Monitoramento de Linkedin
Publicado 3 de março de 2022 • 01:03Hrs
Linkedin

Vamos falar sobre o monitoramento de Linkedin hoje? 

Quando a nossa equipe está desenvolvendo uma estratégia de marketing digital, o Linkedin é uma das ferramentas menos visadas pelas empresas na hora de atuar. No entanto, é impossível ignorar o seu potencial B2B e como ele é um adicional forte ao seu kit de ferramentas online. Essa é uma das plataformas ideais para formação de equipes, aumento da lista de clientes ou reconhecimento da sua marca, quando se sabe utilizar. E a Fresh Lab está aqui para te dar aquele reforço!

O Linkedin, diferente das atuais estratégias de monitoramento feitas dentro do Facebook ou Instagram, exige a utilização de técnicas e criação de conteúdos diferentes do que se costuma ver nas outras plataformas. Como essas diferenças podem variar de pequenas à significativas, é importante descobrir o quê está funcionando para o público na plataforma e o por quê. O monitoramento de Linkedin é ideal para isso! 

Sendo assim, esse post cria uma percepção assertiva de como funcionam estas análises realizadas por nossos especialistas, além de falar um pouco sobre o uso das ferramentas de report internas, entendendo mais sobre como funciona a sua conexão com o seu público, como realizamos melhorias nelas e os motivos que levaram essa a ser a melhor rede profissional existente.

Qual a importância de monitorar o Linkedin da minha marca?

Não há dúvidas: o marketing de conteúdo e a construção de uma marca se tornaram dois componentes para definir o sucesso de uma empresa dentro do Linkedin. E isso vale tanto para as empresas quanto para os indivíduos. 

Agora, se o seu desejo é crescimento na plataforma, é preciso descobrir em quais conteúdos as pessoas se interessam e clicam. É preciso de uma estratégia que aprimore o seu conteúdo e, por fim, torne-o interessante o suficiente para receber conversões. Porquê, sendo uma rede B2B, o que funciona no Linkedin nem sempre é idêntico ao Facebook, Twitter ou Instagram, por exemplo.

Linkedin Analytics 

Essa é uma ferramenta gratuita de análise para que nós possamos medir como a eficácia da sua estratégia afeta o seu desempenho e monitorar os seus números para criar novas táticas. Através dela, o nosso time tem acesso a informações críticas para gerir sua campanha e melhorar sua performance, aprendendo mais sobre seu público e acompanhando seu progresso em relação às suas principais metas. 

Essa é uma ferramenta que nos ajuda a avaliar: 

  • O número de usuários que viram o seu conteúdo postado; 
  • Dados demográficos dos usuários que seguem e visitam seu canal, incluindo o país em que estão localizados, o tempo em que conhecem a sua empresa na plataforma e o setor ao qual pertencem em suas empresas.
  • O número de vezes que seu conteúdo foi curtido e compartilhado 

A partir de tudo isso e mais um pouco, teremos informações suficientes para criar estratégias de monitoramento de Linkedin para a sua empresa. 

Algoritmo do Linkedin

O algoritmo do Linkedin tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar, ele irá priorizar o conteúdo relevante e, em segundo, irá promover o engajamento dele. No Linkedin, a relevância supera a frequência, e é por isso, que o seu feed de página inicial é definido por um padrão conhecido como ‘’principais’’ postagens. Mas os membros ainda têm a opção de mudar para postagens ‘’recentes’’.

Recentemente, o algoritmo foi atualizado para mostrar postagens de pessoas que você realmente conhece, mostrando conteúdos relacionados à tópicos dos quais eles se preocupam. Essa mudança aumenta a probabilidade de interação e as chances de mais criação de conteúdo e mais envolvimento no decorrer do feed, garantindo um feedback positivo no final da experiência do usuário.

Afinal, sabemos que dezenas de milhares de postagens são criadas a cada segundo, Porém, nossos analistas têm perfeito conhecimento e aprendizado maduro de como esse algoritmo tem funcionado, a ponto de classificar e pontuar rapidamente quais conteúdos são ideais para a plataforma.

Monitoramento de Linkedin 

Mas vamos lá, direto ao assunto? 

O nosso trabalho irá consistir em analisar e avaliar todos os esforços da sua empresa dentro da página comercial do Linkedin, entendendo qual o nível de proximidade dela com o público-alvo, determinando seus concorrentes com melhor desempenho e entregando estratégias para melhoria de dados. Além disso, determinamos o impacto desse conteúdo, patrocinado ou orgânico, comparando o seu crescimento com a aceitação do seu público-alvo, filtrando corretamente o direcionamento de suas mensagens. 

