Criação de Campanha no Facebook
Publicado 3 de março de 2022 • 01:08Hrs
Facebook

Uma das coisas que mais consideramos legais em relação ao processo de criação de campanha no Facebook é que basta lógica, pesquisa e um pouco de paciência para trabalhar com elas. E, se você está considerando investir em campanhas dentro da plataforma, precisará contar com um especialista no assunto para transformar em um sucesso. O Facebook ainda ”reina”, sendo uma das plataformas on-line mais amplamente usada entre adultos e jovens. 

Esse artigo irá servir para compreender os fundamentos de campanha no Facebook e te ajudará a evitar erros comuns que custam tempo e dinheiro para a sua marca, mostrando a importância de ter uma equipe de marketing digital, como aqui na Fresh Lab, ao seu lado!

Qual a diferença entre anúncios patrocinados e campanha no Facebook?

O anúncio é uma etapa para a criação de uma campanha, já que existem outras duas etapas para se formalizar uma campanha: 

Conjuntos de Anúncios

Uma campanha do Facebook pode conter vários conjuntos de anúncios e tem um objetivo exclusivo para a sua marca. Sua campanha é, basicamente, uma ‘’pasta de arquivos’’ para ajudar você a organizar melhor sua publicidade. A construção de uma campanha no Facebook serve para definir o objetivo que você deseja alcançar com ela. Portanto, se você quiser 

  • Aumentar as vendas em sua loja virtual ou acessos em seu site
  • Aumentar o número de curtidas em sua página no Facebook

Basta entender que é preciso criar duas campanhas diferentes, uma para cada objetivo. E elas precisam ser gerenciadas corretamente!

Campanha

Aliás, uma campanha no Facebook pode incluir vários anúncios e possuir uma segmentação de público-alvo, orçamento, programação, lances monetários e canais exclusivos, como explicaremos mais adiante. Campanhas também são as melhores ferramentas para os chamados testes A/B do Facebook – utilizado para pesquisa de variações em diferentes conjuntos de anúncios. 

Anúncios

Por sua vez, o anúncio no Facebook é a menor unidade da sua campanha, possuindo estruturas diferentes, como URLs, imagens ou pequenos textos chamativos. À medida que vamos avançando no processo de configuração da campanha, nem percebemos se estamos editando a campanha, o conjunto de anúncios ou os anúncios – é tudo tão simples e fácil que se tornou ‘’mecânico’’ demais. 

Como fazer Campanha no Facebook?

Agora, você decidiu ter uma equipe de marketing digital para impulsionar suas vendas, acessos no site ou vistas em sua loja física. Procurou por muitos lugares, mas nenhum deles te explicava completamente como funciona esse processo? A Fresh Lab vai te explicar o passo-a-passo do que fazemos aqui, em nosso laboratório de ideias, permitindo à você saber tudo o que precisa sobre os primeiros passos para uma campanha no Facebook de sucesso.

Defina suas metas iniciais para o Facebook 

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital é definir os objetivos certos para sua campanha no Facebook.

Seguir um ‘’roteiro’’ será essencial para garantir uma estratégia bem sucedida. Mas, para definir metas, primeiro realizamos uma pesquisa no mercado, elaborando cenários e planos para tornar as nossas táticas possíveis dentro da plataforma, de acordo com o quê você imagina para a sua campanha. No último ano, relatórios online apontaram que os principais objetivos em mente, para os pequenos e médios empreendedores, eram separados por: 

  • 34% queriam aumentar o reconhecimento da marca, desenvolvendo estratégias para estabelecer uma presença mais forte nas redes sociais; 
  • 21% queriam aumentar o envolvimento da comunidade, através de ações de conversão direta, transformando seu engajamento em algo notório;
  • E, 11% queriam aumentar as vendas do seu negócio físico ou loja virtual, a partir da geração de leads nascidos em campanha no Facebook.

Portanto, se você ainda não definiu suas próprias metas no Facebook, esses resultados de pesquisa (e, claro, a nossa ajudinha) são um ótimo ponto de partida. Além disso, se sua empresa já definiu metas gerais, procure como elas se sobrepõem aos seus próprios planos de marketing no Facebook.

