Como começar a trabalhar com marketing digital?

(Última atualização em )

O mercado digital tem crescido de maneira expressiva nos últimos anos, e a tendência é que cresça cada vez mais. A internet é uma ferramenta poderosa para influenciar os hábitos de consumo. Cada vez mais pessoas utilizam os meios digitais para pesquisar sobre produtos e serviços, e muitas delas fazem compras online regularmente. Em razão disso, as carreiras que envolvem o marketing digital são cada vez mais valorizadas.

A área de marketing digital envolve um conjunto de atividades estratégicas executadas online, que visam atrair clientes, construir audiência ou consolidar a identidade de uma marca. Em vista da demanda constante, essa é uma área que necessita de bons profissionais. 

Trabalhar com marketing digital é uma ótima opção de carreira. Se você está pensando em ingressar nessa área, talvez se pergunte: Como começar a trabalhar com marketing digital? Neste artigo, você vai obter dicas práticas de como iniciar nessa área, e também de como ter sucesso a médio e longo prazo.

Sobre o marketing digital

Para aprender como começar a trabalhar com marketing digital é importante compreender como essa área funciona. Também é bom saber porque muitas pessoas decidiram trabalhar com marketing digital e quais são as principais vantagens em fazer isso. Veja mais a seguir. 

O que é e como funciona o marketing digital?

O marketing digital tem por objetivo divulgar e promover uma empresa ou marca no ambiente online, através dos meios digitais. Esse tipo de marketing é direcionado ao público-alvo daquele produto ou serviço. São realizadas pesquisas e análises constantes para identificar as necessidades do público-alvo e os resultados que estão sendo obtidos. 

As ações de marketing digital tornam possível fazer uma publicidade mais certeira, que gera aproximação da marca com o potencial cliente, usando as plataformas mais adequadas. Assim, é possível aumentar de forma consistente os resultados de uma empresa, com um investimento menor do que seria necessário em outras formas de marketing.

Mas porque muitas pessoas iniciaram nesta área? Ter essa resposta é muito importante ao pensar em como começar a trabalhar com marketing digital. Confira a resposta.

Por que muitas pessoas começaram a trabalhar com marketing digital?

A maioria dos profissionais decidiram pensar em como começar a trabalhar com marketing digital ao identificarem muitas oportunidades de vagas nessa área. Muitos perceberam que se especializar em uma ou mais áreas do marketing digital torna possível conseguir uma  uma excelente colocação no mercado de trabalho. Alguns até conseguem trabalhar em home-office ou em horários mais flexíveis. 

Além disso, os profissionais da área de marketing digital costumam ser muito valorizados nas empresas, tendo assim grandes possibilidades de crescimento. Muitas pessoas enxergaram todos esses benefícios e resolveram atuar na área de marketing digital. Mas quais são outras vantagens importantes que você pode ter ao trabalhar com marketing digital? Veja mais a seguir.

Quais são as vantagens do marketing digital?

A área de marketing digital é uma das áreas mais promissoras hoje em dia. Visto que as estratégias de marketing digital são comprovadamente eficientes para a construção de um negócio sólido, as empresas necessitam de muitos profissionais para atuar nessa área. Existe muito espaço para profissionais iniciantes e experientes.

Outra vantagem é a perspectiva de um excelente salário, visto que o investimento em marketing digital é um ponto forte nas empresas. Além disso, é uma área que dá muita estabilidade, visto que o marketing digital tende a ser cada vez mais relevante no futuro. Isso deixa claro que aprender a como começar a trabalhar com marketing digital é uma boa opção.

No entanto, é preciso ter em mente que é essencial ter bons dispositivos para trabalhar com marketing digital, especialmente notebooks de qualidade. Eles precisam ser funcionais e modernos, tornando possível que você realize todas as suas atividades de maneira simples e dinâmica. Assim, caso você não tenha ou esteja em dúvida sobre qual adquirir, não deixe de conferir quais são os Melhores Notebooks com Custo-Benefício, para obter um aparelho de qualidade e com preço acessível.

Principais áreas de trabalho do marketing digital

Marketing Digital

Para entender como começar a trabalhar com marketing digital, é importante que você conheça cada uma das áreas em que você pode se especializar e atuar. Veja a seguir mais sobre cada uma delas.

E-commerce

O profissional da área de e-commerce realiza o gerenciamento de sites de compras, cuidando da configuração e manutenção dos sistemas, edição do layout do site, campanhas online, dentre outras tarefas que visam a expansão de uma loja online e a fidelização dos clientes. 

Assim, ao pensar em como começar a trabalhar com marketing digital para e-commerce, avalie se você gosta de atuar na área de vendas e trabalhar com o gerenciamento de sistemas. Dessa forma, você irá realmente apreciar o trabalho na área de e-commerce, executando boas estratégias para aumentar as vendas e melhorar o sistema da loja online.

Produção de conteúdo

O profissional de marketing de conteúdo é responsável pela produção e distribuição de conteúdo relevante para o público-alvo da marca, através dos meios digitais. Cada conteúdo tem um objetivo, seja atrair, construir uma audiência qualificada ou efetivar vendas. Esse conteúdo pode ser produzido em diversos tipos de formatos, como vídeos,  posts em redes sociais, posts em blogs, e-mail marketing, e-books, dentre outros.

Ao analisar como começar a trabalhar com marketing digital, focado em produção de conteúdo, é importante que você avalie se gosta de escrever textos, criar vídeos e se aprecia trabalhar com criatividade e persuasão. Essas habilidades são muito necessárias para ter sucesso nessa área. 

Agência de marketing digital

Trabalhar em uma agência é outra opção interessante para quem está pensando em como começar a trabalhar com marketing digital. As agências focadas neste tipo de marketing têm diferentes perfis de clientes, cada qual com suas respectivas demandas. Isso pode ser muito útil para aumentar seus conhecimentos na aplicação de estratégias de marketing digital em diferentes situações.

Além disso, o contato com outros profissionais de marketing digital mais experientes ajuda bastante no crescimento profissional de quem está iniciando na carreira. Mas para que você possa ser bem sucedido ao trabalhar em uma agência de marketing digital é preciso ter certas características, como foco em atingir metas, trabalhar bem em equipe, ser criativo e versátil. 

No entanto, para desempenhar um bom trabalho em uma agência de marketing digital é essencial ter um bom notebook, que possa suprir as demandas do seu trabalho com agilidade. Por isso, não deixe de conferir quais são os Melhores Notebooks de 2022.

SEO

Atuar na área de SEO é uma ótima oportunidade para quem está pensando em como começar a trabalhar com marketing digital. SEO é a sigla em inglês para otimização de mecanismos de busca (como o Google).

Essa otimização tem o objetivo de melhorar o posicionamento de um site ou blog, para que consiga ser acessado entre os primeiros resultados de uma pesquisa, trazendo mais audiência e potenciais clientes para uma empresa ou marca. Visto que a maioria das pessoas usa a internet para pesquisar sobre produtos e serviços, o SEO é fundamental dentro das estratégias de marketing digital. 

Para que essa otimização possa ser eficaz, o profissional de SEO precisa pesquisar quais são as palavras-chave mais buscadas no momento, encaixar essas palavras dentro do texto, formatar o texto para que ele seja bem posicionado, dentre outras técnicas de otimização. Se você gosta de pesquisar, analisar dados e buscar sempre os melhores resultados, a área de SEO é uma ótima opção.

YouTube

Ao pensar em como começar a trabalhar com marketing digital, o Youtube é uma boa alternativa. O Youtube é a plataforma de vídeos mais acessada no mundo, de modo que a maioria das empresas usam vídeos em suas estratégias publicitárias. Os vídeos são poderosas ferramentas de comunicação, porque conseguem prender a atenção, emocionar e até influenciar na decisão de compra do espectador. 

Para criar bons vídeos para o Youtube você precisa saber escrever um bom roteiro, com criatividade, usando gatilhos mentais, storytelling e outras ferramentas de persuasão. Depois da gravação é preciso editar o material de maneira direcionada ao público-alvo escolhido. 

O trabalho de marketing digital no Youtube também envolve analisar métricas de resultados e tendências dentro da plataforma. Para ser um bom profissional de marketing para o Youtube é necessário ter criatividade, foco, persuasão e habilidade com edição de vídeos. 

Landing page

Uma página de captura (landing page), tem o objetivo de conseguir leads (contatos de clientes em potencial) e converter vendas. Através de uma landing page é possível obter os contatos de uma pessoa (telefone ou e-mail). Para que ela forneça esses dados geralmente é oferecido um conteúdo de interesse dela, como um e-book. Através desse contato, é possível estreitar o relacionamento com o cliente em potencial, personalizando a abordagem e aumentando as chances de uma venda.

O profissional que cria e gerencia uma landing page precisa conhecer bem o público-alvo da empresa ou marca, para que possa ser específico em criar um tipo de conteúdo direcionado, que realmente convença a pessoa a fornecer seus dados de contato. 

Ter conhecimento sobre Inbound Marketing é essencial, para que a estratégia tenha objetivos claros e definidos, que de fato levem à venda. Assim, ao pensar em como começar a trabalhar com marketing digital focado em landing page, avalie se você é adaptável, criativo e persistente. 

E-mail marketing

Através do e-mail, um profissional de marketing digital pode manter uma comunicação direta com o lead, de maneira  personalizada. Outro aspecto positivo no e-mail é que ele tem um alcance seguro, o que torna possível saber com certeza se aquele conteúdo foi entregue ao destinatário e se a pessoa abriu a mensagem. O e-mail marketing é uma das formas de marketing digital que mais gera conversão em vendas e fidelização de clientes.  

O profissional especialista em e-mail marketing precisa avaliar que tipo de conteúdo e linguagem de comunicação pode dar mais resultado para cada lead, criar esse conteúdo e monitorar os resultados, usando ferramentas de análise. Se você é uma pessoa organizada, atenta, que gosta de trabalhar com metas e sabe analisar métricas, essa é uma ótima área para você que está pensando em como começar a trabalhar com marketing digital.

Como começar a trabalhar com marketing digital

Marketing Digital

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre cada área de atuação, é importante conferir algumas dicas práticas que serão muito úteis para que você consiga uma colocação no mercado e realize um bom trabalho. Confira!

Crie um bom currículo

Criar um currículo adequado é essencial. Destaque seus pontos fortes e habilidades, e deixe claro que você possui criatividade e boa disposição para trabalhar com marketing digital. Liste todos os cursos que fez e suas experiências profissionais.

Também é importante que seu currículo tenha diferenciais. Além de colocar todas as informações básicas, é interessante apostar em formatos mais inovadores, como currículos em vídeo, em cores e design diferenciados. Essa é uma boa dica para você que está planejando como começar a trabalhar com marketing digital. 

Tenha bons aparelhos eletrônicos em mãos

Ao avaliar como começar a trabalhar com marketing digital é preciso entender a necessidade de ter em mãos bons aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, notebooks, câmeras, etc. Você precisa obter equipamentos de boa qualidade, que suportem as tecnologias mais atuais e que tenham funcionalidades importantes, que você usará no seu dia a dia profissional. 

Analise os preços dos aparelhos e escolha aqueles que cabem em seu orçamento, mas que possuem qualidade reconhecida. Assim, você terá ferramentas que vão agilizar bastante seu trabalho. 

Trabalho em equipe é essencial

Ao pensar em como começar a trabalhar com marketing digital, também é importante refletir em como você trabalha em equipe. Trabalhar bem em equipe é essencial em todas as áreas do marketing digital. Se você escolher trabalhar em uma agência, será necessário trabalhar em conjunto com outros profissionais durante os projetos. Mesmo que escolha atuar em outras áreas do marketing digital, você sempre precisará trabalhar de acordo com as orientações do seu gestor ou cliente. 

Por isso, é necessário ter características que facilitem a comunicação interpessoal, como assertividade, paciência, saber ouvir, aceitar sugestões e também ceder. Dessa forma você conseguirá realizar um bom trabalho, evitando atritos desnecessários. 

Mantenha-se sempre atualizado

As áreas relacionadas ao marketing digital mudam com bastante rapidez, em vista do avanço da tecnologia. Ao planejar como começar a trabalhar com marketing digital é vital ter em mente que, para ser um profissional de sucesso, é necessário manter-se sempre atualizado. 

Algo que ajuda é estar sempre atento, procurando novidades dentro da sua área de atuação, como livros, newsletter, vídeos e posts no Linkedin. Também pode ser útil seguir influenciadores digitais focados em marketing digital.

Depois de se informar, busque colocar essas informações em prática no seu trabalho e troque ideias com outros profissionais. Crie o hábito de se manter sempre bem informado sobre o seu ramo de atuação.

Use as redes sociais em seu favor

As redes sociais são ótimas ferramentas ao buscar uma vaga na área de marketing digital. Muitas empresas anunciam esse tipo de vagas através de posts em seus perfis ou em grupos do Facebook. Outras empresas usam o Linkedin para prospectar candidatos.

De modo que, se você está pensando em como começar a trabalhar com marketing digital, deve ter um perfil bem completo e ativo nas principais redes sociais. Procure seguir páginas e grupos que estejam relacionados à sua área de interesse dentro do marketing digital. Assim você aproveitará todas as oportunidades para se candidatar às melhores vagas. 

Tenha boas análises e soluções de problemas

Se você está planejando como começar a trabalhar com marketing digital, é essencial ter em mente a importância de saber fazer uma boa análise e resolver problemas. De acordo com cada área de atuação é preciso fazer uma análise de métricas adequada. Avaliar números e resultados é fundamental para descobrir se as estratégias estão tendo resultados. Essa análise também vai ajudar na hora de mudar pontos da sua estratégia.

Para que você possa desenvolver ou aprimorar essas habilidades, é preciso estudar conteúdos relacionados à sua área do marketing digital. Outra coisa que ajuda é ouvir relatos de outros profissionais. Assim você saberá fazer boas análises e solucionar problemas em seu dia a dia profissional.

Faça networking

Networking é a construção de uma boa rede de relacionamentos profissionais. Essa é uma das ferramentas mais importantes que um profissional de marketing digital pode ter, visto que possibilita a criação de bons relacionamentos com outros profissionais, promove a sua imagem profissional e permite maiores oportunidades de emprego, Aprender a fazer networking é algo muito importante ao planejar como começar a trabalhar com marketing digital. 

Para fazer um bom networking, procure se aproximar de profissionais que têm relação com sua área de atuação dentro do marketing digital, através da participação em feiras e eventos, entrevistas de emprego, redes sociais, etc. 

Procure conversar sobre assuntos profissionais de maneira dinâmica e descontraída, assim poderá contar um pouco sobre a sua trajetória profissional. Ter essa rede de contatos irá colaborar muito com a ascensão de sua carreira. 

Acompanhe tendências do mercado

A área de marketing digital exige que o profissional seja muito adaptável. É preciso agilidade para acompanhar as tendências do mercado, para não ficar atrás dos concorrentes e não perder oportunidades de negócio.

As tendências no mercado digital variam de acordo com cada área, por isso, é importante que você reserve tempo para estudar as tendências dentro da sua área de atuação, sempre avaliando como usar essa informação em seu trabalho. 

Seja criativo

Em qualquer área do marketing digital é preciso ter criatividade. Através da criatividade é possível criar estratégias diferenciadas, que realmente possam influenciar o público-alvo de uma marca. Além disso, o profissional criativo tem maior facilidade em achar novos caminhos para a resolução de problemas dentro de um negócio.

Ao buscar aprender como começar a trabalhar com marketing digital, tenha sempre em mente que é fundamental que você estimule a sua criatividade. Procure sempre pensar fora da caixa, leia bastante e nunca deixe de estudar. Assim você irá desenvolver essa qualidade cada vez mais.

Quais equipamentos são essenciais para trabalhar com marketing digital ?
Marketing Digital

Businesspeople meeting plan analysis graph company finance strategy statistics success concept and planning for future in office room.

Ao avaliar como começar a trabalhar com marketing digital, é importante ter em mente quais equipamentos eletrônicos você precisa adquirir, visto que são essenciais para a realização de um bom trabalho. Observe quais são eles. 

Notebooks

Ter um bom notebook é fundamental para o trabalho em qualquer área do marketing digital. Visto que ele é um computador leve e portátil, pode ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Você poderá usar os softwares e arquivos que precisar, de maneira ágil e eficiente. Por isso, um bom notebook é tão importante.

No entanto, é preciso adquirir um notebook de qualidade, que suporte as tecnologias mais recentes e tenha uma boa memória interna, para rodar programas com agilidade. Por isso, confira quais são os Melhores Notebooks para Trabalho, e adquira um bom equipamento. 

Tablets

Visto que um tablet é um dispositivo pessoal fino e leve, ele é muito útil para você que está planejando como começar a trabalhar com marketing digital. Você pode levá-lo a reuniões de trabalho, entrevistas de emprego, eventos e workshops, tendo acesso às plataformas digitais, arquivos, e-mails, e-books e aplicativos de videoconferência. 

Todas essas funcionalidades são bastante úteis na realização do seu trabalho, seja qual for a sua área específica. Assim, não deixe de dar uma olhada nos melhores tablets e adquira um moderno e com múltiplas funções.

Celular

Ter um celular é indispensável para seguir uma carreira no marketing digital. Assim, se você está pensando em como começar a trabalhar com marketing digital, avalie a necessidade de obter um bom aparelho. Um smartphone cabe no bolso, sendo muito prático. Ele possibilita que você faça e receba chamadas, facilitando a comunicação com sua equipe de trabalho, cliente ou gestor. 

Outra funcionalidade muito útil do celular são os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, que promovem uma comunicação rápida entre os profissionais envolvidos em um projeto. Além disso, você poderá ter acesso fácil às redes sociais, aplicativos e agendas, usando o melhor modelo para o seu dia a dia profissional.  

Smartwatch

Ao pensar em como começar a trabalhar com marketing digital, verifique a possibilidade de adquirir um smartwatch. Smartwatch é um relógio digital que possui diversas outras funcionalidades. Através dele é possível receber notificações e alertas de compromissos, ler mensagens, enviar fotos, vídeos e documentos, bem como acessar as redes sociais.

A praticidade é um ponto forte do smartwatch. Você coloca seu relógio no pulso e pode ter acesso rápido a tudo que precisa em seu trabalho, em qualquer lugar. Dessa forma, ele é um dos dispositivos que serão imensamente úteis em sua rotina diária. Se tem interesse em facilitar a comunicação e acesso do seu trabalho, dê uma olhada nos melhores Smartwatches de 2022.

Dicas para trabalhar com marketing digital

Se você está planejando como começar a trabalhar com marketing digital, certamente deseja seguir alcançando metas e tendo sucesso profissional a longo prazo. Confira a seguir dicas valiosas que vão te ajudar em sua jornada. 

Tenha um portfólio

Portfólio é um acervo online com os melhores trabalhos que você já realizou. Para montar seu portfólio, escolha os trabalhos que considera mais significativos, que demonstram suas competências e/ou resultados. Assim, quando um empregador ou cliente acessar seu portfólio, ele terá uma noção clara de suas habilidades, na prática. 

Se você ainda não tem trabalhos realizados, uma dica é criar  projetos fictícios, que demonstrem suas principais habilidades. Para criar seu portfólio, você poderá usar plataformas digitais como sites, blogs ou redes sociais.  Dessa forma, você terá como comprovar suas competências profissionais quando for solicitado, o que facilitará demais que você encontre uma vaga adequada.. 

Procure se especializar em alguma área

Ao pensar em como começar a trabalhar com marketing digital, é importante refletir sobre qual área específica você tem interesse em se especializar: produção de conteúdo, SEO, e-commerce, etc. Um profissional especializado, que domina alguma área do marketing digital é muito valorizado, e geralmente recebe excelentes ofertas de emprego, com um ótimo salário. 

Escolha a área que seja mais adequada ao seu perfil, qualidades pessoais e preferências. Poderá então fazer vários cursos focados nessa área, e também buscar uma mentoria. Assim, ao passo que você ganha conhecimento e experiência, você vai se tornar um profissional disputado dentro do seu ramo. 

Construa sua presença online

Ao planejar como começar a trabalhar com marketing digital é importante entender a necessidade de construir uma boa presença online. Ter uma boa presença online significa estar visível e ter voz ativa, especialmente nas redes sociais mais relevantes em sua área. 

Isso gera credibilidade e permite que seus potenciais clientes ou empregadores o encontrem, tenham acesso fácil ao seu portfólio e conheçam suas habilidades e ideias. Assim, busque construir e manter sua presença online.

Aprenda com seus erros

Ao planejar como começar a trabalhar com marketing digital, é importante ter em mente que você vai cometer erros em sua vida profissional. Nas áreas relacionadas ao marketing digital isso é ainda mais provável, visto que geralmente as estratégias precisam ser colocadas à prova por meio de tentativas. 

De modo que, ao tentar uma nova estratégia de marketing digital, existe a possibilidade de um resultado insatisfatório. Assim, em vez de se frustrar, tente encarar o erro como aprendizado. Mentalize a lição aprendida e a use em próximos projetos. Dessa forma você vai ganhar experiência e crescerá como profissional. 

Não deixe de aprender

É importante nunca deixar de investir em treinamento e qualificação pessoal. O aprimoramento constante o ajudará a evoluir com mais rapidez dentro do marketing digital. 

Outra coisa que ajuda muito no crescimento é aceitar sugestões de outros profissionais. Pensar a respeito disso o ajudará a corrigir pontos em seu trabalho que deixam a desejar. Desse modo, você conseguirá evoluir como profissional de marketing digital de maneira constante.

Encontre mentores

É importante ter bons mentores, ao passo que você planeja como começar a trabalhar com marketing digital. Os mentores são profissionais mais experientes em sua área de atuação, que podem oferecer conhecimento e orientação, indicando os melhores caminhos para que você atinja seus objetivos profissionais. 

Seus mentores podem ser profissionais com os quais você trabalha, ou podem ser mentores especializados, que são influenciadores digitais. Ao encontrar um mentor, esteja determinado a prestar atenção ao seu conteúdo e tirar suas dúvidas com ele. Assim você aproveitará de modo pleno essa mentoria.

Obtenha experiência

Se você está aprendendo como começar a trabalhar com marketing digital, uma excelente estratégia para obter experiência é criar seu próprio site, blog ou postar conteúdo nas redes sociais. Dessa forma você pode praticar o que aprendeu em seus cursos e obter experiência. 

Além disso, esse projeto pessoal pode ser mostrado a possíveis empregadores, demonstrando que você sabe planejar e realizar um projeto na sua área, sendo uma boa vitrine do seu trabalho. 

Invista em eventos

Eventos são bastante importantes na área de marketing digital. Alguns tipos de eventos são: congressos, palestras, conferências, workshops, webinars, etc. Geralmente o conteúdo pode focar na apresentação de novidades na área, atualizações e especializações sobre determinado tema, bem como entrevistas ou sessões de mentoria. 

Além de serem meios de aprendizado e enriquecimento profissional, os eventos oferecem uma excelente oportunidade para que você faça networking, conhecendo outros profissionais de sua área de atuação. Assim, ao planejar como começar a trabalhar com marketing digital, tenha em mente a necessidade de investir em eventos relacionados à sua área. 

Use as dicas de como começar a trabalhar com marketing digital e escolha uma área para entrar!

Aprender como começar a trabalhar com marketing digital é a porta de entrada para o mercado que mais cresce a cada dia. Atuar nessa área facilitará a sua colocação em uma boa empresa, com um salário satisfatório. Além disso, você se tornará um profissional muito valorizado no mercado e realmente realizado, tendo oportunidades constantes de crescimento em sua carreira.  

Portanto, use este artigo como guia para escolher sua área de atuação no marketing digital,  fazer um bom planejamento e realizar um excelente trabalho em seu dia a dia profissional. Que você consiga conquistar as melhores oportunidades possíveis no mercado digital e também o tão sonhado reconhecimento profissional! 

Esse conteúdo foi produzido pelo Portal de Notícias Portal Vida Livre em parceria com a Fresh Lab.

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks