Tráfego pago para Advogados: o que é permitido e proibido?

Última atualização em: 05/06/2024

A internet hoje é uma das ferramentas mais potentes para quem deseja expandir seu negócio, inclusive quando falamos em advogados. 

O tráfego pago é uma das estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes potenciais. Mas, especificamente nesse caso, é importante entender as permissões e restrições estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Está em dúvidas? A gente te explica como fazer uso dessa estratégia de forma ética e eficaz para seu negócio.

O que é o tráfego pago?

O que é o tráfego pago?

Mas, afinal, o que é isso? O tráfego pago nada mais é que a prática de direcionar visitantes para um website por meio de anúncios pagos em plataformas online, como Google, Facebook, LinkedIn, por exemplo. 

Esses anúncios são mostrados para usuários levando em consideração critérios específicos, como: interesses, localização geográfica e como é o comportamento de navegação daquela pessoa na internet.

É por meio dele que possíveis leads vão encontrar conteúdos interessantes e que vão gerar identificação com as áreas que o seu escritório cobre.

Ou seja, ele pode fazer a conexão exatamente entre quem pode estar buscando por um especialista na área cível, com você, que já possui vários cases de sucesso nesse nicho. Legal, né?

Por que investir em tráfego pago?

Certo, você já entendeu o que é o tráfego pago. Mas, e quais são as vantagens para o seu negócio nesse caso?

Essa ação pode trazer uma série de benefícios para advogados e escritórios. Confira:

  • Aumento da visibilidade: os anúncios pagos geram um alcance de um público mais amplo e segmentado, o que proporciona maior visibilidade dos serviços oferecidos;
  • Geração de leads assertivos: com anúncios direcionados, pessoas que possuem interesse genuíno no seu escritório serão impactadas. Ou seja, são leads qualificados e com maior propensão de te contratar;
  • Mensuração de resultados: as plataformas de tráfego pago que citamos anteriormente oferecem métricas detalhadas, o que facilita entender o desempenho dos anúncios em tempo real, além de otimizar as campanhas com muito mais eficiência.

Como funciona o tráfego pago para advogados?

O tráfego pago para advogados funciona de maneira parecida com a de outras áreas, mas é preciso atenção com algumas considerações específicas. 

Os advogados podem criar anúncios para promover seus serviços, áreas de atuação, conteúdo informativo, eventos e muito mais. 

Mas, devem atender as regras e regulamentações estabelecidas pela OAB para evitar qualquer violação ética ou legal.

Quais são as regras estabelecidas pela OAB?

A OAB estabelece diretrizes éticas e restritivas para a publicidade de advogados para preservar a dignidade da profissão, além de garantir a igualdade de oportunidades entre os profissionais. 

Nesse caso, algumas das principais regras incluem:

  • Proibição de captação de clientela ou mercantilização da profissão;
  • Não veiculação de informações sensacionalistas, promocionais ou inadequadas;
  • Restrição à utilização de expressões superlativas ou comparativos que possam induzir o cliente a erro;
  • É estritamente proibido fazer referência a valores ou honorários cobrados;
  • Obrigatoriedade a identificação clara e precisa do advogado responsável pelo anúncio.

Nesse caso, é preciso tomar bastante cuidado com qual será a sua estratégia adotada! 

Por isso, contratar uma agência de marketing especializada em performance não é somente uma ótima pedida, mas também é a certeza de estar nas conformidades da legislação da OAB.

Dicas para um tráfego pago de sucesso!

A Fresh tem algumas dicas de “lambuja” para você garantir o sucesso de suas campanhas de tráfego pago. Confira!

Saiba quem é seu público-alvo

Entenda com quem você quer falar, ou seja, quem é o seu público-alvo. 

Dessa forma, você direciona seus anúncios para pessoas que estão procurando os serviços que está oferecendo.

Crie anúncios certeiros e verdadeiros

Além de ser uma questão ética, é uma das obrigatoriedades da OAB, portanto, invista em anúncios claros, informativos e honestos, fugindo de qualquer tipo de exagero ou sensacionalismo.

Defina um valor

Estabeleça um orçamento adequado para suas campanhas de tráfego pago e fique sempre de olho nos resultados para garantir um retorno positivo sobre o investimento.

É com esse acompanhamento que você poderá entender o que está dando certo e o que precisa ser redirecionado.

Essas são algumas orientações que vão te ajudar a respeitar as regras estabelecidas pela OAB, além de aproveitar ao máximo o potencial do tráfego pago para atrair novos clientes e expandir sua atuação no mercado jurídico.

A equipe Freshlab está pronta para te atender! Se você precisa de ajuda com a divulgação do seu escritório de advocacia, marque uma reunião com o nosso time comercial e conheça nossas soluções!

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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