Tecnologias de voz utilizadas no marketing digital

Última atualização em: 14/04/2023

As tecnologias de voz mais do que nunca fazem parte do nosso dia a dia. Desde as interações com robôs, como é o caso da Alexa, até os áudios que mandamos pelo WhatsApp, a voz está em todos os lugares.

 

Por conta disso, empresas antenadas nas tendências do mercado estão focando em estratégias que aplicam a tecnologia de voz no marketing digital. É o caso da sua?

 

No post de hoje, a gente vai explorar melhor qual a importância da voz no marketing digital e entender como inserir esse elemento nas suas estratégias. Vamos lá?

 

Vivemos a era dos podcasts e assistentes virtuais

 

Os podcasts são excelentes formas de se conectar com o público. No Brasil, cerca de 40% dos internautas consomem esse tipo de conteúdo. Isso nos coloca no pódio dos maiores consumidores de podcast do mundo, juntamente à Suécia e Irlanda.

 

Portanto, quando se fala de tecnologias de voz no marketing digital, dispensar esses números é um verdadeiro tiro no pé. As plataformas de reprodução de áudio são uma das melhores formas de você transmitir conhecimento e confiança para um determinado público.

tecnologias de voz

Com um podcast, sua empresa consegue sair ganhando em vários sentidos. Afinal, você consegue atrair audiência para conhecer a sua marca, traz para perto clientes em potencial, aumenta a visibilidade da sua empresa nas plataformas de busca, entre inúmeras outras vantagens.

 

E os assistentes?

 

Os assistentes virtuais também são tendências no mercado de tecnologias de voz. Durante a pandemia, o uso desses dispositivos cresceu em 47%.

 

No entanto, quando se fala em assistentes virtuais, não é só dos smart speakers, como a Alexa, que estamos falando. Quem nunca disse “Ok, Google” para fazer uma pesquisa de voz, ou chamou a Siri para realizar uma consulta rápida na internet?

 

Pois é! Algo que parece simples, como as pesquisas de voz, podem —  e devem —  ser vistas como oportunidades. Afinal, esse tipo de busca abriu os olhos das empresas para um novo tipo de estratégia: otimizar o SEO para pesquisas por voz.

 

Quando você pesquisa algo na internet através da voz, o Google leva em consideração diversos critérios na hora de te dar a resposta. Alguns deles são a linguagem, que deve ser o mais natural possível, agilidade no carregamento das páginas e até mesmo o formato do conteúdo, priorizando o tipo “pergunta e resposta”.

 

Vamos detalhar melhor cada um desses pontos no próximo tópico. A questão aqui é chamar a sua atenção para a relevância das tecnologias de voz para o marketing digital. Investir nesse tipo de estratégia é deixar o seu negócio um passo à frente. Afinal, como deu pra perceber, o futuro está na voz.

 

Como utilizar as tecnologias de voz no marketing digital?

 

Agora, você já entendeu que está na hora de tirar o projeto do podcast do armário e pensar no SEO focado nas tecnologias de voz. Porém, além disso, pensar nesse tipo de estratégia pode ir muito além disso. Olha só:

 

Mensurando as ligações telefônicas das suas campanhas

 

Se a sua empresa utiliza o telefone como canal de aquisição, saiba que é possível utilizar esse canal como potencializador das suas estratégias. Tecnologias de voz, como Call Tracking, identificam com precisão a origem de cada ligação recebida pela sua empresa. Seja de campanhas online ou offline.

 

Ou seja, o Call Tracking é como se fosse o Google Analytics das ligações. Além de saber a origem dos leads telefônicos, é possível qualificar o atendimento, retornar ligações perdidas, integrar com plataformas como o Google Ads ou CRMs, e daí por diante. As empresas que aliam o Google Ads ao Call Tracking conseguiram um aumento de 30% no número de conversões.

 

Aliando as tecnologias de voz com os dados

 

Não existe marketing sem dados. Concorda?

 

O marketing digital precisa das informações para desenvolver campanhas, aprimorá-las e mensurar seus resultados. Por isso, pensar em estratégias digitais sem levar em consideração os dados é um caminho muito difícil.

 

Mas e o que as tecnologias de voz têm a ver com isso?

 

Bom, inteligências artificiais, como o Speech Analytics, transformam a voz em dados. Assim, é possível transformar a fala dos seus clientes em informações estratégicas para as suas campanhas. A tecnologia consegue identificar o humor do cliente, extrair as palavras-chave mais mencionadas nas ligações, monitorar a concorrência, entre dezenas de outros dados.

 

Essa ferramenta é, sem dúvidas, uma grande aliada para os times de atendimento, que conseguem oferecer a melhor experiência ao cliente logo que um lead é convertido. Mas você também pode aplicar essas informações em passos anteriores.

 

Por exemplo: se nas chamadas há um alto número de menções de determinada palavra-chave, você pode orientar suas estratégias de SEO para esse termo específico. Isso também é fundamental para entender como o seu público fala, adequando as suas comunicações para conversar melhor com ele.

tecnologias de voz

Transformando o texto em áudio

 

Você já deve ter acessado blog posts ou outras páginas da internet em que há a possibilidade de ouvir o conteúdo, ao invés de ler. Além de ser fundamental para pessoas com deficiência visual, esse tipo de conteúdo acessível também dá ao usuário uma nova forma de consumir aquele material.

 

Muitas vezes, as pessoas preferem assistir a um vídeo ou ouvir um áudio do que ler longos blocos de texto. E você deve usar isso ao seu favor. Disponibilizar seus conteúdos em forma de áudio é uma excelente forma de usar as tecnologias de voz para se aproximar do seu público.

 

E então, deu pra perceber as vantagens que as tecnologias de voz podem trazer para o marketing digital?

 

Sem sombra de dúvidas, essa tendência que já está dominando o mercado, vai fazer muita diferença na sua estratégia. Se você precisa de um empurrãozinho, não deixe de conhecer a PhoneTrack, a empresa líder no Brasil em dados de voz e call analytics. Todos os meses, a empresa analisa mais de 2.5 milhões de minutos em chamadas de voz.

 

Esse é o próximo passo que a sua empresa precisa dar nas suas estratégias de marketing digital. Vamos lá?

 

Este post foi desenvolvido em parceria com a PhoneTrack. Faça como mais de 1.500 empresas e agências, use a plataforma mais completa de Call Analytics para impulsionar seus resultados.

 

Autor

freshlab
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