Por que investir em SEO On Page? Entenda aqui!

Última atualização em: 02/07/2024

Como proprietário de um negócio, você pode estar se perguntando “o que é Seo On Page exatamente?” ou “porque preciso de serviços de Seo On Page?“. Estamos aqui para ajudá-lo com essas questões importantes.

Hoje você vai aprender um pouquinho mais sobre o que é SEO, porque ele é tão importante para sites como o seu e o que um analista de performance realiza nesse tipo de serviço. Confira!

O que é SEO exatamente?

O que é SEO exatamente?

Se você já se interessou por marketing digital para a sua empresa, em algum momento, já ouviu falar sobre SEO, mas sempre se questionou sobre o real significado da palavra.

Ou ainda, se ele pode ser utilizado para um site como o seu. Bem, a verdade é simples: o SEO é importantíssimo e útil para qualquer site, mas vamos por partes.

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Busca.

Para simplificar, SEO são ações tomadas com o intuito de otimizar ou melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa orgânica destes buscadores, entre ele o mais famoso, o Google!

O objetivo final do SEO geralmente é fazer com que um site seja classificado no primeiro lugar em mecanismos de busca como o Google, ou pelo menos, estejam presentes na primeira página, pelos seus termos mais importantes.

Cada vez mais empresas vendem online e a concorrência está ficando mais difícil para todos. Assim, o SEO então surge como uma maneira de comprovar para os sites de busca quais sites ou lojas online merecem a atenção valiosa de compradores.

Quais pontos o SEO On Page aborda?

Basicamente, o SEO On Page engloba os seguintes pontos:

  • análise de palavras-chave;
  • análise e otimização de conteúdo;
  • análise de links internos;
  • web design;
  • experiência do usuário;
  • performance do site (velocidade);

Estes pontos são trabalhados depois de uma extensa pesquisa e planejamento de conteúdo, onde são definidos os pontos fortes e fracos de cada site e as ações que serão executadas com prioridade. 

Por que você precisa de serviços de SEO On Page?

Na era digital, quase todos os sites precisam de otimização para uma melhor classificação. Mas, se você está lendo esta página, quer saber por que precisa de serviços de SEO para o seu site, certo? 

Pense no processo que você executa quando procura novos fornecedores ou empresas para se trabalhar.

Antes de simplesmente escolher um da ‘’lista telefônica’’, você provavelmente fez um pouco de pesquisa.

Provavelmente liga para alguns amigos ou proprietários de empresas para perguntar quem eles recomendam para o serviço específico que está procurando.

Com base nas recomendações, você pode restringir sua lista à algumas empresas. Avaliando todos esses critérios, você se sentirá confiante em escolher a melhor empresa para trabalhar. 

Acredite ou não, esse processo é muito parecido com o modo como os mecanismos de pesquisa decidem quais sites recebem os principais pontos para termos de pesquisa específicos.

Eles levam em consideração vários fatores, incluindo qualidade, popularidade e satisfação do usuário.

Sem os fatores listados acima, você teria problemas para escolher uma empresa para trabalhar – e, sem o SEO, o Google teria problemas para escolher um site para a primeira posição.

Portanto, a resposta curta é que você PRECISA de serviços de SEO, pois eles ajudarão a criar autoridade e relevância para o seu site, mostrando para o Google que você deve ser apresentado à frente de seus concorrentes.

Quais são os serviços de SEO On Page?  

Quais são os serviços de SEO On Page?  

Há uma grande variedade de serviços de SEO On Page que podem ser executados para melhorar o seu site na busca orgânica.

Confira maiores detalhes sobre cada serviço.

Planejamento, pesquisa e identificação de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é feita por reuniões de imersão, para compreender os principais termos do segmento, além de:

  • comparação de seus principais concorrentes,
  • análise de BI em diversas plataformas,
  • compreender como o seu público pesquisa pelos seus produtos e serviços.

Após esta pesquisa é possível compreender os pontos fracos e fortes de cada site e, então, estabelecer um plano de ação para melhorar a comunicação de seu site.

Diagnóstico e otimização do site

Outro pronto importante do serviço de SEO On Page é o diagnóstico de seu site.

