Quanto custa uma Campanha de Marketing Digital?

Afinal, quanto custa uma Campanha de Marketing Digital? O preço é uma das maiores dúvidas dos empresários e empreendedores. É preciso compreender e incluir no planejamento anual para garantir um bom fluxo de leads para o seu negócio.

Basicamente o valor de uma Campanha de Marketing Digital está associado à quantidade de profissionais envolvidos e suas respectivas horas de trabalho. Por isso, antes de falar sobre o valor de uma campanha digital, vamos analisar as etapas e profissionais envolvidos nas campanhas executadas aqui na Fresh Lab.

Quais são as etapas de uma Campanha Digital?

Imersão e Briefing

É o começo da nossa jornada. Nesta etapa, o time de planejamento visita pessoalmente a empresa ou faz uma conferência (quando estamos distantes) para conversar com todos os envolvidos no comercial da empresa. É uma forma de garantir que teremos todas as informações sobre a empresa, seu público, mercado e concorrentes. Todas as informações colhidas são compiladas num documento chamado briefing, que servirá de base para o planejamento da campanha.

Planejamento

Assim que o briefing é finalizado, imediatamente o planejamento é iniciado (isso até rimou). Ninguém executa nenhuma ação antes de ter um bom planejamento. É nesta etapa que afiamos o machado e definimos um norte, com objetivos bem determinado. É um documento extenso e bem detalhado, que é dividido em 4 partes:

Diagnóstico Digital

Análise detalhada de todos os canais digitais da empresa, redes sociais, sites, landing pages, e-mails e scripts de nutrição de leads. Todos os pontos fracos, que possam dificultar ou causar algum ruído nas conversões são pontuados para serem melhorados. Nesta etapa também cuidamos de analisar todas as métricas de ações anteriores para compreender o que foi feito, quais estratégias funcionaram e também o que não funcionou bem. Isso é muito importante, pois assim conseguimos manter as boas estratégias e evitar erros cometidos no passado.

Análise de Concorrentes

Não adianta tentar reinventar a roda. Analisar seus concorrentes é muito importante para compreender quais as estratégias que trazem mais retorno e aplicar estes insights na sua campanha. Convenhamos, eles já dedicaram muito tempo e recursos para descobrir o que converte mais, não faz sentido ignorar isso. Assim, iniciamos a campanha com maiores chances de acerto e reduzimos o tempo de maturação. Todos os pontos importantes, identificados nesta análise são apresentados no planejamento e melhorados durante a execução da campanha.

Definição de Personas

Nesta etapa cuidaremos de definir todas as personas de seu negócio para que possamos elaborar as estratégias adequadas para cada um, para impactá-las com os argumentos certos nos canais em que estão presentes durante sua jornada de compra. Confira mais detalhes sobre a definição de personas em nosso blog.

Plano de Ação

Por fim, o planejamento apresenta também o plano de ação, onde determinamos tudo o que será feito na campanha, tipos de anúncios, conteúdos, peças, frequência, tom de comunicação e canais de atuação. É uma forma clara de compreender todo o cronograma do projeto, objetivos que pretendemos atingir e métricas que serão analisadas para mensurar o desempenho das nossas ações.

Setup

Logo em seguida é a equipe de setup que assume. Sua responsabilidade é configurar e adequar todos os seus canais digitais para que possamos colocar a campanha para rodar. Além disso, a equipe de setup tem como responsabilidade criar um Dashboard para concentrar todas as métricas da campanha, que poderão ser mensuradas em tempo real numa única tela. Bacana não é? Esta equipe é formada pela Analista de Performance, Gerente e Analista de sua conta.

Execução

Feito o setup, podemos colocar a campanha na estrada. Agora quem assume é o analista e gerente de sua conta, que fica responsável por garantir a boa execução do planejamento, fazer contato frequente contigo para aprovação de peças, conteúdos e estratégias, bem como lhe manter a par do andamento e performance da campanha.

O gerente de sua conta cuidará também de solicitar todas as peças para nossos designers, os conteúdos para os nossos redatores, as otimizações para nosso analista de SEO, bem como planejar e publicar todos os anúncios. Ah sim, ele também ficará online pelo WhatsApp para esclarecer qualquer dúvida, sempre que precisar!

Monitoramento, Otimização e Performance

Esta é mais uma atividade do gerente de contas que, juntamente com o nosso analista de performance, fará o monitoramento periódico das ações e métricas. Nesta etapa o gerente de sua conta e nossa analista de performance cuidarão de acompanhar diariamente a evolução de sua campanha, mensurar as métricas de desempenho e executar testes A/B para garantir não apenas uma boa execução, mas resultados em vendas e performance para a sua empresa.

Ufa, olha só quantas pessoas se envolvem em sua campanha, aqui na Fresh Lab são ao menos 8 profissionais. E não estamos falando de estagiários não, nossa equipe é formada por profissionais muito experientes na área. Definitivamente não é uma equipe barata.

Valor de Campanha Digital x Qualidade

Outro ponto importante que precisamos ressaltar é a qualidade da campanha e cumprimento de prazos. Para que uma campanha seja bem executada é necessário envolver talentos diferentes, cada qual com a sua especialidade. Isso garante qualidade no que está sendo feito e, quando bem gerenciado, evita atrasos e retrabalho.

Este é um problema muito comum em agências, empresas ou profissionais que tocam sozinhos todas as etapas de uma campanha. Além de ficarem sobrecarregados, gerando atraso e queda de qualidade, é muito difícil reunir todos os conhecimentos necessários num único profissional: planejamento, design, web design, redação, seo, links patrocinados, mídia programática, social media, performance e muito mais. Portanto, este fator também está associado ao valor dos honorários de agências que prezam por prazo e qualidade.

Quais ferramentas utilizar no Marketing Digital?

Boas ferramentas são fundamentais para a execução de campanhas digitais (olha, rimou também). Não podemos deixar de mencionar a importância das ferramentas necessárias para executar adequadamente todas as suas ações de Marketing Digital. Ferramentas para gestão de campanhas, agendar publicações, Ads, SEO, SEM, mídia programática, nuvem, design, banco de imagens e tudo o que for necessário para garantir qualidade e agilidade nas suas ações.

É um investimento alto, mas obrigatório para agências que prezam por qualidade e agilidade. Portanto considere este valor ao compor o custo de uma campanha de marketing digital.

Mídia Paga

Por fim, e não menos importante, precisamos considerar também o investimento em Mídia Paga. Portanto quando se perguntar quando custa uma Campanha de Marketing Digital, considere este investimento que será feito diretamente no Google Ads para criar anúncios pagos ou nas Redes Sociais para impulsionar publicações. É um investimento à parte, que está associado com a estratégia e expectativa da campanha.

Normalmente os investimentos em mídia paga são direcionados para estratégias de curto prazo (conversão rápida), para impactar o público que já está nas etapas finais de sua jornada de compra, a etapa de desejo. O valor de investimento em mídia paga é determinado pela equipe de planejamento, que avaliará os custos para tocar as ações nos canais determinados. Quanto você vai investir em anúncios também está diretamente relacionado à quantidade de pessoas que serão atingidas por essas campanhas.

Então, quanto custa uma Campanha de Marketing Digital?

Falar de custo de campanha de marketing digital é bastante relativo, pois, como mencionamos acima, ele varia conforme o número de profissionais envolvidos e suas horas de trabalho. Estas horas de trabalho estão diretamente relacionadas às ações que serão executadas, que por sua vez são determinadas conforme a expectativa de retorno de cada cliente.

Existem empresas que desejam começar pequeno, com poucas ações e crescer progressivamente, neste caso as ações e profissionais envolvidos serão menores e, o custo da campanha de marketing digital consequentemente também. Em outros casos, a expectativa do cliente é alta, exigindo uma quantidade maior de ações e horas de serviço, aumentando o valor dos honorários da agência.

Desculpe se eu te frustrei ao não apresentar um custo de campanha de marketing digital exato. Utilizamos todo este conteúdo para lhe explicar que existem muitos fatores a serem considerados para elaborar um orçamento.

Não acreditamos em valores tabelados para qualquer empresa. Acreditamos em elaborar uma proposta sob medida para o seu negócio, alinhadas com os seus objetivos e expectativas. Fazemos isso sem compromisso nenhum, em apenas 24 horas.

Dúvida? Então clique aqui e compartilhe conosco as suas necessidades.

Um abraço
Fresh Lab – We Grow Together

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Autor

Guilherme Boni
Curitibano, CEO da Fresh Lab e formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, fundou a agência em 2008 com objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É especialista em SEO e performance, atuando em dezenas de campanhas digitais e no desenvolvimento de centenas de site e e-commerces.
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