Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma das maiores preocupações de equipes de marketing. Afinal, essa métrica é  responsável por indicar se as campanhas estão trazendo os resultados esperados ou se estão dando prejuízo para a empresa.

No entanto, o que muita gente não sabe, é que é possível calcular o ROI utilizando ligações telefônicas. A grande maioria dos negócios analisa o cenário geral das ações de marketing mensurando sua efetividade somente com base na receita gerada. Porém, ao olhar exclusivamente para o telefone, é possível obter mais detalhes sobre o sucesso das suas campanhas.

Hoje, a gente preparou o passo a passo para calcular o ROI com base nas suas ligações telefônicas. Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos entender o que é a taxa de retorno sobre o investimento e como normalmente ela é feita em estratégias padrão.

O que é ROI e por que calcular?

 

Call Tracking

A taxa de retorno sobre o investimento, mais conhecida como ROI, identifica quanto a empresa perde ou ganha no investimento feito em diferentes canais. Ela é fundamental para que os times saibam qual o resultado final de cada ação realizada.

Assim, a empresa consegue mapear quais investimentos valem a pena, além de ter insights sobre como otimizar ainda mais aqueles que estão trazendo bons resultados.

Esses números são extremamente importantes, pois ajudam você a avaliar o impacto das campanhas nos resultados da empresa. Por fim, com base no ROI é que você poderá planejar novas metas. Mas, agora, se baseando em resultados mais claros.

Além disso, essa métrica te ajuda a economizar recursos ao investir nas ações. Afinal, os anúncios e campanhas com menor desempenho podem ser descartados ou otimizados a partir dos números trazidos pelo ROI.

Como calcular o Retorno Sobre o Investimento?

Para calcular o retorno sobre o investimento, basta fazer uma conta simples:

ROI = (receita gerada – custos) / custos

Calma! Na prática é mais fácil do que parece.

Digamos que a sua empresa faturou R$100.000. Para alcançar esse faturamento, foram investidos R$15.000 em ações de marketing. Ou seja:

ROI = (100.000 – 15.000) / 15.000

ROI = 5,6

Neste exemplo, o Retorno Sobre o Investimento foi de 5,6 vezes o investimento inicial. Também é possível multiplicar esse valor por 100 e ter seu resultado em porcentagem, ou seja, aproximadamente 560%.

Calcular o ROI é uma tarefa bem simples, né?

Mas além de fazer esse cálculo, é preciso entender que seus resultados não são exatos. Essa fórmula tem algumas limitações, como o fato de não considerar a duração do investimento, as flutuações de valor devido à inflação e a sazonalidade, por exemplo.

Por isso, existem algumas considerações que devemos fazer ao realizar essa conta e, principalmente, na hora de analisar seus resultados. Uma forma de fazer isso acontecer, é filtrando por áreas, por canais ou por projeto. Abaixo, você vai conhecer como aplicar essa métricas nas ligações telefônicas do seu negócio.

Como calcular o ROI utilizando ligações telefônicas?

 

Calcular ROI

Agora, vamos aprender juntos a mensurar o ROI com base nos  Leads Telefônicos. A partir da aplicação dessa estratégia, você terá ainda mais precisão sobre a efetividade das suas estratégias.

1. Utilize números-máscara

 O uso de números-máscara é um passo importante para a mensuração do ROI das ligações. Eles são números diferentes, mas que redirecionam para a mesma linha. Assim, você pode colocar um número diferente para cada campanha ativa. Dessa forma, é possível mapear quais ações estão trazendo mais ligações e quais estão sendo pouco efetivas.

Imagine que você está investindo em três ações simultâneas: no Google Ads, na TV e no Facebook. Ao colocar um número máscara em cada canal, você consegue identificar com exatidão o número de chamadas de cada um deles.

Além disso, com uma plataforma de Call Tracking, por exemplo, é possível saber quantas dessas chamadas foram convertidas em vendas e, ainda, o valor das oportunidades.

2. Analise os números

A análise é uma parte crucial para que o cálculo do ROI não seja em vão. Olhar para os dados certos e saber o que fazer com eles é fundamental. E quando falamos em estratégias que envolvem as ligações telefônicas, essa análise se torna ainda mais importante.

Afinal, os leads telefônicos têm um maior senso de urgência. Quando temos pressa, pegamos o telefone. Agora, se não temos urgência, optamos por chatbots ou pelo WhatsApp. Ou seja, os clientes que vêm pelo telefone são leads mais quentes.

Agora, se os leads telefônicos convertem mais, é provável que as ligações telefônicas tenham o ROI mais elevado do que outras estratégias. Por isso, ignorar o potencial do telefone pode ser um grande tiro no pé.

Nesse sentido, você também pode utilizar tecnologias como o Call Tracking. É essa plataforma que vai unir todas as informações relevantes sobre o seu atendimento e ações de marketing. O que é fundamental para o cálculo preciso do seu retorno sobre o investimento.

3. Interprete os dados do ROI

Por fim, o último passo para o cálculo do retorno sobre o investimento é a interpretação de dados. Esse é o momento de colocar a mão na massa e identificar com base nos números o ROI das suas ações.

Agora que você tem um parâmetro geral sobre cada campanha e qual o impacto delas no fluxo de ligações, fica mais fácil mensurar a receita gerada a partir das ações do seu time.

Imagine que, no período de um mês, a equipe focou em três canais (TV, Google Ads e Facebook). O valor total investido foi de R$15.000 reais, dividido igualmente entre as três campanhas (5.000 para cada). No final da campanha, foram gerados R$50.000 em vendas.

Isso significa que o ROI geral da campanha foi de, mais ou menos, 2,3 vezes o valor investido, certo?

Mas isso não significa que o ROI de cada um dos anúncios, individualmente, foi o mesmo. 

Digamos que você foi atrás dos números gerados pelo Call Tracking. Ali, você identificou que os anúncios desempenharam da seguinte forma:

  • Da TV, foram 250 ligações geradas, que resultaram em R$3.000 de vendas  (Um ROI de -0,4);
  • Do Google Ads, foram 900 ligações, com o faturamento de R$25.000 em vendas (um ROI de 4);
  • O Facebook, por fim, gerou 2.050 ligações e R$22.000 de retorno (um ROI de 1,1);

Ao olhar para os números, você vai perceber que os anúncios na TV trouxeram prejuízo. Enquanto isso, o Google Ads e o Facebook tiveram um desempenho semelhante, mas o Facebook recebeu mais do que o dobro de ligações. Esses números podem indicar que, mesmo trazendo bons resultados, a campanha na rede pode ter sido direcionada ao público errado, que ligou, mas que não estava pronto para venda.

Tudo isso, na ponta do lápis, vai te trazer os insights certos para impulsionar o retorno sobre o investimento em suas campanhas.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender como fazer e a importância de calcular o ROI das suas ações. 

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