Como criar uma persona para a empresa

Se você ainda não se preocupou em criar uma persona para a empresa, então esse conteúdo será essencial. Nele, nós iremos te mostrar a importância de planejar e definir esse perfil para o seu público. Até porque, quanto mais detalhes você tiver dos seus clientes, mais taxas de conversão sua empresa irá conseguir alcançar!

 

Mas, o que é uma persona? Basicamente, uma persona é uma representação fictícia do cliente que consome de sua empresa. Tal representação ajuda na compreensão da personalidade, características e perfil de consumo do seu público. Através da compreensão das necessidades da persona, sua empresa se torna mais assertiva.

 

Isso porque, sabendo quais são as dores que os clientes e possíveis clientes de sua empresa possuem, é possível um melhor direcionamento de conteúdos. Além disso, sua empresa tem mais chances de chamar a atenção de seu público. Isso porque, ao criar uma persona para a empresa, a linguagem de sua marca se comunica melhor. 

 

Qual a diferença entre persona e público alvo?

 

Por mais que muita gente acabe confundindo, existe uma grande diferença entre persona e público alvo. A persona, é uma demonstração muito mais específica e detalhada do perfil que seu consumidor possui. Podemos dizer então, que sua persona é a “pessoa fictícia” que mais representa o cliente da sua empresa. 

 

Já o seu público-alvo, como o próprio nome diz, é um público… Mas, deixa a gente te explicar melhor: Enquanto a persona é um personagem de como é o perfil das pessoas que consomem de sua empresa, o público-alvo é o grupo de clientes que sua marca planeja atingir. Mas, como criar uma persona para a empresa?

 

Mas, afinal: Como criar uma persona para a empresa?

 

1 Estude seus clientes

Uma ótima maneira de começar o planejamento para a criação de sua persona, é realizar um estudo dos clientes que sua empresa já possui. Ao fazer isso, se atente às características que mais se encaixam com a sua empresa. Ou seja, pegando um pouco de cada consumidor, já dá uma boa base para a sua persona.

 

2 Reúna dados de pessoas que você quer atingir

Além de anotar tudo o que mais chama a sua atenção e se encaixa no perfil da sua empresa dos clientes que sua marca já possui, faça também o contrário. Pesquise mais sobre o público que a empresa ainda não atingiu e anote coisas como: suas necessidades, suas características, faixa etária, localização e outros aspectos.

 

Agora, vamos criar uma persona para a empresa!  

 

3 Junte os dados coletados e crie sua persona

Após ter finalizado suas pesquisas, definido o que precisa e o que não precisa conter em sua persona, é hora de colocar a mão na massa. Junte os dados, detalhe seu cliente fictício o máximo que conseguir, defina seus interesses, características, necessidades e, principalmente, porque ele escolhe sua empresa. 

 

Precisa de ajuda para criar uma persona para a empresa?

 

A FreshLab é uma agência de marketing digital focada em resultados reais e que atendam as reais necessidades dos nossos clientes. Acima de tudo, focamos no crescimento contínuo de quem está ao nosso lado. Assim, contratando nossos serviços, você passa a ter muito mais do que uma agência, você conta com parceria.

 

Precisa de ajuda para criar uma persona para a empresa? Aqui, na FreshLab, atendemos as mais diversas necessidades empresariais quando o assunto é marketing digital! Ou seja, se você precisa de ajuda com sua persona, basta entrar em contato conosco, temos também uma consultoria em marketing digital!

 

Quer saber mais sobre como a FreshLab trabalha? Para isso, basta continuar navegando aqui em nosso site! Mas, temos indicação de leitura para você! 


Que tal descobrir: Quanto investir em marketing digital.

Autor

freshlab
Compartilhe
Confira também

Tópicos

por que investir em seo?

Fresh Talks
Confira nosso podcast