Se você ainda não se preocupou em criar uma persona para a empresa, então esse conteúdo será essencial. Nele, nós iremos te mostrar a importância de planejar e definir esse perfil para o seu público. Até porque, quanto mais detalhes você tiver dos seus clientes, mais taxas de conversão sua empresa irá conseguir alcançar!
Mas, o que é uma persona? Basicamente, uma persona é uma representação fictícia do cliente que consome de sua empresa. Tal representação ajuda na compreensão da personalidade, características e perfil de consumo do seu público. Através da compreensão das necessidades da persona, sua empresa se torna mais assertiva.
Isso porque, sabendo quais são as dores que os clientes e possíveis clientes de sua empresa possuem, é possível um melhor direcionamento de conteúdos. Além disso, sua empresa tem mais chances de chamar a atenção de seu público. Isso porque, ao criar uma persona para a empresa, a linguagem de sua marca se comunica melhor.
Por mais que muita gente acabe confundindo, existe uma grande diferença entre persona e público alvo. A persona, é uma demonstração muito mais específica e detalhada do perfil que seu consumidor possui. Podemos dizer então, que sua persona é a “pessoa fictícia” que mais representa o cliente da sua empresa.
Já o seu público-alvo, como o próprio nome diz, é um público… Mas, deixa a gente te explicar melhor: Enquanto a persona é um personagem de como é o perfil das pessoas que consomem de sua empresa, o público-alvo é o grupo de clientes que sua marca planeja atingir. Mas, como criar uma persona para a empresa?
Uma ótima maneira de começar o planejamento para a criação de sua persona, é realizar um estudo dos clientes que sua empresa já possui. Ao fazer isso, se atente às características que mais se encaixam com a sua empresa. Ou seja, pegando um pouco de cada consumidor, já dá uma boa base para a sua persona.
Além de anotar tudo o que mais chama a sua atenção e se encaixa no perfil da sua empresa dos clientes que sua marca já possui, faça também o contrário. Pesquise mais sobre o público que a empresa ainda não atingiu e anote coisas como: suas necessidades, suas características, faixa etária, localização e outros aspectos.
Agora, vamos criar uma persona para a empresa!
Após ter finalizado suas pesquisas, definido o que precisa e o que não precisa conter em sua persona, é hora de colocar a mão na massa. Junte os dados, detalhe seu cliente fictício o máximo que conseguir, defina seus interesses, características, necessidades e, principalmente, porque ele escolhe sua empresa.
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