Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Mas, afinal: O que são gatilhos mentais e como são utilizados em Inbound Marketing?
Você pode até não ter percebido ainda, mas tudo que você lê na internet foi pensado estrategicamente. Artigos de blog, posts em redes sociais, até mesmo vídeos são construídos através de técnicas. Tais estratégias visam chegar a um objetivo específico com quem está consumindo o conteúdo.
Os objetivos são muitos e vão desde te levar a fazer uma inscrição, até comprar um determinado produto. Mas é claro que para chegar a isso, é preciso planejamento e técnicas de persuasão. No artigo de hoje, produzido pela FreshLab, iremos te mostrar os principais gatilhos mentais utilizados em Inbound Marketing. Bora lá?
Como o próprio nome já nos dá uma ideia, essas técnicas visam despertar algum comportamento. Dessa forma, é preciso utilizar algumas frases ou estratégias que sejam gatilhos. Tais sensações, podem ser tanto boas, quanto ruins. Tudo irá depender de qual é o objetivo por trás da utilização delas.
Se queremos passar uma ideia de que algo é negativo, por exemplo, podemos fazer isso despertando sensações ruins. Ou seja, falamos sobre algo que é uma dificuldade, situações difíceis, entre outras coisas. Agora, se o objetivo é ser positivo, então iremos falar sobre benefícios e vantagens. Mas, e o Inbound Marketing?
Para conseguirmos explicar melhor o que são gatilhos mentais, precisamos falar sobre Inbound Marketing. Basicamente, essa ação visa produzir conteúdos gratuitos e informativos. Assim, empresas de todo o mundo falam sobre seus serviços e produtos. Mas, é claro que elas possuem um objetivo por trás disso: vender.
É exatamente nesse momento que os gatilhos entram em ação. Isso porque, para alcançar essas vendas, é preciso técnica. Assim, utilizar estratégias que ajudem o consumidor a finalizar sua jornada de compras é essencial. Durante a produção dos materiais, alguns gatilhos mentais são utilizados. Mas, vejamos quais são eles:
Quando falamos nessa estratégia, existem muitos exemplos que podem ser citados. Cada um possui um objetivo específico e, por isso, age de maneira única. Confira abaixo, os principais gatilhos utilizados em estratégias de Inbound Marketing:
A escassez é uma das estratégias mais utilizadas na hora de vender produtos. Isso porque, com frases como “estoque limitado”, o sentimento de perda é incitado. Assim, o consumidor tende a fazer a compra por medo de ficar sem o produto. Outras fases como “corre que já tá acabando” também são muito utilizadas.
A urgência é um dos gatilhos mentais também muito vistos por aí. Essa estratégia visa realizar vendas através de promoções de tempo limitado. Um exemplo, são os produtos que possuem “frete grátis comprando nas próximas 2 horas”. Com frases como essa, consumidores acabam agindo de maneira mais impulsiva.
Não precisa nem ser um expert no assunto para saber que empresas que apresentam credibilidade são sempre as primeiras opções. O mesmo ocorre com marcas famosas. Esse gatilho funciona através da confiança na empresa e em seus produtos. Sendo assim, demonstrar autoridade provoca confiança e vende!
Sabe quando você, em troca de um material rico ou algo assim, oferece seus dados à uma empresa? Essa estratégia é um dos gatilhos mentais também muito utilizados. Nele, há uma troca, ou seja, de fato a reciprocidade entre cliente e empresa. Tal estratégia é vista em páginas de downloads, por exemplo.
Não dá para negar, um dos maiores desejos dos seres humanos é ser aceito em um determinado ambiente ou comunidade. Sabendo disso, a prova social age tentando convencer o consumidor de que o produto irá ajudar ele nisso. Tal estratégia é muito vista em frases como “faça parte da galera”, ou “somente para os melhores”.
Já deu para perceber como os gatilhos mentais funcionam, né? Agora, tudo que você precisa fazer é contar com um serviço especializado em Inbound Marketing. Assim, os conteúdos de sua empresa irão não somente informar, como vender! Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Continue aqui no blog da FreshLab e leia também:
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.