Marketing Interativo – O que é e como utilizar

(Última atualização em )

O Marketing Interativo atua com foco na criação de um laço com seu público-alvo através de interações constantes. A ideia das empresas que optam por essa estratégia, é manter um diálogo com seus consumidores. Com isso, é possível não somente conhecer melhor esse público, como moldar suas preferências.

 

Ou seja, por meio do diálogo e demais interações, as empresas conseguem moldar o desejo dos clientes de acordo com seus produtos vendidos. Quando bem direcionada, essa estratégia também consegue auxiliar no desenvolvimento de produtos. Tudo isso, através de interações, opiniões, feedbacks, ideias…

 

Até porque, tendo as preferências dos clientes, fica mais fácil avançar etapas de produção e ter mais assertividade de lançamento. Com a grande competitividade do mercado, destaca-se as marcas que conseguem conquistar seus consumidores. E, o que é melhor para fazer isso do que saber o que eles precisam? 

 

É exatamente assim que o Marketing Interativo funciona:

 

Qual a importância de interagir com seu público?


Marketing Interativo

Quem nunca parou para dar aquela boa lida em avaliações de produtos ou, até mesmo, de empresas através da internet? Muitas vezes, esses comentários são os que irão definir se a jornada de compra do usuário será finalizada. Até porque, basta uma avaliação negativa, porém bem escrita, para que seja aberta uma nova aba.

 

Diante disso, notamos a importância de um bom desenvolvimento de produtos antes de seu lançamento. Porém, para que esse produto realmente seja popular, é preciso levar em conta os desejos e necessidades dos consumidores. Assim, sua empresa diminui as chances de receber comentários e avaliações negativas. 

 

Além disso, o Marketing Interativo também possibilita acompanhar a reação do público após o lançamento do seu produto. Com isso, é possível colher sugestões ou reclamações e aplicá-las como melhorias. Além disso, responder esses comentários ajuda na gestão de qualidade de sua marca perante seu público.

 

Como fazer um bom Marketing Interativo?

Como fazer um bom Marketing Interativo

Para conseguir realizar um bom Marketing Interativo não é preciso investir muito, sua empresa pode aplicá-lo de acordo com sua situação atual. Para isso, só é preciso ter acesso à internet e muita criatividade. Confira abaixo, algumas boas etapas na hora de aplicar essa estratégia em sua empresa:

 

Planeje seu Marketing Interativo

Planejar é sempre um dos primeiros e mais importantes passos na hora de orientar corretamente as ações de sua marca. Essa etapa é extremamente importante para que sua empresa consiga avaliar quais as ações possíveis. Até porque, tudo irá depender do momento atual da marca em relação ao mercado empresarial. 

 

Conheça seu público-alvo

Uma das etapas mais importantes na hora de investir em uma boa estratégia de Marketing Interativo, é conhecer seu público. Saber quem são as pessoas para quem você está falando, ajuda na hora de planejar o que será dito. Nessa etapa, também entra a criação de tom e de voz que será utilizado em sua empresa. 

 

Analise seu produto

Na etapa onde será analisado seu produto, é importante saber se ele realmente irá atender seu público-alvo. Para isso, é preciso conhecer as necessidades do seu público e seus desejos em relação ao que será lançado. Assim, você pode realizar ajustes e mudanças antes que seu produto seja colocado à venda. 

 

Realizando um bom Marketing Interativo antes, durante e depois do lançamento do seu produto, é possível ter mais proximidade com seu cliente. Além disso, investindo nessa prática, sua empresa tem mais chances de realizar outros bons lançamentos. Sem contar nas ideias que podem surgir por meio dessa interação.

 

Quais os benefícios do Marketing Interativo?

Benefícios do Marketing Interativo

Com o Marketing Interativo, fica ainda mais fácil construir relações de longo prazo com seu público. Sem contar que ele auxilia no aumento do envolvimento dos clientes com a marca. Mas, além disso, existem ainda alguns outros benefícios em iniciar essa técnica em sua empresa. Confira abaixo, alguns dos principais: 

 

O Marketing Interativo aumenta o desejo de compra

Não dá para negar que realizar uma boa estratégia de marketing digital antes do lançamento do seu produto é essencial. Porém, para que isso funcione adequadamente, é preciso que o Marketing Interativo esteja presente. Com ele, sua marca aumenta ainda mais o desejo de compra do público-alvo da empresa. 

 

Maior captação de leads 

Com muita criatividade, é possível aumentar a captação de leads de usuários interessados em seu produto. Tudo isso, através de interações como Quizzes, infográficos,minijogos e até formulários de opiniões. Com esses dados, sua marca pode iniciar uma estratégia de e-mail marketing e garantir mais conversão.

 

Fidelização de clientes

Como sabemos, cada vez mais os consumidores desejam comprar de empresas que estejam mais perto deles. Por isso, investir em um bom Marketing Interativo, que seja criativo e eficaz, é uma das muitas formas de fidelizar clientes. Com isso, fica ainda mais fácil manter um orçamento de vendas constante e eficiente. 

 

Como posso iniciar o Marketing Interativo em minha empresa?

 

Se você deseja iniciar uma estratégia de e-mail marketing em sua empresa, um dos principais passos é contar com uma agência de marketing digital. Isso porque, as agências são especializadas em realizar esse tipo de ação. Com isso, se é resultados que você precisa, contar com essa expertise e experiência é um diferencial.

 

É claro que, se sua marca prefere seguir de forma autônoma, também é possível alcançar alguns bons resultados. Mas, para que isso aconteça, uma boa opção é, pelo menos, contar com uma consultoria. Aqui, na Fresh Lab, podemos te ajudar a planejar e aplicar um bom e eficiente Marketing Interativo.

 

Para saber como podemos fazer isso, basta entrar em contato conosco através do formulário em nosso rodapé. Preencha com suas informações e nos envie quais ações nas quais têm interesse. Após feita essa etapa, aguarda e receba uma resposta em até 48 horas após o envio de sua mensagem. Quer saber mais?

 

Leia também o conteúdo: O que é e como utilizar o Marketing Emocional em suas estratégias.

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