Gestão de Crise – Como reduzir o impacto do coronavírus no seu negócio

Última atualização em: 14/04/2023

O impacto do coronavírus em todos os tipos de negócio vai exigir nervos de aço na hora de elaborar sua gestão de crise. A Fresh Lab preparou alguns conteúdos em texto e vídeo para auxiliar empreendedores (es) e outros profissionais de marketing neste momento.

A pandemia de coronavírus que estamos vivendo já entraria para a história de acabasse hoje. As mudanças que estão acontecendo dia após dia estão colocando em cheque a estratégia anual de muitas empresas.

Sem dúvida, a internet está sendo uma das ferramentas mais importantes para lidar com tudo isso. Todos os conteúdos de texto que desenvolvemos para essa série tem seu vídeo complementar.

Instruções para Gestão de Crise – Como reduzir o impacto do coronavírus no seu negócio.

  1. Não é hora de forçar a barra – o comportamento das pessoas é diferente agora, e isso vai influenciar em suas decisões.
  2. Foco na retenção – aproxime-se dos seus clientes, dê soluções
  3. Ordem, coordenação e planejamento – coloque as ideias no papel
  4. Não é uma onda para ser surfada – a humanidade está SOFRENDO

Cinco coisas que achamos importante você considerar antes de fazer qualquer coisa:

  1. Aceitar que o mundo já mudou e que todos os tipos de negócios estão sendo afetados – pequenos, médios e gigantes – vendendo menos, com menos funcionários, todas as empresas estão tendo que repensar seu planejamento anual
  2. A pior estratégia agora é querer LUCRAR em cima do sofrimento alheio. Seu foco deve ser AJUDAR e com isso diminuir seus prejuízos.
  3. Este é o momento de parar de prospectar novos clientes. Concentre-se em manter uma comunicação efetiva com quem já é seu cliente.
  4. É hora de refazer seu plano de ação, com ordem, coordenação e planejamento. Não fique esperando a situação piorar!
  5. Preste muita atenção, você pode condenar o seu negócio pra sempre se usar essa situação para se promover, lucrar ou se beneficiar. Seu grande resultado em vendas (como algumas farmácias vendendo álcool gel á 80 reais), pode ser o último.

A partir dessa perspectiva, vamos passar algumas recomendações e sugestões de ações, planos de marketing digital para tentar ajudar empresas e empreendedores que não sabem o que fazer, como fazer, e se precisa fazer.

A resposta é sim: quanto antes você se preparar para cenários piores, mais rápido você vai se adaptar e o impacto será menor. Na melhor das hipóteses, você não vai precisar usar o plano, mas terá um com base na realidade para trabalhar com outros tipos de crise.

gestão de crise

Gestão de Crise – 5 perguntas para começar

A forma mais fácil de elaborar um planejamento pode ser o formato de perguntas e respostas. Consideramos as perguntas a seguir relevantes para que você comece a elaborar o seu plano de crise.

Pergunta 1: Qual é o tamanho do seu problema?

Por exemplo: se você tem formas de fazer com que as pessoas comprem de você online, ainda existe essa possibilidade, ainda que as vendas caiam consideravelmente.

Agora, se você tem uma loja física e depende de clientes na loja para gerar receita, com cada vez menos pessoas circulando e o clima geral de medo, o seu negócio pode precisar de uma ideia nova.

Uma forma simples de ver este novo cenário é com análise SWOT, onde você vai descrever seu negócio com base na realidade atual, considerando cenários piores. Veja quais são suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Lembrando que OPORTUNIDADE, neste caso, quer dizer ajudar as pessoas, em especial seus clientes, e não lucrar em cima do medo das pessoas.

Pergunta 2: Quem pode me ajudar nesse momento?

Se você tem um micro negócio, algo que você toca sozinha e é sua fonte de renda, deve estar muito mais em pânico. Pense que outros tipos de negócios podem estar comprometidos e façam parceiras que divida os custos e os ganhos.

No caso de empresas com mais possibilidades, veja o que é possível fazer com outros segmentos e chegar até o cliente de uma forma diferente.

Pergunta 3: Existe saída?

Você possui uma reserva financeira? Pode mudar o seu modelo de negócio? Pode migrar de segmento? Quão rápido você pode se adaptar às mudanças de mercado?

Pergunta 4: Produtos/serviços mais afetados:

Se você trabalha com diferentes canais de vendas e/ou diferentes produtos, comece AGORA MESMO a medir quais deles são mais ou menos afetados pela crise.

É bem provável que você tenha que fazer alterações na sua estratégia de canais e distribuição de produtos em uma velocidade absurda. Ter estes números em mãos vão te ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Pergunta 5: Você quer superar isso?

Planejar seu retorno para o mercado, pensar em novas formas de distribuição e concentrar esforços em atendimento ao cliente podem te colocar em uma posição de vantagem quando o mercado voltar ao normal.

Por isso, nada de braços cruzados. É hora de trabalhar!

Autor

freshlab
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