Criação de Campanha no Instagram
Publicado 3 de março de 2022 • 01:10Hrs
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A criação de campanha no Instagram é um grande desafio para as empresas que precisam de muita criatividade para tirar proveito de uma das redes sociais mais queridas do Brasil. Quando o Instagram apareceu pela primeira lá em 2010, era como qualquer outra rede social: cheia de selfies, animais fofinhos e fotos de comida. 

O tempo passou e o aplicativo se transformou de uma grande rede de compartilhamento de fotos para uma canal de marketing, com ferramentas completas para você oferecer seus serviços e produtos. Somente no ano passado, por exemplo, o Instagram lançou dezenas de novas ferramentas focadas em empresas, incluindo análises avançadas, comparativos e novas maneiras de direcionar o tráfego do Instagram Stories e a nova plataforma de vídeo independente, IGTV.

Portanto, não importa o seu segmento: vale a pena criar uma presença e investir em uma campanha no Instagram. Mas, se você realmente deseja conquistar um diferencial interessante, precisa de alguém que conheça bem a plataforma (e o público-alvo nela) por dentro e por fora, incluindo os tipos de conteúdos que ele acompanha, criando estratégias no feed, stories e IGTV, além de acompanhar suas principais métricas e KPIs. 

E é aqui neste guia introdutório que vamos mostrar o trabalho dos especialistas da Fresh Lab.

Por que o escolher o Instagram?

Sendo o novo lar de marcas, o Instagram é a plataforma ideal para promover seus negócios, alcançar novos clientes e envolver seu público. Ter uma estratégia geral de conteúdo para o Instagram é fundamental, mas às vezes você deseja colocar algum esforço extra por trás de um objetivo particularmente importante. E, é aí que entra uma campanha no Instagram.

Durante uma campanha de marketing no Instagram, tentamos atingir um objetivo específico por um período fixo de tempo. Assim, todo o conteúdo da sua campanha estará alinhado e focado em um único destino, específico e mensurável. Se a atual estratégia adotada por você é uma maratona lenta e  constante, as campanhas serão como as corridas. Utilizaremos mais energia por um período curto e produziremos resultados e insights rapidamente. 

Então, se você está preparado para obter sucesso, o Instagram será um dos braços direitos. Se você deseja lançar um produto, conectar-se com novos clientes ou criar uma reputação da sua marca, uma campanha poderá ajudá-lo a alcançar seu objetivo! 

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Hm… o misterioso algoritmo do Instagram. Quando a plataforma anunciou, em 2016, que estava substituindo o feed cronológico para um com algoritmo, a recepção por parte dos usuários não foi das melhores. E, desde então, não houveram muitas mudanças relevantes.

Se não houveram mudanças, por que mudou?A empresa alegou que a mudança tinha a ver com o tamanho. À medida que o Instagram crescia em popularidade, ficava mais difícil monitorar todas as fotos e vídeos compartilhados. E, de fato, de acordo com o Instagram, as pessoas não rolavam o vídeo em 70% dos casos quando era cronológico.

E, agora com o Instagram atualizando constantemente o algoritmo para melhorar a experiência do usuário e priorizar certos tipos de conteúdo, pode ser difícil saber como otimizar suas postagens para que obtenham o máximo de envolvimento e alcance possível, mas não é impossível! 

A Fresh Lab possui uma equipe verdadeiramente focada em performance e desempenho, visando uma melhoria completa no seu perfil. Se o seu objetivo é reconhecimento da marca, atração de clientes para vendas ou crescer os números dentro da plataforma, nós estamos aqui para te ajudar. O motivo disso é porque entendemos como o Instagram é uma ferramenta poderosa para varejistas e empresas, e, queremos atingir seus objetivos, independente de qual seja – estamos preparados para isso! 

Como explorar o Instagram corretamente?

Essa é uma das perguntas mais fáceis e ao mesmo tempo difíceis de responder. Existem muitos jeitos de explorar o Instagram, comercialmente falando, mas a principal delas é através de seus interesses. Importante para definir o quão você se importa com o conteúdo que visualiza na plataforma. Quanto mais você der ‘’like’’ em uma determinada postagem, mais conteúdos semelhantes irão aparecer em seu feed. 

Isso tudo se baseia em seu ‘’comportamento’’ de gostar tanto de um conteúdo e, para o algoritmo, isso torna-se um conteúdo em potencial para ser visto mais e mais vezes. Pense bem: você já acessou a página EXPLORAR  do Instagram. Nela, após  ter curtido um vídeo envolvendo TECH, por exemplo, toda a sua página ficou cheia de vídeos e fotos envolvendo TECH. E, se no mesmo dia, você curtiu um vídeo sobre heróis, o Instagram irá ‘’adivinhar’’ que esse conteúdo também te interessa. 

