Investir em marketing digital não é mais um luxo, e sim, uma obrigação por parte das empresas que desejam crescer não somente na internet, mas também no bairro, na cidade e até no estado em que atuam.
Dados da Comscore de 2023 mostram que o Brasil é o terceiro país que mais possui redes sociais em todo o mundo, o que só reforça mais ainda a necessidade da presença dos pequenos, médios e grandes empresários nas plataformas.
Com a sua clínica de estética não é diferente! A Freshlab te dá algumas razões para você iniciar hoje mesmo essa construção, além de entender o que é permitido ou não dentro desse nicho em específico. Confira!
A competitividade no mercado de estética é acirrada, o que demanda das clínicas um posicionamento estratégico eficiente para alcançar sucesso.
É nessa hora que o marketing digital entra como uma ferramenta poderosa para destacar o seu negócio e conquistar a atenção de potenciais clientes, além de fidelizar aqueles que já são seus consumidores.
Com ações específicas, é possível direcionar mensagens com mais precisão para o público-alvo, aumentar a visibilidade e alcance, e consequentemente, a conversão de leads.
Alguns dos meios mais utilizados são as redes sociais, blogs e e-mail marketing, fortalecendo um diálogo contínuo com seu público, além de oferecer conteúdo relevante e educativo sobre os serviços e procedimentos estéticos oferecidos.
E afinal, o que é permitido e o que não deve ser utilizado na divulgação da sua marca de estética na internet? A gente te conta abaixo.
Com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tornou-se obrigatório que as clínicas de estética tenham o consentimento de seus clientes antes de utilizar seus dados pessoais para marketing.
Dentro dessa legislação, há a inclusão de envio de e-mails promocionais, mensagens de texto ou qualquer outra forma de comunicação direta.
Outro ponto de destaque é sobre as diretrizes éticas e legais, fundamental para que as clínicas respeitem a privacidade dos clientes e tenham sua autorização prévia antes de usar suas imagens no marketing, como no antes e depois dos procedimentos estéticos.
Portanto, se previna e tenha um formulário pronto para pedir a permissão (ou não!) do seu cliente.
É proibida a divulgação de informações falsas ou enganosas sobre as qualificações, ou experiência da equipe da clínica.
Nesse caso, qualquer alegação relacionada à especialização ou certificação deve ser precisa, autenticada e estar dentro de todas as normas estabelecidas pelas entidades reguladoras.
Segundo os princípios éticos da profissão, é essencial que as clínicas evitem promessas exageradas ou garantias de resultados específicos em procedimentos estéticos.
O marketing deve ser baseado em informações precisas e transparentes, sem criar expectativas irreais nos pacientes.
Afinal, cada pessoa é única, da mesma forma como os resultados aplicados em cada procedimento. Portanto, não prometa aquilo que não será entregue!
Caso a clínica seja associada as entidades de classe, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é fundamental divulgar seu código de formação ou registro para garantir a credibilidade e confiança dos clientes.
O mesmo vale para os códigos de regulamentação dos profissionais que atuam no espaço, sejam eles dermatologistas, biomédicos, dentistas ou relacionados.
A divulgação de valores dos procedimentos ou promoções precisa ser feita de forma clara, transparente e conforme as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.
Forneça todas as informações sobre os procedimentos, incluindo quais são os possíveis riscos e cuidados pós-tratamento. Dessa forma, os clientes podem tomar decisões conscientes e com responsabilidade.
Se você quer ajuda com a sua presença digital, a Freshlab pode te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe comercial e entenda mais dos nossos serviços.
Estamos prontos para elevar sua atuação online para outro patamar!