Campanha nas Redes Sociais

Campanhas nas redes sociais visam desenvolver e integrar os conhecidos conceitos de marketing e construir abordagens mais profundas do que já conhecemos, visto que muitas delas, influenciam comportamentos que beneficiam indivíduos e comunidades.

Sendo assim, você consegue observar a importância de ter uma equipe dedicada à suas redes sociais. 78% das empresas tem, representando um aumento de 67% dos últimos anos, demonstrando que cada vez mais as organizações estão reconhecendo o poder das mídias sociais para atrair e envolver seus clientes cada vez mais.

As más notícias? Relatos de experiências ruins com o marketing de redes sociais. Como proprietário de uma empresa, fica claro que o uso de campanhas nas redes sociais é essencial, mas você sabe nos dizer como maximizar o impacto do marketing? Aliás, você sabe quais devem ser seus objetivos e como alcançá-los? Bem, a Fresh Lab tem mais de 10 anos gerenciando estratégias de campanhas nas redes sociais, sempre se aprimorando para descobrir as ferramentas para implementar e supervisionar ações digitais eficazes.

Por que ter uma campanha nas redes sociais é importante?

Hoje em dia, redes sociais são cruciais para o sucesso da estratégia de marketing digital de qualquer empresa. 

Apesar disso, marcas de todos os tipos e tamanhos não estão usando essas ferramentas em todo o seu potencial. Embora o número de seguidores, curtidas e compartilhamentos ainda sejam importantes, a credibilidade de uma marca se distingue muito mais do que apenas isso. Hoje, dentro das redes sociais, existem um conjunto distinto de interesses pelos quais as marcas precisam entender completamente. E, elas devem estar dispostas a atender as necessidades do seu público!

Sendo assim, que tal aprender algumas das estratégias utilizadas pelos especialistas em marketing digital da Fresh Lab e ir imaginando a sua próxima campanha nas redes sociais de sucesso?

Campanhas nas Redes Sociais | Estratégias

A sua marca possui algum tipo de estratégia de marketing digital rolando nas redes sociais? Caso a resposta for negativa, a gente não te culpa.  Houve um turbilhão de mudanças no quadro digital recentemente. Redes sociais estão envoltas de controvérsias devido a alterações em seus algoritmos e preocupações com a privacidade de seus usuários. Além disso, estão ganhando força ao lançar uma série de recursos corporativos, reunindo muito mais do que apenas usuários comuns.

Uma estratégia de marketing nas redes sociais ajudará a sua marca a atingir seus objetivos, guiando-os por um senso de propósito. Dividimos com vocês algumas das etapas utilizadas:

1. Defina metas que atendam aos seus maiores desafios

Primeiramente, vamos sempre pelo início: é preciso para nós descobrir qual o seu principal desejo ao ter uma campanha nas redes sociais. Um objetivo geral.

Talvez seja maior número de reconhecimento por parte dos seus clientes. Talvez seja destacar-se dentro do seu setor. De qualquer forma, lembre-se de que o planejamento de redes sociais é uma maratona, e seus objetivos, as corridas. E, ao construir essas ações, seus objetivos influenciarão tudo, desde seu orçamento até quais redes sociais serão trabalhadas pela sua marca.

Abaixo separamos algumas metas possíveis para conquistar com as redes sociais. Elas são totalmente palpável para nós, requerendo o nosso conhecimento em marketing digital e a sua paciência para esse crescimento (é um processo gradual, então acontece com pequenos passos antes de avançar): 

Aumentar o conhecimento da marca

Para criar um reconhecimento de marca autêntico e duradouro, evitamos publicar apenas as mensagens promocionais ao seu público. Ao invés disso, nos concentramos no conteúdo que enfatiza a sua personalidade e coloca seus seguidores à frente das suas vendas. 

Maior qualidade nas vendas

Escavar pelos canais sociais é quase impossível sem monitorar ou definir palavras-chave, frases ou hashtags específicas. Assim, com uma segmentação de redes sociais eficiente, alcançamos seu público muito mais rapidamente, melhorando as atividades de conversão atuais da sua marca. 

Impulsione rapidamente suas vendas

Muitas empresas físicas estão em busca de uma estratégia de marketing de redes sociais que conduza as vendas em suas lojas. Afinal, você sabe nos dizer se a sua marca está promovendo o suficiente nas redes sociais para atrair as pessoas a te visitar ou acessar seu site? Se a resposta for negativa, qual o seu desejo de alertar os clientes sobre o que está acontecendo em suas lojas, incluindo promoções e ações comemorativas?

Melhore o seu ROI

O ROI positivo nas redes sociais não acontece por acidente. Reservamos um tempo para auditar seus canais, ajudando a manter baixos os custos dos seus anúncios. Assim, o resultado final será bem satisfatório, para você e para seu público. 