Através deste serviço é possível identificar pontos falhos de seu site, que levam o Google a te posicionar mais baixo nas buscas.

Neste diagnóstico a equipe especializada em SEO irá analisar e corrigir os seguintes pontos:

  • velocidade de carregamento;
  • peso do site e suas imagens;
  • peso dos scripts e css do site;
  • estrutura de conteúdo;
  • estrutura de links internos;
  • velocidade do servidor e CDN;
  • adequação às normas LGPD;
  • análise de segurança e certificado SSL;
  • mapa do site e indexação no Google;

Experiência do Usuário (UX e UI)

Outro fator muito importante que deve ser analisado é a experiência de seus usuários.

Na sua versão mais recente das buscas, o Google lançou a atualização Core Web Vitals que prioriza sites que proporcionam uma boa experiência de navegação para os seus usuários.

O nível de satisfação dos usuários de um site agora é medido pelo Google considerando os seguintes aspectos:

Tempo de carregamento da página

Conhecida como LCP – Largest Contentful Paint, nesta análise, o Google observa o tempo que o site leva para ser carregado e renderizado na tela do usuário.

Por isso, quanto mais rápido foi o seu site, maior será a sua credibilidade.

Tempo de resposta à interação

A chamada de FID – First Input Delay, mede o tempo que o usuário leva para ter a sua primeira interação com o site, como clicar num link, abrir um menu ou preencher algum formulário.

O objetivo desta métrica do Google é evitar que os sites tenham obstáculos que prejudiquem a experiência de interação de seus visitantes, verificando a velocidade de processamento e resposta as interações feitas pelos usuários.

Estabilidade visual dos elementos gráficos

Por fim a métrica CLS – Cumulative Layout Shift compreende a estabilidade da página enquanto carrega, analisando as mudanças em links, botões ou layouts que mudam depois que a página é carregada.

Portanto, quanto maiores as mudanças nesse espaço de tempo, maior será a dificuldade dos usuários em interagir com os seus elementos após o carregamento.

Afinal de contas, quem não odeia quando as coisas mudam de posição enquanto você está lendo?

Como o Google enxerga o seu site é impactado por este conjunto de fatores, refletindo diretamente no seu ranking nas buscas.

Isso significa que, além de cumprir todos os pontos acima, o seu site também precisa garantir uma experiência boa para seus visitantes. 

Otimização de conteúdo e produção de conteúdo

Eis o ponto mais importante de seu site: o conteúdo.

Nesta etapa o serviço de SEO On Page visa analisar e otimizar o conteúdo atual do site aplicando termos ou sinônimos importantes para que você seja encontrado pelo seu público, da maneira que ele busca.

Esta análise envolve um olhar profundo na estrutura de seu site, título e descrição das páginas, análise de legibilidade, links de saída e distribuição das palavras-chave.

Quando o conteúdo de seu site não é suficiente para conquistar uma boa relevância, a nossa equipe sugere a criação de conteúdos estratégicos, seja para topo, meio ou fundo de funil.

Assim é possível aumentar as chances de ser encontrado pelas suas personas e também aumentar as taxas de retenção e engajamento com o seu site.

Monitoramento, BI e análise de performance

Por fim, outro ponto muito importante de um trabalho bem feito de SEO On Page é o monitoramento e análise de performance através do uso inteligente de dados (BI).

Através deste monitoramento periódico é possível acompanhar em tempo real o desempenho de cada ajuste e novo conteúdo em seu site.

A partir destas informações é possível tomar decisões baseadas em dados (Data Driven Decision), que irão nortear todas as otimizações futuras de seu site.

De forma resumida, esses são os principais pontos do SEO On Page.

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas! Se tiver mais questões, colocamos a nossa equipe de especialistas à sua disposição para melhorar o seu posicionamento orgânico.

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Autor

Guilherme Boni
Curitibano, CEO da Fresh Lab e formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, fundou a agência em 2008 com objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É especialista em SEO e performance, atuando em dezenas de campanhas digitais e no desenvolvimento de centenas de site e e-commerces.
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