Case Powertrac

Case - Powertrac.

Marketing Digital
Segmento: Baterias Tracionárias
Serviço: Tráfego Pago, Social Media, Inbound Marketing, SEO, Produção de Conteúdo

É um fato da vida que vivemos em um mundo dependente da tecnologia, onde recorremos à internet para quaisquer dúvidas ou necessidades que tenhamos. Um dos principais motivos pelos quais o marketing digital está assumindo o controle dos canais de empresas tradicionais é porque a internet permitiu um formato de interação de uma organização com seus públicos-alvo em tempo real. É sobre isso que vamos falar neste case de marketing digital de nicho bem específico.

Dessa forma, as estratégias de marketing digital acostumaram os clientes a se envolverem e interagirem com uma empresa – até as de baterias tracionárias, acredita?

Outra razão igualmente importante é sua acessibilidade. O marketing digital é infinitamente mais acessível quando comparado aos canais de marketing tradicionais. Assim, mesmo que seu negócio já esteja prosperando, como é o caso da PowerTrac, ele pode perder um número incontável de leads, parceiros, clientes e dinheiro se não tiver um time especialista por detrás das telinhas, disposto a mover o seu marketing para um novo patamar.

Alguns segmentos fizeram bom uso do marketing digital logo no início – tal qual o caso da Power Trac, exemplificado hoje – e colhem frutos até os dias mais recentes. Quer saber mais como essa foi essa jornada?

Case Power Trac

A campanha, ativa e gerenciada possui foco em estratégias principais, que levam à um sucesso contínuo e bons resultados para a empresa. São elas:

  • compreensão das métricas e KPI’s;
  • retomada do trabalho nas redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • alinhamento entre o marketing e o comercial;

Compreensão das métricas e KPI’s

As métricas digitais, frequentemente denominadas indicadores-chave de desempenho (KPI’S) são valores comumente utilizados por profissionais de marketing para medir e rastrear o desempenho dessa campanha. A partir dos valores quantificáveis, dispostos em relatórios, conseguimos alinhar expectativas e gerar esforços com impactos positivos para a campanha da Power Trac.

Com a quantidade de ferramentas, canais e técnicas, nosso time de marketing promoveu a marca, os produtos e serviços, identificando sempre os seus principais-alvos e determinando metas graduais de crescimento.

No caso da Power Trac, que trabalha com campanhas pagas no Ads, ter o reforço do site, na questão do orgânico, transforma ainda mais a experiência digital da empresa. Isto porque, apesar das campanhas de Ads terem 46,2% dos melhores números, a campanha orgânica fica logo atrás, com 45,9%. Ou seja, a marca trabalha com ambos denominadores em conjunto em busca dos melhores resultados e sabe compreender suas métricas como nenhuma outra.

1. CRIAMOS UMA VANTAGEM COMPETITIVA

Afinal, focamos nas métricas certas, tráfego, conversão e cliques. E, ao fazer isso, encontramos um equilíbrio ideal para dados tão importantes, tomando decisões futuras sem sobrecarregar o time comercial, além de avaliarmos as métricas secundárias também, construindo ações para as datas seguintes.

Isto porque entendemos que o proprietário de uma empresa desempenha diversas funções diferentes, como a administração de seu negócio, as vendas, a logística e tantas outras. E isso acaba enfraquecendo seu marketing, com pouco tempo para pensar em como mudar esse cenário.

Um time de marketing irá tomar a atitude certa, identificando o KPI certo, eliminando pontos fracos e ampliando a campanha à um nível competitivo.

2. AUMENTA O ROI

‘’ A medição é o primeiro passo que leva ao controle e, eventualmente, à melhoria. Se você não consegue medir algo, não consegue entender. Se você não consegue entender, não consegue controlar. Se você não pode controlar, não pode melhorar’’. 

H. James Harrington

E, se pararmos para pensar nessa citação, ela se encaixa completamente com a proposta desse case. A ideia direta é:; quando avaliamos, melhoramos e, quando melhoramos, conquistamos resultados!

Ou seja, as métricas desse case quando foram rastreadas e tratadas corretamente, resultaram em um alto retorno de investimento para a empresa. Então, se você ainda acredita que investir em performance é um erro, é importante repensar.

A análise do último período mostrou que a Power Trac gerou 1169 cliques com o custo de apenas 84 centavos. Ou seja, para um nicho tão específico, conquistar números desta gama demonstra conhecimento de métricas e trabalho expressivo nos KPI’s.

3. O MARKETING FOI UMA ECONOMIA

A maior parte dos proprietários de pequenas e médias empresas ainda trata o marketing como um desperdício de dinheiro. Isto porque não fazem absolutamente ideia de como ele funciona e como é valioso. E, em vez disso, investem dinheiro em táticas diferentes, com pouco ou nenhum resultado.

É aqui que entra a compreensão das métricas e KPI’s, estratégia adotada para o case da Power Trac. As métricas os ajudaram a entender como, onde e quando o orçamento para o marketing foi gasto.

Isto foi ideal para o seu crescimento, aumento na procura e nas vendas nos últimos anos.

4. O FOCO NO CRESCIMENTO MAIS RÁPIDO

Medir para nós significa melhorar!

Quando você tem uma vantagem competitiva e um melhor retorno sobre seus investimentos, sem dúvida crescerá mais rápido do que faria de outra forma.