Fãs fiéis

Sua marca promove conteúdos gerados por usuários? Seus seguidores reagem positivamente as suas publicações mesmo não sendo incentivados para isso? Seus clientes podem ser seus melhores ‘’líderes de torcida’’, além de uma ótima fonte de novos conteúdos. Mas, isso é claro, somente se você os incentivar a publicar em seu nome. 

Impulso no setor 

O que seus concorrentes estão fazendo que parece funcionar? Quais estratégias eles estão usando para gerar engajamento ou vendas? Essa análise pode ajudá-lo a entender melhor como posicionar sua própria marca nas mídias sociais. Qualquer combinação desses objetivos explicita como nesse jogo, é fácil entender o seu oponente e ‘’atacar’’, mas de forma inofensiva. Se bem definido os seus objetivos. as estratégias serão o primeiro passo para o sucesso!

2. Qual é o seu público?

Deve ficar esclarecido desde já aqui: não existem suposições quando se trata de marketing digital. Graças à enorme riqueza de dados demográficos e ferramentas de análise por aí, temos um banco de dados imenso para explorar com mais precisão. Aqui estão alguns dados sobre redes sociais que irão conversar diretamente com você sobre as atividades pertinentes do marketing: 

  • A maioria dos usuários do Instagram tem menos de 30 anos, sinalizando a necessidade de entregar um conteúdo arrojado e chamativo, que transborde personalidade;
  • As mulheres superam em muito os homens no Pinterest. Aliás, essa é uma rede social conhecida por apresentar o maior valor médio de conversões em sites para compras;
  • A base de usuários do Linkedin é a mais instruída da internet. Ou seja, isso torna a plataforma um hub para conteúdos profundos e específicos do setor.

Viu só como funciona? Embora os dados apresentados ali em cima mostram informações específicas sobre canal, eles se aplicam aos seus clientes? Por isso, aqui na Fresh Lab, antes de começarmos a sua campanha, realizamos um planejamento de imersão, analisando profundamente quem é o seu persona verdadeiro a partir dos seus dados nas redes sociais. 

É muito bom para nó que a sua marca tenha likes e compartilhamentos, mas caso não resultem em engajamento ou vendas significativas, serão apenas métricas de vaidade. Então, de que serviriam centenas de seguidores se você não os influencia para comprarem seus produtos ou serviços?

Alcance 

O alcance das publicações fala sobre os números de usuários únicos que visualizaram sua postagem. Até que ponto o seu conteúdo está se espalhando nas redes sociais? Ele realmente impacto esse usuário?

Diante de algoritmos orgânicos em constante mudança, um alcance bem rastreado é sem dúvida, mais importante do que nunca!

Cliques

Aqui nos referimos, principalmente, ao número de cliques dados em algum conteúdo que contenha o nome da sua empresa ou logotipo dela. 

Os cliques em links, essenciais também em qualquer campanha, são bons críticos na hora de entender os seus usuários e o movimento deles dentro do funil de marketing. E, por fim, o rastreamento de cliques dentro de uma campanha nas redes sociais é fundamental para entender o que gera essa curiosidade ou incentivo nos usuários para comprar seus produtos ou serviços!

Engajamento 

Marketing é mais do que um processo lógico, tornando-se matemática pura para nós. Parece simples calcular o seu engajamento, mas ele envolve toda uma técnica de números: é preciso pegar o seu número total de interações (como likes e compartilhamentos, por exemplo) e dividi-lo pelo número de impressões (a quantidade de vezes que um anúncio seu foi entregue para o usuário). 

Para engajamento, tratamos de ver quem interagiu e se foi uma boa proporção fora do seu alcance total. Isso nos ajuda a entender sobre o quão bem seu público nota a sua marca e a vontade dela de interagir com eles.

Desempenho das suas hashtags 

Você pensa que hashtags só fazem partes de campanhas em redes sociais específicas? Na realidade, não é bem assim… 

Através da nossa análise, nós buscamos entender: quais foram as hashtags mais usadas por você? E, quais as hashtags foram mais associadas à sua marca? Além disso, quais dessas criaram mais engajamento? 

Orgânico x Pago 

Antes de mais nada, é preciso entender: não iremos discutir qual desses tipos de campanha é mais eficiente. Qualquer especialista em marketing poderá te dizer que campanhas nas redes sociais pagas são mais importantes do que as orgânicas, mas tudo isso é relativo. Qualquer tipo de presença digital já é importante! 

Mais do que os dados coletados, seus números são definidos a partir de conteúdos pagos ou orgânicos. Para canais como o Facebook, o engajamento orgânico possui dificuldades de ganhar força, sendo um dos principais motivos das marcas recorrerem aos anúncios. No entanto, ganhar curtidas orgânicas no Instagram não é tão difícil assim. Viu só como é relativo?

