O que são backlinks e como utilizar

Última atualização em: 14/04/2023

Mas, afinal: O que são backlinks e como utilizá-los?

Como sabemos, existem inúmeros fatores que interferem tanto positivamente, quanto negativamente na performance dos sites. Para não deixar que os negativos interfiram e possibilitar o benefícios dos positivos, é preciso estar atento. Contudo, nós sabemos o quão difícil pode ser fazer o acompanhamento de tantas demandas.

É nesse momento, que contar com uma agência de Marketing Digital de Performance torna seu cotidiano mais simples. Mas, calma que nós já iremos falar sobre isso, antes é preciso saber mais sobre os backlinks. Para isso, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a entender melhor como funcionam.

O que são backlinks?

O que são Backlinks e como utilizar?

Também conhecidos como “links inbound” ou “links externos”, os backlinks são links que levam o usuário até a página de outra empresa. Geralmente, essa “linkagem” ocorre dentro de conteúdos de Blog. Um exemplo, são os links que colocamos aqui nos blogposts da FreshLab e que levam até o site do Neil Patel.

Os backlinks são ótimas fontes de confiança dentro do Marketing Digital e melhoram a credibilidade do site que foi linkado. Até porque, para que ocorra essa troca, uma série de características é levada em conta. Por exemplo: esse site possui certificado de segurança? Ele é especialista em um assunto? Ele está em alta?

Produzir bons conteúdos que possam ser utilizados como links externos é essencial no SEO do seu site. Isso porque, para que ocorra o ranqueamento nas páginas do Google, a credibilidade dos seus textos é um fator muito importante. Mas, existem diferenças na maneira como essa ”linkagem” pode acontecer? Vejamos:

Tipos de Backlinks e para que servem

Nem todos os backlinks são iguais, como citado acima, existem tanto os fatores positivos, como os fatores negativos. Os positivos, nesse caso, são os DoFollow, já os que negativos e prejudiciais, são os NoFollow. Confira abaixo, quais as diferenças entre eles e como utilizar cada um desses tipos de links:

Links DoFollow

Os links DoFollow são os links confiáveis e que demonstram a credibilidade de uma página. Geralmente, esses links são usados quando a empresa não possui autoridade em um determinado assunto. Assim, ela deseja direcionar seu leitor até uma página confiável que possa ajudá-lo em sua pesquisa.

Um link DoFollow, é basicamente assim: 

<a href=”https://exemplo.com”>Texto principal </a>

Links NoFollow

Já os links NoFollow, servem como uma espécie de “denúncia” de links não confiáveis dentro dos materiais. Dessa forma, caso você precise incluir um link não confiável em seu texto, você pode indicar essa incredibilidade. Para isso, usamos um link parecido com o citado acima, mas com pouca diferença.

Para criar um link NoFollow, basta usar:

<a href=”https://exemplo.com” rel=”nofollow”> Texto principal </a>

Agora que já sabemos os dois principais tipos de links e como utilizá-los, vamos adiante. Isso porque, ainda não falamos sobre qual a real importância dos backlinks para sua estratégia de SEO. Confira abaixo, como esses links podem ajudar sua empresa a ser mais bem vista pelo Google:

Qual a importância dos Backlinks?

Qual a importância dos Backlinks?
Confira abaixo, como os backlinks podem beneficiar sua presença digital e trazer mais autoridade até sua empresa. Até porque, saber o que são e utilizar essa estratégia, pode ser uma das melhores ações iniciadas em sua marca. Mas, vejamos as principais vantagens de contar com essa estratégia:

Melhor ranqueamento

Backlinks são indispensáveis na hora de melhorar o SEO do seu site, trazendo maior autoridade até seu domínio. Isso porque, quando outras páginas linkam seus conteúdos, o Google entende que você é autoridade no assunto. Ou seja, a partir disso sua empresa será mais escolhida para bons posicionamentos nas páginas. 

Backlinks proporcionam mais visibilidade do conteúdo

Muitas vezes, o Google usa esses links como uma espécie de “portal” para outras páginas. Assim, além de maior visibilidade para seu conteúdo, as chances dele ser indexado aumentam e muito. Além disso, isso aumenta o olhar da plataforma sobre sua empresa e os conteúdos que estão sendo produzidos ali em seu site. 

Tráfego mais assertivo

Uma das principais características dos Backlinks, são os usuários mais “valiosos” que irão acessar seu conteúdo a partir de outro. Isso acontece, pois páginas mais em alta podem acabar linkando algum conteúdo seu em seus artigos. Agora, imagine a quantidade de bons usuários acessando seu site através dessa “linkagem”?

Quer saber como anda os Backlinks do seu site? Conheça a nossa Consultoria de Marketing Digital onde te ajudamos a tomar decisões mais estratégicas para o marketing de sua empresa.

Entre em contato com a nossa equipe, converse com um especialista e receba a sua proposta em 24 horas.

Autor

freshlab
Compartilhe
Confira também

Tópicos

por que investir em seo?

Fresh Talks
Confira nosso podcast