Monitoramento do Linkedin | Visão Geral

Esta seção resume as principais estatísticas durante o período de monitoramento:

  • Impressões: o número de vezes que a página da sua empresa recebeu visitantes ou foi compartilhada para ser vista por outros membros do linkedin. Dentro do Linkedin, é possível trabalhar apenas com impressões obtidas organicamente, mas a Fresh Lab possui ferramentas internas que ajudam você a entender suas campanhas patrocinadas também!
  • Engajamento: trata-se do número total de curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques em seus conteúdos. 
  • Cliques: por fim, é o número de cliques no seu conteúdo, ligados ao nome da sua empresa ou logotipo. se dentro do analytics, não contabilizam o número de compartilhamentos, curtidas ou comentários.

Crescimento da Audiência

Esta seção detalha o crescimento de seguidores durante o período do monitoramento. Estamos falando sobre:

  • Total de seguidores: o número total de membros do linkedin que seguem a página da sua empresa desde o último relatório de monitoramento, entregue pela nossa equipe todo início de mês com revisão de nossos analistas de performance.
  • Seguidores pagos: ganhos  toda vez que realizamos uma campanha patrocinada, ou seja, campanhas envolvendo investimento em mídia, será possível contabilizar os novos seguidores da sua página por meio deles. ou ainda, quando trabalharmos com anúncios de acompanhamento!
  • Total de seguidores ganhos: o número total de novos seguidores (patrocinados ou orgânicos) durante o período analisado.

É importante monitorar, como já foi dito acima, muito mais do que a sua presença. Ficaremos atentos às suas preferências, geolocalização, funções comerciais e outros. Isso criará o persona ideal responsável por grande parte de suas conversões.

Atenção ao comportamento da marca

Se, na hora de melhorar o monitoramento do Instagram, não estivermos atentos a forma como as suas atualizações são feitas, muito do nosso trabalho será desperdiçado e ficaremos ‘’flutuando’’ na hora de entregar resultados. Por isso, o comportamento das nossas publicações será um item importante para discutir integralmente com você o nosso desempenho, visto através do total de postagens dentro do período, ajustando ao número de ações da sua empresa e o número de publicações feitas pela nossa equipe. 

Impressões da sua página 

Seus dados importam para nós. Por isso, as impressões da sua página são métricas que contribuem para nós à visualizar as tendências em seu conteúdo que estão sendo visualizadas pela comunidade do Linkedin. Ou seja, todo mundo de olho em todo mundo.

  • Total de Impressões: o número de vezes que sua página recebeu quaisquer tipos de compartilhamento ou seu conteúdo foi compartilhado por sua equipe e vista por suas conexões.
  • Média das impressões: o número médio dessas impressões contabilizadas a partir do dia da entrega do seu primeiro relatório.
  • Usuários alcançados: por fim, falamos sobre o número de usuários que viram a página da sua empresa, seja de forma orgânica ou por meio de campanhas pagas.

Engajamento de audiência 

Através dela, é possível para nós entendermos as diversas tendências que acompanham o seu público e os envolvem diretamente chegando ao ponto de compartilhar com as suas conexões. Assim, dentro desse ponto, é analisado:

O ENGAJAMENTO COMO UM TODO:

Falamos sobre o número agregado de curtidas, comentários e compartilhamento dos conteúdos e publicações disponíveis na sua página.

Nas métricas envolvendo curtidas, visualizamos um cenário que gera alcance para sua empresa, através de ações subsequentes ou não. Analisamos, além das curtidas, o número de comentários e respostas de comentários sobre as publicações da sua empresa .Essa é uma métrica não exclusiva, incluindo comentários deixados pelos usuários, mesmo aqueles que costumam repetir na conta! 

É calculado também o  número de cliques em seu conteúdo, seja no nome da sua empresa, miniatura da plataforma ou publicações que direcionam para páginas internas ou externas ao site. Essas ações são importantes para verificar muito além do comportamento, mas, traçam um perfil mais preciso de quem realmente importa para sua empresa.

DEMOGRAFIA

Essa seção do artigo reafirma o quê já sabemos da palavra, mas simplifica onde aplicamos o exemplo:

A demografia está diretamente ligada ao nível de permanência do usuário dentro de uma rede social, entendendo como ele se comporta e mostrando conteúdos que agreguem o suficiente para ele seguir a sua página, por exemplo.

Não nos esquecemos, é claro, de ao falar sobre demografia, associar o conceito de posicionamento. Qual a posição do seu seguidor dentro do segmento dele?: Vale a pena direcionar sua campanha para o chão de fábrica ou para o CEO?

O comportamento online construíra uma ficha precisa de quais itens são levados em conta na hora de segmentar.

E então, vamos monitorar?

Como você pode ver, são muitas métricas para serem compreendidas. Se você não estiver pronto para encarar nenhuma delas, a Fresh Lab aceita esse desafio por você. Vamos lá?

Como definir a audiência de Mídia Programática
Exemplos de Landing Page
Produção de conteúdo pra Landing Page
Criação de Landing Page para serviço
Criação de Landing Page para produto
Criação de Landing Page para e-Commerce
Criação de Landing Page para Curso
Criação de Landing Page para evento
1 2 3 12

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram