Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Aqui no blog da Fresh, sempre nos perguntam quanto investir em tráfego pago. Entendemos que esse seria um assunto interessante para falar em nosso blog!
Para ter uma boa presença digital, as empresas – de todos os tamanhos, precisam dedicar tempo e esforço. Dentro de diversas possibilidades, a mídia paga, ou tráfego pago, são uma das formas mais rápidas de obter visibilidade e quem sabe, retorno.
Geralmente, nossos planejamentos de marketing digital incluem estratégias de tráfego pago. Isso porque, boa parte dos clientes que atendemos não tinha uma presença digital tão relevante, mas realmente precisavam de resultados rápidos. Pagar para qualquer rede faz com que você apareça de um dia para o outro, com um público segmentado.
Hoje em dia, é comum ouvirmos perguntas sobre quanto investir em mídia para obter resultados satisfatórios. Claro que isso depende muito do tipo de resultado que você está buscando e o produto ou serviço que vende.
Algumas campanhas tem resultado com R$150, outras precisam de investimentos acima de R$3.000. O valor do investimento em mídia pode variar também de acordo com a rede que você quer trabalhar. Então, qual seria um valor razoável de investimento por parte de uma empresa em estratégia de marketing? Veja algumas sugestões e exemplos.
Consideramos que, para obter resultados visíveis, uma empresa pode começar seu marketing digital pensando em investir no mínimo, R$600 em anúncios. Esse valor pode ter mais ou menos impacto em sua estratégia de Marketing. Pense que, se sua empresa não tem nem uma página no Facebook, os esforços serão maiores no início para atrair audiência, e então engajá-la.
Algo que é importante ter em mente é que o investimento em mídia é sempre proporcional à quantidade de pessoas que serão alcançadas por sua publicidade, independente do canal. Isso não quer dizer que se você investir mais, terá mais resultado. Significa apenas que, com mais investimento em mídia, você aparece para mais pessoas. A conversão depende muito do que está sendo promovido, página de destino, qualidade da conexão do usuário.
Atualmente, a rede social com menor valor por alcance é mesmo o Facebook. Contudo, entendemos que nem todos os negócios encontram clientes em potencial nesta rede. O Instagram tem um valor por engajamento maior, e é uma rede onde as taxas de interação são menores. Usuários mais exigentes, especialmente em relação à publicidade!
Redes como LinkedIn, Google Ads, Youtube e TripAdvisor, por exemplo, já exigem orçamentos maiores, pois seus usuários são mais qualificados. É possível até mesmo dizer que as probabilidades de conversão são maiores nestes canais, dependendo do público alvo.
O tráfego pago pode ser utilizado tanto para anúncios de venda como para promoção de conteúdo. Impulsionar um post de blog na página da empresa pode ser uma forma de entregar valor e aparecer para clientes em potencial. Na prática, quanto você vai investir não é tão determinante do que como você vai investir!
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.