Vamos atingir seus objetivos? 

Já partimos para as metas escolhidas por micro ou médio empreendedores, mas e se mostrássemos as metas anuais mais comuns para as empresas e, como as estratégias da Fresh Lab, vão ajudar em sua campanha no Facebook: 

Elas aumentam a qualidade das vendas

A melhoria na qualidade das vendas começa sempre por uma boa segmentação. Por meio das estratégias de marketing pensadas por nós para o Facebook, sua marca irá alcançar seu público-alvo com mais eficiência.

Só porque o lago é maior, não significa que você terá peixes maiores, certo? Por isso, trabalhamos diretamente com quem te interessa e utilizamos o Facebook como fonte de melhoria no alcance. 

Agrega mais valor à sua organização

Se a sua campanha for bem segmentada pela nossa equipe, o Facebook será uma ótima plataforma para nutrir melhor seus clientes, melhorar a conscientização e fornecer mais recursos ao seu público. Faremos do Facebook sua fonte de informações preferencial, tal qual um grande banco de dados!

Entender melhor a sua empresa e seu segmento

Seus concorrentes parecem estar sempre um passo a frente? 

Com a ajuda do monitoramento de redes sociais, por exemplo, é possível acompanhar, entender e trabalhar em cima de todos os envolvimentos feitos da sua marca, dos seus concorrentes ou mesmo, de todo o setor. Nossos especialistas vão sempre melhorar o monitoramento antes de sequer falar sobre a sua marca – comentários, feedbacks e todos os tipos de interação passarão por reformulações completas para construir uma identidade mais assertiva e com menos ruídos na comunicação. 

Falando em monitoramento, falamos em eficiência

Ninguém disse que o monitoramento é uma tarefa fácil, mas está crescendo em popularidade essa prática entre os maiores especialistas em marketing digital. Aliás, você já deve saber que redes sociais realmente são fontes excelentes na busca de aumentar os seus esforços na hora de conquistar mais com muito pouco, além é claro, de melhorar o alcance da sua marca em relação ao público. 

Mas, é precisos dar atenção muito mais do que o Facebook da sua marca: como os seus funcionários têm avaliado a sua performance, interna e externa, além do digital? A sua imagem corporativa, a partir dos olhos dos seus funcionários, é uma grande chance de obter alcance mais alto e aumenta as possibilidades de credibilidade digital de uma marca, principalmente, dentro de uma campanha no Facebook.

Crescer de forma inteligente 

Reduzir a rotatividade de clientes, limitar os seus gastos e aumentar a aquisição de novos produtos ou serviços fazem parte de um negócio bem sucedido. Mas, você sabia que o Facebook pode te ajudar em cada uma dessas áreas? Seja por meio de gastos com anúncios, melhoria da sua segmentação pessoal ou das vendas, trabalhamos com estratégias ideais de marketing digital, contribuindo diretamente para você se aproximar das suas principais metas.

Acompanhar o seu progresso

Por fim, é claro, é essencial garantirmos que você esteja no ritmo para atingir suas metas. Com o uso de ferramentas e o cérebro dos nossos especialistas, construímos relatórios fáceis de entendimento, para você ficar por dentro do seu crescimento e ter a certeza do seu progressos nas mãos de nossos analistas.

Quem é a sua audiência?

Se nesse momento, tivéssemos uma conversa sincera e te perguntássemos quem é o seu público-alvo, você saberia responder?  Pois bem, em 70% dos casos, observamos um pouco de recuo e nervosismo na hora de dar a resposta, pois muitas marcas acreditam saber lidar com quem é seu público-alvo, mas é totalmente o oposto. E essa incerteza precisa ser trabalhada com urgência! 

Entender quem está no Facebook e qual é o corpo do seu público atual será importante para determinar quais estratégias de campanha no Facebook deveremos empregar e como faremos isso. Mergulharemos profundamente em informações demográficas como ponto de partida, obtendo uma ótima noção geral de dados como onde os seus usuários vivem, quais idiomas falam, sua escolarização e muitas descobertas importantes para o futuro da sua campanha.

Como segmentar a sua campanha?

O Facebook oferece várias maneiras poderosas de segmentar o público-alvo, podendo ser criado a partir dos que já mostraram sucesso anteriormente ou personalizados a partir de segmentações parecidas, uma opção extremamente poderosa para você.

Para públicos-alvo personalizados, criamos novos com base no tráfego do site com algo chamado Pixel do Facebook. Em suma, o pixel permite criarmos públicos-alvo além de rastrearmos eventos (conversões que ocorrem no seu site, por isso, é uma ferramenta importante que sugerimos sempre a instalação). 

Assim, à medida que seu público cresce, o Facebook nos exibe informações referentes ao alcance diário e, através de um medidor, nos informa corretamente se estamos caminhando rumo ao sucesso ou a um completo desentendimento. Eventualmente, a plataforma nos permite segmentar curtidas ou interesses, comportamentos ou dados demográficos para criação de públicos específicos. Certamente, a configuração correta é de extrema importância e, dentro de uma campanha no Facebook, se torna uma aliada incomparável.  

Interação proativa

Como a maioria das redes sociais, o Facebook foi criado com o intuito de conversar, discutir e compartilhar conteúdos. 

Nós, como representantes da sua marca, deixamos o básico de lado, mas sem nos esquecer do motivo pelo qual atuamos em suas redes sociais. Ou seja, isso significa que conversa e engajamento nunca devem ser deixados em segundo plano. Para isso, seremos como uma comunidade para o seu público. Temos a plataforma ideal para construir conversas e gerar conversões, seja como um público em geral ou apenas com os seus próprios clientes. Embora o Twitter muitas vezes tenha todos os holofotes na hora de prestar atendimento ao cliente, não nos esquecemos como o Facebook foi a plataforma pioneira. 

Além disso, é possível também melhorar o envolvimento do seu público na plataforma, requisitando à eles interagirem com a sua marca. Contudo, esse é um trabalho contínuo estabelecido pelo campo (e paciência), e não relaxamos na hora de conquistar interação com seus seguidores. Sabemos que não podemos alcançar todos, mas existem maneiras de encurtar esse envolvimento e nós estamos cientes sempre de quais são.

Conteúdos. Conteúdos sempre! 

Tem centenas de artigos e publicações aqui no site da Fresh Lab frisando a importância de conteúdos para qualquer campanha no Facebook. E a gente sempre vai repetir isso, pois é pura verdade! 

A criação e a curadoria de conteúdos são componentes importantes para qualquer estratégia de marketing. E, em uma campanha no Facebook, teremos muitas opções sobre os tipos de postagens para usarmos. Isso varia desde as sua histórias e status até postagens isoladas em grupos com interesses semelhantes ao seus.  Através de pesquisas elaboradas, compreendemos quais são os tipos específicos de conteúdos dos quais seu público está interessado, analisando os tipos de postagens que os consumidores consideram agradáveis repassadas por outras marcas.

Sejam elas links para mais informações, imagens dos produtos e serviços ou vídeos, as pessoas se interessam pela sua marca e vão buscar aditivos para as convencer da compra!

Não deixe a sua campanha no Facebook cair na rotina

Nenhuma outra agência de marketing digital faz tanto por seus clientes como a Fresh Lab. São mais de 10 anos se especializando no assunto e todos os dias somos surpreendidos, mas vamos atrás e aprendemos para nos aprimorar ainda mais. 

Aprendemos constantemente com todos os nossos clientes, e estamos dispostos a aprender com a sua próxima campanha também! Vamos juntos? Converse com os nossos especialistas e receba uma proposta sem compromisso.

Como definir a audiência de Mídia Programática
Exemplos de Landing Page
Produção de conteúdo pra Landing Page
Criação de Landing Page para serviço
Criação de Landing Page para produto
Criação de Landing Page para e-Commerce
Criação de Landing Page para Curso
Criação de Landing Page para evento
1 2 3 12

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram