Exemplos de conteúdo para topo de funil

Todo gestor envolvido no marketing de uma empresa deve sempre ter em mente: o conteúdo para topo de funil. Afinal, o funil de marketing é um modelo testado, comprovado e é considerado a representação visual ideal da jornada do cliente.

No entanto, desde sua criação, o comportamento dos consumidores em sua jornada mudou (e muito) e as estratégias que víamos há cerca de 3/4 anos atrás talvez não funcionam tão bem. Então, como é possível adaptar o funil à jornada do consumidor nos dias de hoje? 

A Fresh Lab hoje traz sugestões atualizadas sobre exemplos de conteúdo para topo de funil. Muitas delas hoje são aplicadas para nossos clientes na hora de gerar interesse e possíveis clientes em potencial! 

Conteúdo para Topo de Funil: o que é? 

O conteúdo para topo de funil é o tipo de estratégia adotada visando educar e responder às perguntas ou pontos fracos comuns de um usuário. Ou seja, nesse estágio do funil, nós não abordamos o cliente em potencial para vender um produto ou serviço (por mais que nosso objetivo. 

Assim, o  conteúdo para topo de funil é frequentemente associado como um estágio de direcionamento dos clientes em potencial, onde eles iniciam uma jornada de conscientização até o momento onde são, efetivamente, seus compradores. Este é o estágio então onde alguém está apenas percebendo que tem um problema que precisa resolver e está tentando encontrar essas respostas. 

Estes indivíduos estão recorrendo a um mecanismo de pesquisa para encontrar essas respostas, e uma estratégia de marketing de conteúdo no topo do funil lhe dá a oportunidade de ”fisgá-las” durante essa consulta.

Então, o objetivo do conteúdo para topo de funil é…

É a atração. Ser o centro da atenção do seu público-alvo por meio de seu conteúdo, aumentando o reconhecimento da sua marca e criando um relacionamento baseado no: ”leia sobre como nós podemos atender suas principais necessidades”. 

Além disso, é sempre importante estabelecer uma meta secundária, capaz de transformar esse visitante em um lead qualificado para que você possa manter esse ”relacionamento” vivo assim que ele deixar seu site. 

Exemplos de conteúdo para topo de funil 

Antes de nós entrarmos propriamente nos exemplos em si, devemos mencionar que: neste momento, estamos tentando atrair indivíduos com problemas. Então, não é o momento apropriado de se promover em excesso, mencionar como você é melhor que seus concorrentes ou se mostrar extremamente disposto com a solução ideal

No topo do funil, o conteúdo deve estar voltado à responder perguntas que as pessoas têm – não exatamente sobre sua marca, mas sobre o momento pelo qual elas estão tentando superar. Então, que tal concentrar cerca de 70% do seu conteúdo para isso? Sim, parece muita coisa, mas, do momento em que você se torna referência para essas pessoas como uma ‘’voz de autoridade’’, elas irão confiar em sua marca para buscar os seus serviços. 

Enquanto, por outro lado, os 30% restantes podem ser distribuídos em falar sobre a empresa, reforçar o conteúdo da página de produtos e serviços, e escrever (de forma institucional) como você se destaca no mercado. Então, uma vez que os usuários não vão se esforçar muito nesta fase, você deve criar conteúdo que seja facilmente consumido, como:

Blogs e Landing Pages 

A otimização de seu website em questão de SEO é um dos métodos mais conhecidos para atrair seu público-alvo enquanto eles estão no topo do funil. 

Isso significa criar ótimas landing pages e postagens de blog repletas de informações úteis e relevantes voltadas ao público-alvo, além de sempre se certificar de trabalhar duro na geração de leads por meio de formulários, ebooks, podcasts e vídeos inspiradores. 

Mais do que isso, é necessário consistência ao abordar o público, entregando-lhes algo fresco com frequência para que, dessa forma, continuem apaixonados pela sua marca.

Redes Sociais

As redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas eficazes para criar consciência para quase todas as empresas. Além disso, elas possuem  o bônus de serem versáteis, transparentes, oferecerem grande liberdade e a oportunidade de se comunicar de forma mais ”humana”;

Conteúdo em vídeo 

Vídeos podem e são extremamente poderosos no marketing. A empresa de criação de vídeos, breadnbeyond, organizou um levantamento estatístico em 2020 mostrando a efetividade do conteúdo audiovisual para as estratégias de marketing. 78% dos usuários online assistem a vídeos online toda a semana – sendo que 55% destes os assistem diariamente. Além disso, 2% destes consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço a partir de vídeos. 

Por fim, um dos dados mais importantes reportados neste relatório revela que 82% de todo o tráfego de consumidores na internet virá de vídeos online até 2022. Ou seja, se você não se preparar e dar play, talvez fique atrás na concorrência.

Anúncios 

Buscar ferramentas como Google Ads, Redes Sociais e Remarketing é uma forma direta e importante de promover o conhecimento que sua marca detém e alcançar um público-alvo rapidamente. Estudar uma segmentação e uma linguagem de abordagem é um método eficaz para criar esse reconhecimento.

Conclusão

Acima de tudo, o conteúdo é uma forma de impulsionar qualquer tipo de negócio. Além disso, como o conteúdo para topo de funil é focado em auxiliar uma pessoa na resolução de seus problemas, é mais fácil trabalhar sua abordagem. 

Se a jornada do seu consumidor ainda é confusa e você precisa de novas abordagens, a Fresh Lab está ao seu lado para criar a fórmula perfeita. Nosso laboratório de ideias é especialista em estruturar campanhas em qualquer fase do funil. Entre em contato e saiba como nosso time está disposto e ao seu lado! 

Autor

freshlab
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