

Para produzir conteúdos com maior legibilidade, é importante se atentar a algumas características de um artigo bem produzido. Cada uma delas visa tornar seu texto mais fácil de ler e, como sabemos, posicioná-lo nas páginas do Google. Para isso, basta você escrever um material que tenha em sua construção:

  • Palavras de transição;
  • Parágrafos bem divididos;
  • Frases e parágrafos curtos;
  • Voz ativa ao invés da passiva;
  • Distribuição de subtítulos;
  • Conteúdo informativo.

Confira como aplicar e aumentar a legibilidade do blog:

Palavras de transição

As palavras de transição ajudam o leitor a transitar entre uma frase e outra e, ainda assim, torna o entendimento do conteúdo mais simples. Isso ocorre, pois cada palavra de transição possui um sentido diferente. Quando você usa o termo “Sendo assim”, por exemplo, conseguimos entender o tom de direcionamento da explicação.

Vejamos um exemplo: 

“O Google Ads é uma ferramenta muito popular entre agências de marketing digital e publicidade. Isso porque, por meio de seu uso é possível colocar anúncios no ar e ainda monitorar a performance que eles alcançam. Diante disso, campanhas do Google Ads se tornaram as mais bem posicionadas e bem sucedidas da internet.”

Parágrafos bem divididos

Ao contrário de muitos tipos de textos vistos por aí, o conteúdo de blog necessita de parágrafos bem divididos. Ou seja, os chamados “textos tijolões” devem ser evitados quando estiver produzindo um blog. Até porque, ler um texto sem parágrafos deixa o leitor confuso e facilmente pode fazê-lo desistir da leitura.

Confira um exemplo para aumentar a legibilidade do blog:

Google Ads

Para a legibilidade do blog, use frases e parágrafos curtos 

Outra excelente maneira de aumentar a legibilidade do blog de sua empresa, é optar por parágrafos e frases curtas. Podemos até não perceber, mas nosso cérebro tende a fugir daquilo que aparenta ser complicado. Ou seja, assim que nos deparamos com um texto mal dividido, logo estaremos fechando a aba.

Mas, o contrário não acontece, quando encontramos um texto como:

Performance

Voz ativa ao invés de passiva

Tudo bem, a gente entende que utilizar uma voz mais ativa dentro de um conteúdo, pode ser um desafio e tanto. Até mesmo profissionais que trabalham há anos com a escrita sofrem com essa utilização. Contudo, estar atento ao revisar seu material pode ajudar a torná-lo mais objetivo e claro, prendendo o leitor em seu texto. 

Exemplo de voz passiva:

Para conquistar leads qualificados, sua empresa precisa investir na criação de Landing Pages mais assertivas.”

Exemplo de voz ativa para aumentar a legibilidade do blog:

“Investir na criação de Landing Pages mais assertivas pode aumentar a captação de leads qualificados”

Distribuição de subtítulos 

Você já deve ter percebido como os artigos de blog são bem divididos não somente em parágrafos, como em subtítulos. Além de manter o texto visualmente mais agradável, essa característica também ajuda o leitor na localização. Assim, ao invés de ler o material todo, ele pode ir direto no subtítulo de seu interesse.

A legibilidade do blog é diretamente afetada, por isso, opte por:

Legibilidade do Blog

Conteúdo informativo

Por último, mas não menos importante, precisamos citar a necessidade de escrever conteúdos relevantes e muito informativos. Até porque, tanto a legibilidade de seu texto, como o SEO deve ser aplicado em um material bem escrito. Por isso, traga as respostas que seu leitor precisa e informações que ele nem sabia que precisava. 

Como aumentar a legibilidade do blog?
Marketing Digital

Pode até parecer bem difícil conciliar a qualidade de um texto com questões de legibilidade e SEO. Contudo, após algumas práticas e adquirindo um olhar mais treinado, você fará textos que irão acertar de primeira. No entanto, existe também a opção de contratar um profissional ou uma equipe interna para essa demanda.

Com uma equipe de Marketing Digital você consegue melhorar a legibilidade do blog e atuar de maneira mais assertiva, possibilitando aumento nas suas vendas. Quer saber como a Fresh Lab pode te ajudar? Entre em contato conosco, converse com um especialista e receba uma proposta em 24 horas.

Confira também o artigo utilizado como base: Como otimizar campanhas de Google Ads?

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks