Confira as principais estratégias de Inbound Marketing
Publicado 8 de fevereiro de 2022 • 14:19Hrs
Inbound marketing - Confira as principais estratégias

Está em busca de soluções que façam do seu inbound marketing, a principal ferramenta de fidelização de clientes? 

Como já citamos em conteúdos anteriores, trabalhar com venda de produtos ou serviços requer estratégia. Portanto, pensar em formas de atrair, converter e fidelizar clientes deve ser prioridade das empresas. Entretanto, nem todo mundo sabe como criar e aplicar processos que estejam voltados a esse objetivo.

É nesse momento que contar com a expertise de profissionais especializados em marketing digital se torna uma solução eficiente. Seja através de uma consultoria ou terceirizando as ações de inbound marketing. Como resultado, temos números cada vez mais positivos, levando sua empresa a outro patamar. 

Se você ainda não começou o marketing digital em sua empresa ou quer transformar suas ações em estratégias mais eficientes, então esse conteúdo foi pensado para você:  

Inbound Marketing - Confira as principais estratégias

Não tem como negar, os tempos mudaram e exigem diferentes posicionamentos das empresas. Agora, sua marca deve estar presente em todos os espaços e, principalmente, no virtual. Por mais que em um primeiro momento isso possa parecer um bicho de sete cabeças, basta a parceria certa para ver que não.

Pensar, desenvolver e aplicar estratégias de inbound marketing na empresa é uma prática que exige esforço. Contudo, quando os resultados aparecem, fica claro porque esse serviço é tão necessário. Para ficar mais evidente, vamos retomar rapidamente o conceito por trás desse termo e conferir suas principais aplicações: 

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Você pode até não ter percebido, mas todos os dias o inbound está bem aí na tela do seu celular. Seja navegando no Google, interagindo com posts nas redes sociais ou, agora mesmo lendo esse conteúdo, você está em contato com as estratégias do marketing de entrada ou atração (traduzindo para o nosso querido português).

Ainda não ficou claro? Deixa que a gente explica:

O inbound marketing tem como principal objetivo aproximar a empresa dos clientes e vise versa. Sendo assim, com o auxílio da internet, é possível promover a interação entre marcas e pessoas. Isso é feito por meio de posts nas redes sociais, vídeos no youtube e também através de conteúdos como esse que você está lendo agora.

O objetivo por trás dos meios de difusão do marketing de atração é o mesmo: atrair, converter e fidelizar clientes. Mas, você deve estar se perguntando como isso é feito. Basicamente, através de ações que utilizam a internet como sua principal ferramenta de contato. Vejamos as principais estratégias de inbound marketing:

Como aplicar as estratégias de inbound marketing na minha empresa?

Existem inúmeras táticas utilizadas para atrair pessoas até o site de sua empresa com o intuito de vender. Cada uma das estratégias, por mais que possuam o mesmo objetivo, funcionam de maneiras diferentes. Se você quer aplicar essas ações em sua empresa, primeiro precisa conhecê-las. Confira as mais eficientes e como fazer: 

Conheça seu público alvo 

Uma coisa é certa, não tem como desenvolver ações inbound marketing sem conhecer seus clientes. Por exemplo, se você vende artigos esportivos, seu público alvo são pessoas apaixonadas por esportes e que praticam algum deles. A partir disso, você consegue criar estratégias mais específicas para atrair e vender.

Saiba conversar com seu público

Agora que você já sabe para quem você precisa vender, chegou o momento de aprender a como vender. Para isso, é importante conhecer a linguagem que seu público fala. São clientes mais jovens ou mais formais? Se atente a linguagem para não usar um tom muito culto com jovens ou falar informalmente com empresários.

Use as ferramentas que a internet te oferece 

Existe uma excelente vantagem na hora de começar a interagir com seu público: as redes sociais. Você já parou para pensar em tudo que pode ser feito dentro dessas plataformas e o melhor, de forma gratuita? Utilizar as redes sociais para postar conteúdos é uma excelente tática e muito usada por grandes empresas.

Interaja com seus clientes

Quem não gosta de um pouco de atenção, não é mesmo? Seja para esclarecer dúvidas ou apenas bater papo, os clientes gostam de ser ouvidos. Sendo assim, busque interagir com seus seguidores. Isso pode ser feito através de caixinhas de perguntas, posts e pelas mensagens recebidas e, é ótimo para o inbound marketing.

Produza conteúdo de valor 

Certamente, em algum momento de sua vida você já conseguiu solucionar um de seus problemas apenas lendo um blog na internet. Independentemente se foi algo sobre finanças ou, até mesmo, sobre tirar uma mancha, o conteúdo foi útil em sua vida. É exatamente isso que seus clientes precisam, de conteúdos de valor. 

Ofereça materiais gratuitos

Por falar em conteúdo de valor, uma estratégia de inbound marketing voltada a captar leads e que dá resultados, é oferecer materiais gratuitos. Por exemplo, se sua empresa trabalha com manutenção de máquinas, uma possibilidade é produzir um ebook sobre como diagnosticar falhas no funcionamento desses equipamentos.

Inbound marketing - Conheça o processo

Para te ajudar a entender melhor as ações citadas acima, produzimos um esquema simples e prático de como gerenciar suas estratégias. Dessa forma, você sabe o que está fazendo, como deve ser feito e qual o objetivo daquele processo. Vejamos:

Primeira etapa - Atrair

Antes de mais nada, é preciso atrair pessoas para conhecer sua empresa. Para isso, você deve transformar um desconhecido em um visitante. Para alcançar esse objetivo, você pode produzir conteúdos para blogs e redes sociais. Dessa maneira, você atrai pessoas para seu site e para seu perfil nas redes sociais. 

Segunda etapa - Converter

Agora que você alcançou alguns visitantes, é preciso realizar atingir outra meta de inbound marketing, a de converter. Uma boa forma de conseguir isso, é focando em CTAs criativas, produzindo landing pages, enviando emails marketing e oferecendo materiais gratuitos. Assim, você transforma visitantes em leads qualificados

Terceira etapa - Vender 

Chegou o momento de alcançar um dos principais objetivos de todas as empresas, vender seus produtos ou/e serviços. Nessa etapa você irá focar em marcar reuniões, enviar emails personalizados e ligar para seu lead. Quando você conseguir vender, isso significa que seu lead se transformou em um consumidor de sua marca. 

Quarta etapa - Fidelizar 

Chegou o momento de segurar esse consumidor bem pertinho de sua empresa. Sendo assim, busque oferecer a melhor experiência de compra para ele. Uma das formas de fazer isso, é através de brindes, como cupons. Se você conseguir vender novamente para esse cliente, então o fidelizou através do inbound marketing.

Quais os benefícios do inbound marketing para a empresa? 

Quando bem aplicadas, as estratégias do marketing de atração só tem a beneficiar sua empresa. É por isso que contar com serviços de marketing digital é tão importante para sua marca. Portanto, invista em um serviço especializado, seja para começar o marketing de sua organização, ou transformar o que já está sendo feito. 

Com o inbound marketing, você:

1 - Alcança o público certo

A questão nunca foi quantidade, até porque, se você alcança 100 pessoas, mas apenas 20 têm interesse nos seus produtos, então você alcançou 20 pessoas, mas investindo em 100. Com ações bem definidas, você alcança o público certo, não precisando investir ou perder tempo com quem não vai consumir de sua empresa. 

2 - Agiliza o processo de vendas

Chega de suar para vender seus produtos, através de ações de inbound marketing você anuncia para quem tem interesse em sua marca. Diante disso, o processo de vendas acontece muito mais rápido e com uma boa constância. Em outras palavras, sua empresa aumenta o faturamento. 

3 - Reduz custos 

Invista apenas naquilo que irá dar resultados positivos para sua marca. O objetivo do marketing de atração é exatamente esse, acabar com custos desnecessários. Não adianta “atirar para todo lado!” É preciso ser certeiro!

Mas, você não precisa apenas ler sobre resultados positivos, com a Fresh Lab, você vivencia cada etapa do inbound marketing aí em sua empresa! Quer conversar com um de nossos especialistas em compromisso? Clique abaixo no link que melhor te representa e venha crescer junto com a gente! 

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