O mundo dos negócios e o mundo pessoal de cada um já deixaram de estar separados há muito tempo. Agora, as estratégias utilizam as emoções humanas como ponto de conversão. Esse, é o caso do Marketing Emocional utilizado em campanhas para venda de produtos ou serviços.
Não dá para negar, a emoção é um dos principais fatores que auxiliam na tomada de decisões. Sejam elas boas ou ruins, mexer com o emocional de alguém é garantir que sua atenção seja toda sua. Diante disso, já conseguimos compreender o porquê das campanhas que mexem com o emocional serem as mais bem sucedidas.
Atualmente, o perfil do consumidor é outro, ele espera e tenta criar vínculos com as marcas das quais ele consome. Com isso, eles pretendem manter relacionamentos duradouros com essas empresas, pois já conhecem seus produtos. Para atrair clientes como esses, é preciso focar e acertar em um bom Marketing Emocional.
Hoje, iremos te guiar na direção certa, trazendo algumas das principais características, estratégias e benefícios dessa ação. Continue com a leitura do artigo a seguir e saiba como começar suas ações com foco no emocional. Ao final, queremos te convidar a conhecer um pouco mais sobre a Fresh Lab!
Sim, geralmente ações de marketing focadas em despertar emoções são as mais eficazes. Isso ocorre, pois mesmo depois de um tempo após ser impactado, o consumidor ainda irá sentir a emoção que a estratégia causou nele. Com isso, o consumidor tende a “dar” para aquela emoção, aquilo que ela está “pedindo”.
É nesse momento que o cliente toma sua decisão e, como esperado, realiza a compra ou contratação de serviços e produtos. Não dá para negar que essa conversão ocorre após a visualização de uma ação de Marketing Emocional. Contudo, acertar de primeira nem sempre é uma tarefa fácil.
Para te ajudar a entender a eficácia dessa estratégia, separamos abaixo alguns dos principais benefícios dessa ação. Confira cada um deles para entender melhor a importância de investir em ações cada vez mais voltadas para o emocional. Além disso, conferindo esses pontos, você já conhece os resultados que irá alcançar.
Se o Marketing Emocional é tão eficiente, quais são os benefícios que essa ação oferece à empresa? Primeiramente, é importante citarmos que a principal vantagem está na conversão. Mas, é claro que além das vendas, existem alguns outros benefícios que devem ser citados, como, por exemplo:
Investir em estratégias que mexam com o emocional dos consumidores é uma das melhores maneiras de construir uma boa relação. Além disso, já está comprovado que tais ações ajudam os consumidores a lembrarem de sua empresa. Se sua marca conseguir impactar positivamente o consumidor, então a lembrança será ótima.
O Marketing Emocional tem uma característica extremamente importante quando o assunto é vender: o desejo emocional. Digamos que sua empresa divulgue um produto que promete mais felicidade. Com toda certeza, muitas pessoas irão adquirir seu produto e, como resultado, ajudar sua empresa a vender mais.
Após adquirir um produto que mexeu com seu emocional, o consumidor tende a ficar mais perto da marca. Isso acontece, principalmente, pois o cliente anseia viver novamente a experiência positiva que presenciou. Ou seja, sua empresa consegue fidelizar clientes prontos para comprar novamente.
Para utilizar o Marketing Emocional de forma eficiente e realmente atingir os resultados que sua empresa precisa, é necessário seguir alguns pontos. Cada um desses pontos, visa auxiliar na conversão do usuário. Além disso, ter uma equipe de marketing digital será um diferencial e tanto na construção de sua estratégia.
Primeiro, é importante se atentar à narrativa de seu produto ou serviço, o famoso storytelling. Geralmente, são as narrativas as responsáveis por mexer com o emocional dos consumidores. Em seguida, utilize de alguns gatilhos mentais que causem curiosidade e o melhor, surpresa ao conhecer o que sua marca oferece.
Em terceiro, é importante saber para qual público você irá divulgar sua campanha de Marketing Emocional. Até porque, de nada adianta ter uma boa campanha se ela será divulgada ao público errado. Feito isso, é só prestar atenção e fazer boas escolhas no que diz respeito aos elementos criativos, peças e textos.
Para finalizar, busque ser verdadeiro, consumidores gostam de sentir a autenticidade da marca. Por isso, busque agir com recursos focados em resultados reais. Por fim, mas antes de iniciar, tenha uma agência de marketing digital experiente ao seu lado. Nessa etapa, você pode contar com a Fresh Lab!
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