Como selecionar influenciadores para agência de turismo?

Última atualização em: 05/06/2024

As agências de turismo têm muito para comemorar: dados da Fecomércio de São Paulo mostram que em 2023, o índice de crescimento do turismo brasileiro foi de 7,8%, atingindo um faturamento de R$189,4 bilhões.

Essa informação comprova a recuperação do setor após a pandemia, principalmente por ser um dos mais afetados pelo lockdown e restrições causadas pela Covid-19.

E como aproveitar essa alta demanda dos viajantes de plantão? Uma das práticas que nós da FreshLab recomendamos, é fazer parceria com os influenciadores de viagens, investindo na visibilidade do seu marketing digital e em campanhas assertivas.

No entanto, escolher os influenciadores certos é crucial para o sucesso dessa ação. Veja nossas dicas abaixo!

Por que apostar em influenciadores?

Por que apostar em influenciadores?

Os influenciadores digitais possuem a força de alcançar e engajar públicos específicos, construindo uma forte comunidade e admiradores em torno de seus interesses e estilo de vida. 

Quando falamos sobre turismo, são uma ponte valiosa entre a sua agência e potenciais novos leads. 

Se você ainda com dúvidas, aqui estão algumas razões pelas quais você deve apostar nesses profissionais e como isso pode ser vantajoso para a sua agência de turismo:

  • Alcance segmentado: os influenciadores costumam ter um público bem definido e engajado, o que permite um alcance direto com pessoas que estão interessadas em viagens e o nicho de turismo no geral;
  • Credibilidade e confiança: as pessoas que seguem essas autoridades costumam confiar em suas recomendações e opiniões, o que ajuda na credibilidade da sua agência aos olhos do público, principalmente se você estiver começando;
  • Conteúdo autêntico: os vídeos, postagens (principalmente do ato de viajar) e até eventos que costumam ir, transmitem a linhagem autêntica e envolvente, o que gera interesse genuíno nos destinos e serviços que sua agência oferece;
  • Relação custo-benefício: quando comparamos com o anúncio em grandes portais de comunicação, o valor de contratar um influenciar digital é muito inferior e claro, tem um alcance muito mais direcionado;
  • Ampla visibilidade: ao investir em parcerias com influenciadores, é natural acontecer o aumento e busca de visibilidade da sua agência em diferentes plataformas de mídia social, principalmente por atingir públicos que normalmente não seriam alcançados de outra forma.

Ah, e claro que você pode escolher diferentes profissionais dentro do nicho, afinal, pode ser que você queira se comunicar com diferentes pessoas ou públicos, não é mesmo?

Como escolher influenciadores para sua agência de turismo?

Selecionar os influenciadores certos para a sua agência de turismo é o primeiro passo para garantir que a mensagem seja transmitida de forma eficaz e alcance as pessoas certas. 

Por isso, a gente separou algumas dicas para te ajudar a escolher aqueles que são ideais conforme o perfil do seu negócio:

1. Foque em pessoas originais

Procure influenciadores que se destacam pela originalidade e criatividade em seu conteúdo. 

Eles devem se comunicar de forma única e ressoe com o público que você deseja alcançar.

Nesse caso, você deve se perguntar: sua agência de turismo é mais convencional, mais moderna ou qual é a linguagem que você usa no seu dia a dia? Essa é uma diretriz que vai te guiar para encontrar o profissional ideal para seu negócio.

2. Escolha influenciadores com valores similares do seu negócio

Busque por influenciadores que tenham valores e interesses alinhados com a missão e a visão da sua agência de turismo. 

Tudo isso ajudará com que a parceria torne-se mais genuína e natural dentro da programação do seu negócio.

3. Observe a audiência

Como é a audiência do influencer que você está pensando em contratar ou fazer parceria?

Analise o perfil e quais são os seguidores do influenciador, garantindo que eles correspondam ao seu público-alvo. Tudo isso levará a uma audiência relevante, a base fundamental para o sucesso dessa ação.

4. Veja a qualidade do conteúdo

Você gosta do conteúdo que ele ou ela tem gerado nas redes sociais? Avaliar a qualidade do que está sendo produzido, incluindo as fotos, vídeos e textos, é um dos primeiros passos para saber se vai contratá-lo ou não. 

Certifique-se de que seja profissional, envolvente e alinhado aos padrões da sua agência.

5. Escolha uma parceria rentável para ambos

Outra questão é selecionar uma parceria que seja vantajosa para as duas partes: tanto para você, que está contratando esse serviço, como também para ele, que poderá ter benefícios ao divulgar a sua agência.

Ao seguir esses passos, é natural que o resultado do negócio seja interessante para os dois, criando uma parceria de sucesso e contínua!

Com base nessas dicas iniciais, você estará mais preparado para selecionar influenciadores que ajudarão a promover a sua agência de turismo de maneira eficaz e autêntica. 

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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