Tipos de campanha no Instagram 

Existem várias categorias amplas para campanhas de marketing no Instagram. E cada uma é otimizada para atingir diferentes objetivos e táticas. Aqui estão as mais comuns realizadas por nossos especialistas, lhe dando uma ideia de como funciona o nosso trabalho:

1. Campanha de Reconhecimento 

Durante esse tipo de campanha, nos esforçamos para aumentar a sua visibilidade, seja de algum produto ou serviço seu. Para marcas emergentes ou aqueles que tentam se conectam com novos públicos-alvo, é possível explorar os seus diferenciais, um lado emocional e excepcional presente em sua marca. 

Como o Instagram é uma plataforma em que os usuários desejam descobrir e seguir marcas (80% dos usuários atualmente seguem pelo menos uma empresa), é natural perseguir esse reconhecimento. Assim, colocar seu conteúdo no feed dos usuários do Instagram é valioso: o número de usuários agindo após visualizarem uma postagem de marca dobrou, em ações que contabilizam a visita no site, por exemplo.  

2. Campanha de causas 

Já é evidente que o maior número de consumidores dentro da plataforma são os mais jovens (eles dominam o Instagram) e se preocupam muito mais do que apenas o que a sua empresa vende. Por isso, um dos nossos trabalhos dentro de uma campanha no Instagram é mostrar preocupação com a ética e a responsabilidade social, mostrando que a sua marca apoia causas e está disposta a ter um bom diálogo com o público, independente qual for. 

Uma campanha de causas é uma maneira de defender os valores da sua marca, promovendo um dia ou evento de conscientização, por exemplo. Além disso, é possível organizar parcerias on e offline para realizar caridade, distribuição de roupas, alimentos e muito mais. Tornar-se um influenciador,  mesmo que pequeno, já é uma grande contribuição para gerar mudanças no mundo real. Uma campanha de causas pode criar confiança e lealdade de um público que compartilha seus valores e envolve usuários com consciência social. 

3. Venda ou Promoção

Executar uma venda com uma promoção específica do Instagram é uma tática frequente nossa para as marcas. Esse tipo de ação recompensa os seguidores mais engajados e os incentiva a visitar seu perfil para obter códigos de vendas e descontos. Com um pop-up na imagem, indicando a existência de uma loja virtual no redirecionamento, é possível comprar diretamente do Instagram, facilitando o caminho para os usuários. 

Aliás, certos feriados e épocas do ano são perfeitas para realizar vendas – afinal, ninguém realmente está disposto a gastar até chegar a febre de volta
às aulas, certo? Sendo assim, o Instagram também é um ótimo lugar para realizar suas vendas, promoções ou flashs utilizando códigos aplicáveis apenas por um curto período de tempo. Essa é uma maneira poderosa de impulsionar as pré-vendas antes do lançamento do produto e esvaziar o estoque para abrir caminho para novos itens. 

4. Sorteios e concursos

Extremamente eficazes para promover engajamento e gerar reconhecimento de marca, sorteios e concursos no Instagram vieram para ficar. 

Isso porque podemos definir regras, estabelecer metas e concluir objetivos facilmente nesse tipo de campanha. Por exemplo, pedir aos usuários para marcarem amigos é uma ótima oportunidade de conquistar novos seguidores e alcançar mais usuários além do nosso alcance. É possível também solicitar dados de usuários através de relatórios e aumentar a sua lista de e-mails para campanhas relacionadas à Mailmarketing.

5. Lançamento de Produtos

Se você estiver lançando um novo produto ou serviço interessante, nós seremos responsáveis pela criação de uma campanha no Instagram de acompanhamento. Esse tipo de ação cria expectativa e gera entusiasmo em torno do seu lançamento, além de oferecer a oportunidade de mostrar as diferentes vantagens, qualidades e diferenciais do seu novo produto.

Publicações de lançamento destacam sempre os valores e a assinatura da marca, compartilham os seus propósitos corporativos e sugerem a ideia que os usuários possam (e devem) comprar ou oferecer o seu produto.

6. Campanha gerado por usuários 

Nas campanhas de conteúdo geradas por usuários, incentivamos seus seguidores e clientes à compartilhar postagens com seus produtos, usando uma hashtag específica para a criação de campanhas. 

Aliás, uma campanha gerada por usuários não promove apenas a conscientização de sua marca por meio de hashtags, mas também fornece conteúdo para utilizarmos em seus próprios canais. Sobretudo, um grande incentivo à participação dos usuários é a esperança que a marca reutilize suas fotos em campanhas. Mas, é claro, cada campanha têm objetivos e métodos diferentes, mas cada uma delas se concentra em fazer com que um cliente execute uma ação específica em um período fixo de tempo. Campanhas geradas por usuários tendem não precisar de definição de prazo, mas se não forem atualizadas por um time de marketing, poderão acabar obsoletas.

Eventualmente, seu público já não ligará mais o suficiente.

Faça hoje mesmo sua próxima campanha no Instagram! 

Economize tempo gerenciando sua próxima campanha no Instagram. A Fresh Lab tem um time preparado para contribuir com a sua presença digital, através de publicações, envolvimento com o público, análise de desempenho e execução de ações pertinentes no seu perfil. We grow together!

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