Produção de conteúdo para Nutrição de Leads

De acordo com pesquisas realizadas por grandes agências de marketing digital, o mercado global deve crescer à uma taxa anual de 6% até 2022. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes em relação aos seus desejos, as marcas precisam estar no topo das últimas tendências e focar na produção de conteúdo para Nutrição de Leads, afins de aumentar o reconhecimento de seu nome e conquistar clientes. 

Nosso objetivo hoje é mostrar à você algumas das estratégias de marketing de conteúdo e tendências do setor para ajudar a sua marca a atingir o público-alvo que tanto almeja e nutrir ainda mais os atuais leads que você já possui.

Conteúdo para Nutrição de Leads – Introdução 

A geração de leads é um assunto recorrente nos tópicos do site da Fresh Lab quando se trata de marketing digital. Esse tópico vai te mostrar como efetivamente preparamos conteúdo para nutrição de leads e como são fundamentais para gerar novas conversões futuras. Muitas das vezes um lead que baixa um material gratuito, por exemplo, não está pronto para se tornar um cliente da sua marca. Ajudar no cultivo de mais informações, através de conteúdos gerados anteriormente, é uma maneira simples de fisgá-lo. 

Mas, o que são leads mesmo?

Leads são clientes em potencial interessados no seu produto ou serviço e, baixando algum material oferecido ou preenchendo algum formulário – no qual deixam seus contatos para utilizarmos no futuro. Por exemplo, tanto no caso de um cartão de visita quanto no de um e-mail recebido, temos o lead, que pode se tornar um comprador dos produtos da empresa ou não. Portanto, um lead não é necessariamente um comprador em potencial; em outras palavras, o lead é um novo contato.

Assim, a geração de leads está intimamente ligada às estratégias de Inbound Marketing, onde uma solução atraente é criada e oferecida ao público gratuitamente. a fim de capturar dados pessoais, como nome, telefone e e-mail.

Por que nutrimos eles? 

A nutrição de leads é um tópico que gera muita discussão dentro da área de marketing. Geralmente, é onde as empresas se perdem e acabam tendo uma percepção negativa sobre o marketing de conteúdo ou o Inbound Marketing. Nutrir leads nada mais é do que analisar o estágio onde estão presentes no funi, agrupá-los e criar ações específicas para trabalhar com eles – de forma à envolver corretamente e levá-los ao estágio de compra. 

Algumas ações simples, como  envio de materiais gratuitos, relacionamento via e-mail, anúncios de remarketing geram ótimos resultados dentro de um futuro próximo. 

Todavia, é necessário cuidado para que não se confunda nutrição de leads com ações de spam. Essas são as principais responsáveis por diminuir a confiança do consumidor em sua marca. E, comprar listas e vincular sem permissão não é uma prática nutricional indicada e configura também a prática de spam. Fique sempre atento em promessas de leads em pouco tempo, pois muitas se encaixam nesse cenário. 
Portanto, vamos ressaltar uma prática que dá resultados e ainda ajuda o nome da sua marca a conquistar confiabilidade e relevância ao longo prazo: a criação de conteúdo para nutrição de leads! 

Conteúdos para Nutrição de Leads 

Realmente vale a pena? Um exemplo: você publica um conteúdo, algumas pessoas leem, talvez gostem e depois?  Não espere que após a leitura do conteúdo da sua marca, eles se voluntariem para fazer tatuagens com sua logomarca na testa ou abram as carteiras e permitam que você retire o quanto quiser de lá dentro.

Definitivamente, o conteúdo para nutrição de leads pode valer a pena, mas talvez não tenha como objetivo direto gerar o ROI rígido que todos esperam. Isso porque o que gostamos de chamar de geração de leads, um dos objetivos mais mencionados do marketing de conteúdo, não é feito corretamente pelas empresas. 

‘’Leads’’ também podem se enganar. Principalmente porque um download de conteúdo em si não é um lead! 

Só porque alguém preenche seu formulário em busca de algo não significa que eles vão comprar seu produto agora ou sempre. 

O conteúdo é importante para a sua empresa e para o seu público

Converter clientes requer paciência durante todo o processo. Assim como em uma amizade, é preciso construir um relacionamento e ganhar confiança, ao invés de solicitar imediatamente dados da pessoa – como seu endereço de e-mail, número de telefone, cargo ou qualquer outra informação pessoal desnecessária para o momento. E, no caso, repassar esse tipo de informação não é crucial para os consumidores mais desconfiados. Mas, construir conteúdo é importante e isso é um fato! 

Para grande parte dos profissionais de marketing, o conteúdo ajuda a mudar a percepção da marca que o produz. Além disso, antes de tomar uma decisão de compra, grande parte do público-alvo analisou pelo menos cinco conteúdos presentes nas redes sociais, site ou blog da empresa, enquanto outra porcentagem menor analisou 10 ou mais deles. Visto que a nutrição de leads visa melhorar o relacionamento com o cliente e conquistar a confiança da empresa e o apelo ao produto significa que os clientes estarão mais confiantes em ‘’sacar suas carteiras’’.

Mostrar confiabilidade através dos seus conteúdos é uma das garantias para eles tomarem decisões com mais facilidade, darem preferência à sua marca e utilizarem o seu nome com referência!

Confie nos melhores em conteúdos!

Não existem desvantagens para a sua empresa em nutrir corretamente os seus leads. Com os recursos e ferramentas certas, é possível tornar esse processo menos estressante e muito mais filtrado do que o atual, identificando as melhores perspectivas com base em dados demográficos e comportamentais para nutrição. Além disso, utilizamos de ferramentas de pontuação e outros parâmetros para os separar e os alocar no funil de vendas.

Isso é uma economia do nosso tempo e do seu dinheiro! 

O objetivo aqui é desenvolver conteúdo para nutrição de leads e maximizar seus esforços para produzir impactos positivos no marketing digital da sua empresa. Assim, ter um time que conduza os seus conteúdos é a garantia para que não se percam leads por falta de orientação, conscientização, informação, inspiração ou interesse. 

Ter conteúdos é qualificar-se e estar à frente de seus concorrentes com uma técnica muito simples: a geração de pautas de interesse que irão levar seus clientes para os destinos certos!

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Autor

freshlab
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