As agências de turismo têm muito para comemorar: dados da Fecomércio de São Paulo mostram que em 2023, o índice de crescimento do turismo brasileiro foi de 7,8%, atingindo um faturamento de R$189,4 bilhões.
Essa informação comprova a recuperação do setor após a pandemia, principalmente por ser um dos mais afetados pelo lockdown e restrições causadas pela Covid-19.
E como aproveitar essa alta demanda dos viajantes de plantão? Uma das práticas que nós da FreshLab recomendamos, é fazer parceria com os influenciadores de viagens, investindo na visibilidade do seu marketing digital e em campanhas assertivas.
No entanto, escolher os influenciadores certos é crucial para o sucesso dessa ação. Veja nossas dicas abaixo!
Os influenciadores digitais possuem a força de alcançar e engajar públicos específicos, construindo uma forte comunidade e admiradores em torno de seus interesses e estilo de vida.
Quando falamos sobre turismo, são uma ponte valiosa entre a sua agência e potenciais novos leads.
Se você ainda com dúvidas, aqui estão algumas razões pelas quais você deve apostar nesses profissionais e como isso pode ser vantajoso para a sua agência de turismo:
Ah, e claro que você pode escolher diferentes profissionais dentro do nicho, afinal, pode ser que você queira se comunicar com diferentes pessoas ou públicos, não é mesmo?
Selecionar os influenciadores certos para a sua agência de turismo é o primeiro passo para garantir que a mensagem seja transmitida de forma eficaz e alcance as pessoas certas.
Por isso, a gente separou algumas dicas para te ajudar a escolher aqueles que são ideais conforme o perfil do seu negócio:
Procure influenciadores que se destacam pela originalidade e criatividade em seu conteúdo.
Eles devem se comunicar de forma única e ressoe com o público que você deseja alcançar.
Nesse caso, você deve se perguntar: sua agência de turismo é mais convencional, mais moderna ou qual é a linguagem que você usa no seu dia a dia? Essa é uma diretriz que vai te guiar para encontrar o profissional ideal para seu negócio.
Busque por influenciadores que tenham valores e interesses alinhados com a missão e a visão da sua agência de turismo.
Tudo isso ajudará com que a parceria torne-se mais genuína e natural dentro da programação do seu negócio.
Como é a audiência do influencer que você está pensando em contratar ou fazer parceria?
Analise o perfil e quais são os seguidores do influenciador, garantindo que eles correspondam ao seu público-alvo. Tudo isso levará a uma audiência relevante, a base fundamental para o sucesso dessa ação.
Você gosta do conteúdo que ele ou ela tem gerado nas redes sociais? Avaliar a qualidade do que está sendo produzido, incluindo as fotos, vídeos e textos, é um dos primeiros passos para saber se vai contratá-lo ou não.
Certifique-se de que seja profissional, envolvente e alinhado aos padrões da sua agência.
Outra questão é selecionar uma parceria que seja vantajosa para as duas partes: tanto para você, que está contratando esse serviço, como também para ele, que poderá ter benefícios ao divulgar a sua agência.
Ao seguir esses passos, é natural que o resultado do negócio seja interessante para os dois, criando uma parceria de sucesso e contínua!
Com base nessas dicas iniciais, você estará mais preparado para selecionar influenciadores que ajudarão a promover a sua agência de turismo de maneira eficaz e autêntica.