Marketing digital para clínicas de estética: o que é permitido ou proibido?

Última atualização em: 05/06/2024

Investir em marketing digital não é mais um luxo, e sim, uma obrigação por parte das empresas que desejam crescer não somente na internet, mas também no bairro, na cidade e até no estado em que atuam.

Dados da Comscore de 2023 mostram que o Brasil é o terceiro país que mais possui redes sociais em todo o mundo, o que só reforça mais ainda a necessidade da presença dos pequenos, médios e grandes empresários nas plataformas.

Com a sua clínica de estética não é diferente! A Freshlab te dá algumas razões para você iniciar hoje mesmo essa construção, além de entender o que é permitido ou não dentro desse nicho em específico. Confira!

Por que investir em marketing digital em clínicas de estética?

Por que investir em marketing digital em clínicas de estética?

A competitividade no mercado de estética é acirrada, o que demanda das clínicas um posicionamento estratégico eficiente para alcançar sucesso. 

É nessa hora que o marketing digital entra como uma ferramenta poderosa para destacar o seu negócio e conquistar a atenção de potenciais clientes, além de fidelizar aqueles que já são seus consumidores. 

Com ações específicas, é possível direcionar mensagens com mais precisão para o público-alvo, aumentar a visibilidade e alcance, e consequentemente, a conversão de leads. 

Alguns dos meios mais utilizados são as redes sociais, blogs e e-mail marketing, fortalecendo um diálogo contínuo com seu público, além de oferecer conteúdo relevante e educativo sobre os serviços e procedimentos estéticos oferecidos. 

O que é permitido ou proibido em marketing de clínicas de estética?

E afinal, o que é permitido e o que não deve ser utilizado na divulgação da sua marca de estética na internet? A gente te conta abaixo. 

Consentimento via LGPD 

Com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tornou-se obrigatório que as clínicas de estética tenham o consentimento de seus clientes antes de utilizar seus dados pessoais para marketing. 

Dentro dessa legislação, há a inclusão de envio de e-mails promocionais, mensagens de texto ou qualquer outra forma de comunicação direta.

Cuidado com o uso da imagem dos clientes

Outro ponto de destaque é sobre as diretrizes éticas e legais, fundamental para que as clínicas respeitem a privacidade dos clientes e tenham sua autorização prévia antes de usar suas imagens no marketing, como no antes e depois dos procedimentos estéticos.

Portanto, se previna e tenha um formulário pronto para pedir a permissão (ou não!) do seu cliente. 

Só divulgue sua especialização se realmente tiver a devida formação

É proibida a divulgação de informações falsas ou enganosas sobre as qualificações, ou experiência da equipe da clínica. 

Nesse caso, qualquer alegação relacionada à especialização ou certificação deve ser precisa, autenticada e estar dentro de todas as normas estabelecidas pelas entidades reguladoras.

Atenção ao prometer resultados 

Segundo os princípios éticos da profissão, é essencial que as clínicas evitem promessas exageradas ou garantias de resultados específicos em procedimentos estéticos. 

O marketing deve ser baseado em informações precisas e transparentes, sem criar expectativas irreais nos pacientes.

Afinal, cada pessoa é única, da mesma forma como os resultados aplicados em cada procedimento. Portanto, não prometa aquilo que não será entregue!

Divulgação do código de formação 

Divulgação do código de formação 

Caso a clínica seja associada as entidades de classe, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é fundamental divulgar seu código de formação ou registro para garantir a credibilidade e confiança dos clientes.

O mesmo vale para os códigos de regulamentação dos profissionais que atuam no espaço, sejam eles dermatologistas, biomédicos, dentistas ou relacionados.

Mostrar valores ou promoções dos procedimentos 

A divulgação de valores dos procedimentos ou promoções precisa ser feita de forma clara, transparente e conforme as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores. 

Forneça todas as informações sobre os procedimentos, incluindo quais são os possíveis riscos e cuidados pós-tratamento. Dessa forma, os clientes podem tomar decisões conscientes e com responsabilidade.

Se você quer ajuda com a sua presença digital, a Freshlab pode te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe comercial e entenda mais dos nossos serviços.

Estamos prontos para elevar sua atuação online para outro patamar!

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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