“O sentimento dos seus clientes é valioso para nós”

Todos nós nos importamos como nos sentimos em relação à qualquer assunto, certo? À medida que uma campanha está nas redes sociais, ela está disponível para julgamentos. E, a partir deles, é possível descobrir como seus usuários estão reagindo ao seu conteúdo, à sua marca como um todo ou o uso das hashtags que eles também usam.

A partir disso, conseguimos determinar: a sua campanha foi ofensiva ou agradável? Que tipo de opinião as pessoas estão associando à sua campanha? É interessante ir à fundo e descobrir qual a opinião emitida por seus usuários!

4. Seus concorrentes também são muito importantes

Antes de falarmos sobre a criação de conteúdo feita por nosso time de redatoras, te perguntamos: você tem ideia das estratégias tomadas por seus clientes em suas próprias campanhas de redes sociais? Para nós, fazer isso exige uma análise além do superficial. Ferramentas internas e externas as plataformas tornam esse filtro cada vez mais preciso, entendendo como funcionam as estratégias desses concorrentes e nos aprofundando em seus números também.

Dar aquela olhadinha na presença dos seus concorrentes contribuirá diretamente sua própria estratégia de campanha nas redes sociais. Claro, o objetivo daqui não é copiar ou roubar as ideias de seus concorrentes. Em vez disso, determinamos o que está funcionando para eles e como você pode adaptar suas próprias campanhas de acordo.

5. Criação e organização de conteúdos envolventes 

Chegamos em um tópico importantíssimo para nós (e talvez, para você também!). A sua campanha nas redes sociais obviamente está centrada na produção de conteúdos. 

Nesse ponto, com o planejamento inicial publicamos conteúdos com base em suas metas e identidade da marca. Da mesma forma, nós sentimos confiantes para distribuí-los corretamente em suas diferentes sociais, com diferentes corpos de textos e imagens. Espera, você acredita que isso é difícil? Calma, nós te entendemos e vamos explicar como é possível! 

Desde a escolha dos seus textos e legendas certos até o momento onde encontramos um equilíbrio entre promover seus produtos e construir sua personalidade, temos um time para pensar em cada detalhe. A pressão está certamente sobre as marcas em uma época em que 46% dos usuários dizem que deixarão de seguir uma marca que é excessivamente promocional. Além disso, 41% dos usuários dizem que deixarão de seguir uma marca que compartilha muito conteúdo irrelevante. 

Para ajudar a restringir as especificidades do que você deve publicar, consideramos as tendências sociais e as melhores práticas realizadas por grandes marcas como espelho.

Conteúdo gerado por usuários

A gente ama falar sobre ele, pois é importantíssimo ter. Novamente, não podemos enfatizar o suficiente a importância de selecionar conteúdo gerado pelo usuário a partir de hashtags, imagens e textos feitos para a marca.

Hoje, os clientes adoram absolutamente tudo que envolve conteúdo autêntico que nem sempre tem esse tipo de toque profissional e refinado. Se as suas atuais estratégias não estão funcionando, os conteúdos gerado por seus usuários irão significar menos trabalho e menos pressão para estar constantemente pensando em novas ideias. 

Criação de temas

Um dos desafios mais difíceis para o conteúdo visual é criar-se e readaptar-se no dia-a-dia. Infográficos online demonstraram que 36,7% dos profissionais de marketing disseram que é uma luta diária criar conteúdos visual de uma maneira  que tornem-se consistentes. 

Se a consistência for um problema, pense em como o nosso time gerenciando seus temas podem te ajudar. Se você está lutando para acompanhar todas essas fontes de conteúdos para redes sociais, considere importante ter especialistas do seu lado gerenciando ferramentas que auxiliem suas redes sociais e suas postagens, com toda uma estratégia pensada e antecedência feita.

Faça da sua pontualidade uma prioridade

Como diria os nossos avôs: a oportunidade é uma via de mão dupla! Os clientes não apenas esperam respostas mais rápidas das marcas em 2019, mas também conversas significativas regulares. Vamos discutir o primeiro ponto mais importante: redes sociais são construídas por…bem, redes. Você sabe, são lugares importantes para iniciar e manter conversas, além de visualizar e compartilhar conteúdos. 

E isso é um ponto que a sua marca não pode esquecer – esses elementos principais que constituem uma ‘’rede’’. É necessário um esforço para garantir que as conversas ou as oportunidades de engajamento não sejam deixadas sem supervisão. 

Por meio das redes sociais, ganhamos mais respeito como  marca apenas por estarmos presentes e conversando com seu público. É por meio que o monitoramento de redes sociais e o SAC Digital são ferramentas tão importantes para as marcas que desejam aumentar a conscientização do público. É tudo sobre pontualidade e prioridade!

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freshlab
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