São muitos os motivos para decidir investir em uma campanha digital, seja por seu retorno de investimento, atingir um grande público ou a facilidade em mensurar os resultados.
Finalmente decidiu investir em seu marketing digital, mas não tem ideia de por onde começar?
Fica tranquilo (a), no post de hoje daremos dicas valiosas de como planejar uma boa campanha digital.
Vamos começar do começo.
Um planejamento de marketing digital nada mais é do que um documento com objetivos claros para guiar as ações estratégicas da sua agência ou empresa. Nele temos todas as informações necessárias para guiar uma boa campanha digital, levando em conta as especificidades do seu mercado.
Você pode ser do tipo que gosta de botar a mão na massa e acha que planejar é ficar parado, mas ações bem planejadas têm resultados melhores e muitas vezes depende de menos esforço. Com isso, você ganha tempo e resultado.
Lembrando que não existe uma fórmula única em marketing digital. Não temos como garantir o sucesso de sua campanha. Mas vamos dar algumas dicas com base em nossa experiência em campanhas digitais para facilitar suas próximas ações.
É fácil se perder em meio a tantas estratégias e informações que encontramos na internet. Mas vamos com calma, o primeiro passo é definir seus objetivos.
Defina com sua equipe quais são as principais metas da campanha. Essa atividade é muito importante e vai direcionar todas as outras etapas do seu planejamento.
Os objetivos podem ser conversão de leads, fidelização de clientes, visibilidade de marca ou produto, educar o consumidor, construção de relação, etc.
Preste atenção na situação atual da sua empresa e com isso, trace os objetivos da sua campanha de forma clara e mensurável.
A ideia aqui não é te ensinar como traçar seu público, mas sim mostrar porque você deveria se preocupar com isso na hora de planejar suas campanhas de marketing digital.
Qualquer que seja seu objetivo, você precisa conhecer seu público. Essas informações vão orientar a linguagem que irá usar na sua comunicação, assim como em quais canais você terá contato com esse público.
Lembre-se de que seu público são pessoas que possuem características em comum, como idade, sexo, renda ou cargo.
Para facilitar todo esse processo, é comum criar uma Persona, para ter uma visualização objetiva de com quem está falando.
Este é o descritivo que serve para controlar as atividades e os passos que serão executados na campanha.
Nele definimos então, os orçamentos e envolvidos, para cada canal que foi selecionado no item anterior. Para ficar bem simples, aqui deve estar claro quem vai fazer, o que vai fazer e quando.
A chave aqui são as datas, que permitem visualizar prioridades, saber o que esperar em termos de demandas futuras e ter uma ideia geral do projeto, assim como a divisão de cada tarefa.
Pode parecer uma dica boba, mas ela é muito mais importante do que imagina.
Realize revisões periódicas junto ao seu time de acompanhamento e melhoria da campanha. Isso previne que as ações se distanciem das metas iniciais. Esse monitoramento também pode antecipar possíveis dificuldades ao longo do projeto.
Portanto, é importante ter uma figura centralizada para monitoramento da campanha, seja você mesmo ou um analista de marketing digital.
Para isso, você pode fazer uso de um checklist ou usar um dos vários softwares de gerenciamento de projetos disponíveis na internet. Fica totalmente a sua preferência.
Os resultados parciais são importantes para o acompanhamento do projeto. Na prática, você precisa definir uma forma de controle, as famosas KPIs.
Elas são uma maneira direta e fácil de acompanhar se tudo está como previsto.
Uma boa ferramenta para isso é o Google Analytics, que oferece análise das principais métricas digitais para principalmente, acompanhar o desempenho da sua campanha.
Ter um resultado visual é essencial para direcionar melhorias, tanto dos processos quanto estratégicas.
Vamos lembrar que um planejamento não deve ser feito apenas uma vez e deixado de lado, ele precisa de monitoramento e melhorias constantes.
Você aprendeu sobre a importância de acompanhar suas campanhas e ter objetivos bem claros. Também viu a relação entre públicos e estratégias de comunicação. E é claro, a análise dos resultados e métricas.
Agora que tal conferir o nosso modelo de planejamento de marketing digital, validado com mais de 150 clientes?
Esperamos que essas dicas tenham ajudado a esclarecer um pouco sobre como planejar uma boa campanha digital e que tenha trazido informações úteis para suas próximas ações!
Conte conosco! Um abraço
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