Otimização para Nutrição de Leads
Publicado 3 de março de 2022 • 02:18Hrs
Leads

Por vários trimestres, o plano de otimização para nutrição de leads de sua organização se destacou. Durante o período, você conquistou muitas métricas e obteve toneladas de leads gerados. O único problema é que você não vê o tipo de receita que chega perto do número de leads que você gerou. Embora possa haver uma série de razões por trás disso, geralmente decorre de nutrição inadequada ou falta dela.

Não basta gerar leads, porque esses leads não irão se traduzir automaticamente em receita. Mas você ainda os precisa para converter, certo? E, para convertê-los, é preciso realizar uma otimização para nutrição de leads – assim, seguirão o caminho de conversão correto no seu funil de vendas e acabarão resultando em vendas. E aí que muitas organizações (como a sua) ficam paralisadas e é sobre esse assunto que abordaremos hoje.

O que é nutrição de leads e por que é importante em sua venda?

Durante a otimização para nutrição de leads, a Fresh Lab foca no cultivo  e construção de leads, a fim de incentivar suas conversões – independentemente do objetivo da sua campanha. Com frequência, algumas empresas geram um número substancial de leads, mas não conseguem nutri-los corretamente. Por fim, esses leads simplesmente definham. Ao invés de serem convertidos em vendas e clientes, tornam-se oportunidades perdidas.

Através do planejamento, conseguimos prever uma otimização para nutrição de leads presentes em sua campanha atual. E, com as nossas estratégias, em uma forma de os converter em leads para ajudar em suas vendas. Nosso pensamento, como agência de marketing digital, é direcionar corretamente as suas ações para os conquistar. 

Que tal trabalhar em estratégias diferentes do tradicional?

Guiar seus leads pelos diferentes estágios do seu funil de vendas e, eventualmente, fazer com que se convertam através de assistência, informações, conteúdos e ofertas relevantes todo mundo pode fazer. A otimização para nutrição de leads é o passo essencial para continuar o processo da venda e muitas empresas acabam deixando de lado por acreditar em uma administração baseada em teorias subjetivas, mas, não é bem assim. 

Com a quantidade de tecnologias surgindo e evoluindo no cenário digital, é preciso estar atento às mudanças frequentes também nos comportamentos e preferências do seu lead. A Fresh Lab aprimora constantemente o seu conhecimento ao invés de enquadrar o lead em um único cenário previsível. Quanto mais diversificarmos a nossa abordagem, melhor será a otimização para nutrição de leads e maior será o aumento das conversões atuais.

Como otimizar a minha Nutrição de Leads?

A Fresh Lab se utiliza de diversos métodos durante campanhas de otimização para nutrição de leads. Mas engana-se quem pensa que, para converter, é preciso sobrecarregar as táticas feitas durante o processo. Tal qual o ditado, devagar e sempre é o básico para, no final, conquistar resultados eficazes.

Portanto, algumas etapas essenciais são realizadas pela nossa equipe de especialistas para alimentar seus leads. No caso de um desalinhamento entre a sua equipe de vendas e o nosso time de marketing, muito do nosso esforço durante a criação de leads pode ser perdido. Mas, no caso de uma colaboração entre os times, é possível converter mais, tornar a sua organização mais pró-ativa e orientar efetivamente potenciais compradores através do funil. 

Afinal, quem não deseja melhores vendas e fidelização do cliente para a sua marca?

De fato, profissionais de diversos segmentos participaram de uma pesquisa do Linkedin e afirmaram que o alinhamento de vendas e marketing melhora  a retenção de clientes Além disso, viram um aumento no desempenho financeiro de sua organização e nas atividades que envolvem o digital da empresa. É fato que o time interno de uma empresa não realiza os processos corretos para a otimização de nutrição de leads -e nós não o culpamos por isso. Mas não gerar leads otimizados leva a uma tentativa insuficiente de repassar as informações da equipe de vendas para o time de marketing para a realização de estratégias importantes para prosseguir no funil. 

1. Cronograma do ciclo de vendas

Quanto tempo normalmente leva para que um lead se torne uma venda? Ajustaremos a partir do seu prazo com base em testes reais, assim que começarmos a executar suas campanhas de nutrição de leads. 

Com os times de vendas e marketing alinhados em suas ideias como trabalho em time, metas de receita, aumento percentual, número de conversões, banco de leads e muito mais. 

2. Objetivos específicos para suas campanhas de criação de leads 

Quantos leads é possível converter razoavelmente? Quanto tempo leva a nossa meta para gerar mais leads assim que o processo de criação estiver implementado? No caso: imagine que o seu serviço seja um curso online e o seu desejo é atrair 20 novos alunos a cada mês. Seu objetivo é realista e mensurável? 

3. Monitoramento da nutrição de leads 

Nós já abordamos esse assunto aqui no site, mas é sempre importante ressaltar o quão é importante alimentar bem os leads e estar atento se essa alimentação está sendo feita corretamente através de um sistema. 

Seja na sua lista de e-mail ou no CRM, seus leads precisam ser coletados e armazenados. Idealmente, enviaremos newsletter por e-mails e faremos atividades de marketing para que os mesmos participem e gerem engajamento por ‘’gotejamento’’.

4. Não dá para falar de campanha sem falar de público-alvo

Campanhas para lá, otimização para nutrição de leads para cá. Mas, no final, quem irá receber o nosso conteúdo? É preciso definir seu público em segmentos com base em personas durante o planejamento. 

A segmentação tem tudo a ver com agrupar seus leads em seções que nos ajudem a segmentar melhor seus clientes. As personas de usuário são um exemplo de ‘’pessoas’’ que representam um segmento específico do seu mercado. E, ao esclarecer seu público-alvo e segmentos por meio de personas de usuários, os alcançaremos melhor com informações e táticas de marketing. 

5. Conteúdo de valor para seus clientes potenciais

Ao se envolver na promoção de leads, você não está tentando fechar o negócio (ainda, ok?). Otimização para nutrição de leads se trata de construir um relacionamento com esse cliente. Ou seja, é preciso fornecer a eles conteúdo e informações suficientes para que possam apreciar você e seu trabalho, sem quaisquer tipo de restrições.

A Fresh Lab é cheia dos exemplos, então aqui vai mais um: lembra do curso online, do qual a meta é ter 20 novos clientes todos os meses. Pois é: para que possamos alcançar essa meta, precisamos fornecer algumas informações gratuitas relacionadas ao curso, sem realmente promovê-lo. 

Uma super promoção, com um e-mail "Ganhe três aulas de francês agora" é uma proposta interessante a fornecer quando o nosso objetivo final é vender um curso todo de francês online. Em suma, seu conteúdo não precisa ser apenas um discurso focado em ‘’vendas’’. Aposte na amizade com seus clientes antes de tudo.

We grow together!

Como definir a audiência de Mídia Programática
Exemplos de Landing Page
Produção de conteúdo pra Landing Page
Criação de Landing Page para serviço
Criação de Landing Page para produto
Criação de Landing Page para e-Commerce
Criação de Landing Page para Curso
Criação de Landing Page para evento
1 2 3 12

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram