Aumentar a taxa de conversão é uma preocupação constante de todos os profissionais de marketing e vendas. Afinal, essa é uma tarefa contínua e que exige muito esforço para atingir os resultados esperados. Nesse sentido, o uso das ligações telefônicas para converter leads em clientes desempenha um papel fundamental!
Com o tempo, você vai perceber que esse desafio pode ser superado de uma forma mais confortável. Ainda mais se você utilizar a tecnologia a seu favor.
Hoje, você vai aprender a utilizar o telefone como um instrumento poderoso na taxa de conversão do seu negócio. Vamos em frente?
Dados levantados pela Invoca demonstram que os leads telefônicos convertem até 10 vezes mais do que aqueles gerados por formulário e outros métodos online.
Ou seja, o telefone é um dos canais mais quentes para as vendas do seu negócio. Isso ocorre porque a voz nos transmite sentimento, proximidade e confiança, além de agilidade na resposta, é claro. O que torna tudo mais fácil na hora de fechar uma venda e impulsionar a taxa de conversão da sua empresa.
Além disso, 80% do tráfego de internet tem origem em dispositivos móveis. E esse dado deve estar no seu radar. Afinal, quando somos impactados por uma campanha online e clicamos no link, o que é mais confortável: preencher um formulário imenso e esperar dias para ter um retorno, ou ter uma chamada de voz rápida e assertiva em 5 minutos?
Outro ponto importante que deve surgir em sua cabeça: mas o telefone já não é um canal ultrapassado?
Essa ideia passa pela cabeça de boa parte das pessoas, mas a verdade é que o telefone não perdeu espaço no mercado, e sim teve que dividir espaço com outros canais dentro da jornada omnichannel. E dentro dessa estratégia multicanal, as chamadas de voz têm um impacto muito grande.
Pensa com a gente: quando você tem urgência de resposta: você manda um e-mail ou um WhatsApp e aguarda ser respondido, ou pega o telefone e liga de uma vez?
Leads telefônicos têm grande senso de urgência. Eles estão mais prontos para o fechamento da venda. E é por isso que ignorar o potencial deste canal significa perder dinheiro!
Agora, você deve estar se perguntando como utilizar o telefone para aumentar a taxa de conversão do seu negócio. Nós te mostramos!
O primeiro passo para aumentar a taxa de conversão com ligações telefônicas, é entender que uma equipe de vendas que não é orientada a dados sempre terá um baixo desempenho. Afinal, sem informações ricas sobre o seu público, atendimento e produto, não é possível investir em seus pontos fortes e aperfeiçoar os pontos fracos.
Abaixo, listamos essa e outras informações para que você possa aumentar as suas vendas por chamadas de voz.
Se sua empresa utiliza as chamadas telefônicas para potencializar suas vendas, é preciso coletar o máximo de informações sobre elas para extrair insights e aumentar a taxa de conversão. Um bom método para fazer isso, é utilizar uma plataforma de Call Tracking.
O Call Tracking identifica a origem exata das ligações (de mídias on e offline) e traz dados sobre seu atendimento, como nível de produtividade das chamadas; tempo médio de atendimento; ligações perdidas, completas e incompletas; valor das oportunidades, entre outros.
Além disso, também existem tecnologias capazes de transformar a voz em dados, como o Speech Analytics, que identifica palavras-chave, menção à concorrência, se o vendedor está seguindo o script de atendimento, quais agentes têm melhor desempenho e até mesmo qual o humor do cliente.
Por fim, com esses dados em mãos, você consegue ter mais clareza sobre a qualidade das ligações e encontrar possíveis gargalos processuais no seu time de vendas.
Agora que você tem dados em mãos, está na hora de analisar cada um deles para retirar insights. Assim você pode aperfeiçoar seu processo e aumentar a taxa de conversão por ligações telefônicas, que é seu grande objetivo aqui, não é?
Abaixo, vamos deixar alguns exemplos do que é possível aperfeiçoar com base em métricas para gestão comercial.
Ligações perdidas são oportunidades perdidas. Você sabia que cerca de 30% das ligações que as empresas recebem não são atendidas? Você consegue imaginar o quanto isso impacta negativamente o número de vendas?
Portanto, fique de olho se os seus clientes estão sendo atendidos da maneira correta. Com o Call Tracking você consegue retornar cada uma dessas chamadas e ainda programar o envio de um SMS para seu celular toda vez que alguém ficar sem atendimento. Isso ajuda a abordar esses leads telefônicos e aumentar suas chances de aumentar a taxa de conversão.
Leads não qualificados podem atrapalhar seu fluxo de vendas. Afinal, quando o cliente não está preparado para comprar, mas ainda sim o seu time o aborda, além de gastar tempo com um lead ainda imaturo, você corre o risco de irritá-lo e perdê-lo de vez.
Agora, se a sua empresa está recebendo mais leads desqualificados do que qualificados, é preciso investigar o motivo de isso ter acontecido. Um bom método é identificar se suas ações de marketing estão sendo direcionadas para o público certo. Então, conversar com o time de marketing pode ser um bom início para melhorar a taxa de conversão.
Você pode analisar o quanto o tempo de atendimento impacta nas vendas da sua empresa. Assim, é possível identificar quanto tempo é necessário para fechar uma venda e analisar aquelas chamadas que foram curtas demais ou mais longas que o comum. Dessa forma, você consegue avaliar a qualidade de atendimento de cada membro do seu time.
Mensurar o ROI (Retorno do Investimento) é muito importante para entender a melhor forma de aumentar a taxa de conversão com ligações telefônicas. Caso seu ROI esteja muito elevado, é possível identificar se o problema está na abordagem, na qualificação de leads, no script de atendimento, entre outros.
Esses são só alguns exemplos de métricas que você pode analisar. O mais importante é encontrar possíveis erros em comum que as suas chamadas possuem e trabalhar para combatê-los — que é o próximo passo.
Ao analisar seus dados, selecione aqueles que são relevantes para a sua estratégia e que estejam atreladas ao seu objetivo. Assim, fica mais fácil criar um plano de ação para aumentar a taxa de conversão da sua empresa.
Nesse momento, é preciso ter uma mente estratégica. Comece a partir nos pontos fracos, forneça feedbacks aos seus vendedores, ofereça treinamentos, revire seu script de atendimento de todas as formas possíveis, crie novos testes, novas estratégias…
Por fim, você terá em mãos uma fórmula ideal para aumentar a sua taxa de conversão por ligações telefônicas. Mas lembre-se que essa fórmula não está escrita em pedra e que deve ser constantemente revista, atualizada e aperfeiçoada. Afinal, o comportamento do público muda, e você precisa se mover junto com ele.
O marketing digital, quando bem estruturado e desenvolvido pelas mãos certas, tem o potencial de aumentar a sua taxa de conversão da melhor forma possível.
Direcionando os leads certos até você, nutrindo seus clientes em potencial e redirecionando ao seu telefone quem tem o verdadeiro potencial de fechar negócio com a sua marca.
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Este conteúdo foi desenvolvido pela PhoneTrack, a empresa líder no Brasil em soluções em Call Analytics e Dados de voz. Clique aqui para saber mais.