O crescimento do seu negócio será muito mais rápido quando você tem um time para rastrear as métricas corretas e usar as informações a seu favor.

5. SAIBA O QUE FUNCIONA

Medir  também traz clareza ao que está funcionando e o que não está.

Os números não mentem. Ao monitorar as métricas corretas, sabemos se as campanhas específicas são eficazes. Isto porque, sem os números, será apenas um jogo de adivinhação.

Retomada do trabalho nas redes sociais

As redes sociais e o marketing têm forte conexão tanto como a Power Trac tem com seus clientes. Houveram muitas razões pelas quais nós decidimos retornar as atividades da marca por lá.

Com o uso do marketing de redes sociais, estivemos gerando consciência sobre a marca. Assim, como comerciantes, as redes sociais ofertaram inúmeras ferramentas e opções à sua disposição para promover seus produtos e serviços.

Uma dessas principais características do case é atrair os clientes já conhecidos para as redes sociais e criar uma forma de comunicação mais rápida, improvisada e sistemática do que a atual oferecida. Além disso, estes clientes ajudam a aumentar o alcance de novos, criando um grupo diversificado para consumir o conteúdo online e, por consequência, serem atraídos para os canais principais de vendas.

Financeiramente falando, tendo a noção de tempo = dinheiro, as redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo, são uma das melhores maneira de chegar ao público, além de reunir conhecimento de mercado sobre sua mentalidade.

Através dela, a Power Trac compartilha informações sobre sua empresa e os serviços oferecidos por ela. Além disso, os especialistas em marketing da Fresh Lab segmentam os públicos-alvos desejados, constroem planos de ação voltados a economia do tempo, fora a garantia de popularização do negócio com os principais interessados.

Apenas no último período, a Power Trac alcançou cerca de 1.200 usuários em suas redes sociais, recém criadas e estruturadas. Com conteúdos cativantes para o seu público, a empresa espera conquistar ainda mais, montando metas em conjunto ao nosso time de performance, para conquistar o dobro destes números até o final do ano.

E-mail marketing

Com todas as táticas de marketing apresentadas aqui, você deve estar se perguntando: mas e o e-mail marketing é relevante no caso da Power Trac?

Alguns até podem considerar o e-mail marketing uma estratégia obsoleta, mas para nós, o e-mail marketing é um passo para o futuro dessa empresa no digital. Isto se resume à: o e-mail marketing é um dos formatos mais eficazes de alcançarmos e envolvermos o público deste cliente. Na verdade, a importância é tão grande que desenvolvemos uma implementação semanal, em uma estratégia de trazer ainda mais leads para a empresa TODOS OS DIAS!

Estratégias de e-mail marketing compreendem como o e-mail em si é uma grande parte de nossas vidas profissionais. individuais e, sim, até nossa jornada de consumo. Pense nisso, quantas pessoas você conhece sem e-mail hoje em dia? Há uma boa chance de você contar esse número em uma mão.

Mais da metade da população mundial usa e-mail e as previsões é de uma escalada exponencial até 2023.

Então, dessa forma, o e-mail marketing representou para a Power Trac uma oportunidade de atingir o mercado-alvo, formalizar táticas de marketing digital (tanto para vendas quanto para institucional) e melhorar a visibilidade da empresa, permitindo que ela envolva e converta mais leads  de maneira consistente.

Considerando o último período, os disparos da Power Trac tiveram aumento de 200% em sua taxa de cliques, com aberturas de 14% a cada 1.000 disparos. Isso representa uma média de 522 novos assinantes por mês.

Alinhamento entre o time comercial e o time de marketing

As melhores estratégias de marketing são aquelas com o melhor alinhamento com o time comercial da empresa. Isto porque, ao acertar a comunicação entre esses dois setores, ambos os profissionais entendem a jornada do lead, o crescimento real e a busca das vendas como uma tarefa a ser feita em conjunto.

Alinhar a equipe de vendas da Power Trac ao time de marketing da  Fresh Lab auxilia ambas as equipes a alcançar seus objetivos e aumentar a receita da empresa. O alinhamento dos setores é potencialmente a maior oportunidade para melhorar o desempenho de qualquer negócio hoje em dia.

Quando ambas as equipes se unem em um único ciclo de receita, elas melhoram drasticamente o retorno sobre o investimento (ROI) de marketing, a produtividade das vendas e, o mais importante, o crescimento da receita.

Case Power Trac: por que consideramos um sucesso?

No geral, empresas com nichos tão complexos, como é o caso da Power Trac, desempenham ações de marketing limitadas e sem muita esperança de crescimento. A parceria da Power Trac com a Fresh Lab trouxe inúmeras vantagens em questão de reconhecimento, alcance e conversões.

Pensamos sempre fora da caixinha para maximizar esforços dentro desse projeto desde o início, focando em táticas personalizadas  e que. nos rendem cerca de 5.000 mil novas visualizações por mês em nossos canais de comunicação. 

Você está procurando criar conteúdo atraente para seus clientes e expandir o alcance da sua marca através do marketing digital? Então conte com o time da Fresh Lab ao seu lado para garantir ótimos resultados para o seu futuro. Entre em contato hoje mesmo e saiba como alavancar seu negócio!