Calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma das maiores preocupações de equipes de marketing. Afinal, essa métrica é responsável por indicar se as campanhas estão trazendo os resultados esperados ou se estão dando prejuízo para a empresa.
No entanto, o que muita gente não sabe, é que é possível calcular o ROI utilizando ligações telefônicas. A grande maioria dos negócios analisa o cenário geral das ações de marketing mensurando sua efetividade somente com base na receita gerada. Porém, ao olhar exclusivamente para o telefone, é possível obter mais detalhes sobre o sucesso das suas campanhas.
Hoje, a gente preparou o passo a passo para calcular o ROI com base nas suas ligações telefônicas. Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos entender o que é a taxa de retorno sobre o investimento e como normalmente ela é feita em estratégias padrão.
A taxa de retorno sobre o investimento, mais conhecida como ROI, identifica quanto a empresa perde ou ganha no investimento feito em diferentes canais. Ela é fundamental para que os times saibam qual o resultado final de cada ação realizada.
Assim, a empresa consegue mapear quais investimentos valem a pena, além de ter insights sobre como otimizar ainda mais aqueles que estão trazendo bons resultados.
Esses números são extremamente importantes, pois ajudam você a avaliar o impacto das campanhas nos resultados da empresa. Por fim, com base no ROI é que você poderá planejar novas metas. Mas, agora, se baseando em resultados mais claros.
Além disso, essa métrica te ajuda a economizar recursos ao investir nas ações. Afinal, os anúncios e campanhas com menor desempenho podem ser descartados ou otimizados a partir dos números trazidos pelo ROI.
Para calcular o retorno sobre o investimento, basta fazer uma conta simples:
ROI = (receita gerada – custos) / custos
Calma! Na prática é mais fácil do que parece.
Digamos que a sua empresa faturou R$100.000. Para alcançar esse faturamento, foram investidos R$15.000 em ações de marketing. Ou seja:
ROI = (100.000 – 15.000) / 15.000
ROI = 5,6
Neste exemplo, o Retorno Sobre o Investimento foi de 5,6 vezes o investimento inicial. Também é possível multiplicar esse valor por 100 e ter seu resultado em porcentagem, ou seja, aproximadamente 560%.
Calcular o ROI é uma tarefa bem simples, né?
Mas além de fazer esse cálculo, é preciso entender que seus resultados não são exatos. Essa fórmula tem algumas limitações, como o fato de não considerar a duração do investimento, as flutuações de valor devido à inflação e a sazonalidade, por exemplo.
Por isso, existem algumas considerações que devemos fazer ao realizar essa conta e, principalmente, na hora de analisar seus resultados. Uma forma de fazer isso acontecer, é filtrando por áreas, por canais ou por projeto. Abaixo, você vai conhecer como aplicar essa métricas nas ligações telefônicas do seu negócio.
Agora, vamos aprender juntos a mensurar o ROI com base nos Leads Telefônicos. A partir da aplicação dessa estratégia, você terá ainda mais precisão sobre a efetividade das suas estratégias.
O uso de números-máscara é um passo importante para a mensuração do ROI das ligações. Eles são números diferentes, mas que redirecionam para a mesma linha. Assim, você pode colocar um número diferente para cada campanha ativa. Dessa forma, é possível mapear quais ações estão trazendo mais ligações e quais estão sendo pouco efetivas.
Imagine que você está investindo em três ações simultâneas: no Google Ads, na TV e no Facebook. Ao colocar um número máscara em cada canal, você consegue identificar com exatidão o número de chamadas de cada um deles.
Além disso, com uma plataforma de Call Tracking, por exemplo, é possível saber quantas dessas chamadas foram convertidas em vendas e, ainda, o valor das oportunidades.
A análise é uma parte crucial para que o cálculo do ROI não seja em vão. Olhar para os dados certos e saber o que fazer com eles é fundamental. E quando falamos em estratégias que envolvem as ligações telefônicas, essa análise se torna ainda mais importante.
Afinal, os leads telefônicos têm um maior senso de urgência. Quando temos pressa, pegamos o telefone. Agora, se não temos urgência, optamos por chatbots ou pelo WhatsApp. Ou seja, os clientes que vêm pelo telefone são leads mais quentes.
Agora, se os leads telefônicos convertem mais, é provável que as ligações telefônicas tenham o ROI mais elevado do que outras estratégias. Por isso, ignorar o potencial do telefone pode ser um grande tiro no pé.
Nesse sentido, você também pode utilizar tecnologias como o Call Tracking. É essa plataforma que vai unir todas as informações relevantes sobre o seu atendimento e ações de marketing. O que é fundamental para o cálculo preciso do seu retorno sobre o investimento.
Por fim, o último passo para o cálculo do retorno sobre o investimento é a interpretação de dados. Esse é o momento de colocar a mão na massa e identificar com base nos números o ROI das suas ações.
Agora que você tem um parâmetro geral sobre cada campanha e qual o impacto delas no fluxo de ligações, fica mais fácil mensurar a receita gerada a partir das ações do seu time.
Imagine que, no período de um mês, a equipe focou em três canais (TV, Google Ads e Facebook). O valor total investido foi de R$15.000 reais, dividido igualmente entre as três campanhas (5.000 para cada). No final da campanha, foram gerados R$50.000 em vendas.
Isso significa que o ROI geral da campanha foi de, mais ou menos, 2,3 vezes o valor investido, certo?
Mas isso não significa que o ROI de cada um dos anúncios, individualmente, foi o mesmo.
Digamos que você foi atrás dos números gerados pelo Call Tracking. Ali, você identificou que os anúncios desempenharam da seguinte forma:
Ao olhar para os números, você vai perceber que os anúncios na TV trouxeram prejuízo. Enquanto isso, o Google Ads e o Facebook tiveram um desempenho semelhante, mas o Facebook recebeu mais do que o dobro de ligações. Esses números podem indicar que, mesmo trazendo bons resultados, a campanha na rede pode ter sido direcionada ao público errado, que ligou, mas que não estava pronto para venda.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender como fazer e a importância de calcular o ROI das suas ações.
Para ter mais assertividade nas campanhas, conte com uma equipe especializada em Marketing Digital, assim como a Fresh Lab.
Este conteúdo foi desenvolvido pela PhoneTrack, a empresa líder no Brasil em soluções em Call Analytics e Dados de voz. Clique aqui para saber mais.