Vamos falar sobre o monitoramento de Linkedin hoje?
Quando a nossa equipe está desenvolvendo uma estratégia de marketing digital, o Linkedin é uma das ferramentas menos visadas pelas empresas na hora de atuar. No entanto, é impossível ignorar o seu potencial B2B e como ele é um adicional forte ao seu kit de ferramentas online. Essa é uma das plataformas ideais para formação de equipes, aumento da lista de clientes ou reconhecimento da sua marca, quando se sabe utilizar. E a Fresh Lab está aqui para te dar aquele reforço!
O Linkedin, diferente das atuais estratégias de monitoramento feitas dentro do Facebook ou Instagram, exige a utilização de técnicas e criação de conteúdos diferentes do que se costuma ver nas outras plataformas. Como essas diferenças podem variar de pequenas à significativas, é importante descobrir o quê está funcionando para o público na plataforma e o por quê. O monitoramento de Linkedin é ideal para isso!
Sendo assim, esse post cria uma percepção assertiva de como funcionam estas análises realizadas por nossos especialistas, além de falar um pouco sobre o uso das ferramentas de report internas, entendendo mais sobre como funciona a sua conexão com o seu público, como realizamos melhorias nelas e os motivos que levaram essa a ser a melhor rede profissional existente.
Não há dúvidas: o marketing de conteúdo e a construção de uma marca se tornaram dois componentes para definir o sucesso de uma empresa dentro do Linkedin. E isso vale tanto para as empresas quanto para os indivíduos.
Agora, se o seu desejo é crescimento na plataforma, é preciso descobrir em quais conteúdos as pessoas se interessam e clicam. É preciso de uma estratégia que aprimore o seu conteúdo e, por fim, torne-o interessante o suficiente para receber conversões. Porquê, sendo uma rede B2B, o que funciona no Linkedin nem sempre é idêntico ao Facebook, Twitter ou Instagram, por exemplo.
Essa é uma ferramenta gratuita de análise para que nós possamos medir como a eficácia da sua estratégia afeta o seu desempenho e monitorar os seus números para criar novas táticas. Através dela, o nosso time tem acesso a informações críticas para gerir sua campanha e melhorar sua performance, aprendendo mais sobre seu público e acompanhando seu progresso em relação às suas principais metas.
Essa é uma ferramenta que nos ajuda a avaliar:
A partir de tudo isso e mais um pouco, teremos informações suficientes para criar estratégias de monitoramento de Linkedin para a sua empresa.
O algoritmo do Linkedin tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar, ele irá priorizar o conteúdo relevante e, em segundo, irá promover o engajamento dele. No Linkedin, a relevância supera a frequência, e é por isso, que o seu feed de página inicial é definido por um padrão conhecido como ‘’principais’’ postagens. Mas os membros ainda têm a opção de mudar para postagens ‘’recentes’’.
Recentemente, o algoritmo foi atualizado para mostrar postagens de pessoas que você realmente conhece, mostrando conteúdos relacionados à tópicos dos quais eles se preocupam. Essa mudança aumenta a probabilidade de interação e as chances de mais criação de conteúdo e mais envolvimento no decorrer do feed, garantindo um feedback positivo no final da experiência do usuário.
Afinal, sabemos que dezenas de milhares de postagens são criadas a cada segundo, Porém, nossos analistas têm perfeito conhecimento e aprendizado maduro de como esse algoritmo tem funcionado, a ponto de classificar e pontuar rapidamente quais conteúdos são ideais para a plataforma.
Mas vamos lá, direto ao assunto?
O nosso trabalho irá consistir em analisar e avaliar todos os esforços da sua empresa dentro da página comercial do Linkedin, entendendo qual o nível de proximidade dela com o público-alvo, determinando seus concorrentes com melhor desempenho e entregando estratégias para melhoria de dados. Além disso, determinamos o impacto desse conteúdo, patrocinado ou orgânico, comparando o seu crescimento com a aceitação do seu público-alvo, filtrando corretamente o direcionamento de suas mensagens.
Esta seção resume as principais estatísticas durante o período de monitoramento:
Esta seção detalha o crescimento de seguidores durante o período do monitoramento. Estamos falando sobre:
É importante monitorar, como já foi dito acima, muito mais do que a sua presença. Ficaremos atentos às suas preferências, geolocalização, funções comerciais e outros. Isso criará o persona ideal responsável por grande parte de suas conversões.
Se, na hora de melhorar o monitoramento do Instagram, não estivermos atentos a forma como as suas atualizações são feitas, muito do nosso trabalho será desperdiçado e ficaremos ‘’flutuando’’ na hora de entregar resultados. Por isso, o comportamento das nossas publicações será um item importante para discutir integralmente com você o nosso desempenho, visto através do total de postagens dentro do período, ajustando ao número de ações da sua empresa e o número de publicações feitas pela nossa equipe.
Seus dados importam para nós. Por isso, as impressões da sua página são métricas que contribuem para nós à visualizar as tendências em seu conteúdo que estão sendo visualizadas pela comunidade do Linkedin. Ou seja, todo mundo de olho em todo mundo.
Através dela, é possível para nós entendermos as diversas tendências que acompanham o seu público e os envolvem diretamente chegando ao ponto de compartilhar com as suas conexões. Assim, dentro desse ponto, é analisado:
Falamos sobre o número agregado de curtidas, comentários e compartilhamento dos conteúdos e publicações disponíveis na sua página.
Nas métricas envolvendo curtidas, visualizamos um cenário que gera alcance para sua empresa, através de ações subsequentes ou não. Analisamos, além das curtidas, o número de comentários e respostas de comentários sobre as publicações da sua empresa .Essa é uma métrica não exclusiva, incluindo comentários deixados pelos usuários, mesmo aqueles que costumam repetir na conta!
É calculado também o número de cliques em seu conteúdo, seja no nome da sua empresa, miniatura da plataforma ou publicações que direcionam para páginas internas ou externas ao site. Essas ações são importantes para verificar muito além do comportamento, mas, traçam um perfil mais preciso de quem realmente importa para sua empresa.
Essa seção do artigo reafirma o quê já sabemos da palavra, mas simplifica onde aplicamos o exemplo:
A demografia está diretamente ligada ao nível de permanência do usuário dentro de uma rede social, entendendo como ele se comporta e mostrando conteúdos que agreguem o suficiente para ele seguir a sua página, por exemplo.
Não nos esquecemos, é claro, de ao falar sobre demografia, associar o conceito de posicionamento. Qual a posição do seu seguidor dentro do segmento dele?: Vale a pena direcionar sua campanha para o chão de fábrica ou para o CEO?
O comportamento online construíra uma ficha precisa de quais itens são levados em conta na hora de segmentar.
Como você pode ver, são muitas métricas para serem compreendidas. Se você não estiver pronto para encarar nenhuma delas, a Fresh Lab aceita esse desafio por você. Vamos lá?