Criação de Landing Page para evento

(Última atualização em 9 de março de 2022)

Embora todo promotor saiba que há muito trabalho de base offline antes de um evento, quando se trata de marketing, é sempre uma ótima ideia viabilizar informações em ambos os canais, online e offline. Mas, pensando além das redes sociais e das campanhas publicitárias tão conhecidas, como você pode promover um evento online? Em formato de landing page para evento, com elementos impactantes e altas taxas de conversão, é claro! 

E aqui está uma informação fascinante: nem todos os seus concorrentes sabem disso. Então, você já estará um passo à frente da curva. Sim, pode ser um desafio, não negamos isso. Mas, adivinhe? Não precisa ser assim pois nós estamos aqui para te ajudar!

Landing Page | Breve introdução

Pare por um segundo e tente imaginar o fluxo que alguém que se registra em seu evento segue. Quais ações são executadas antes de decidirem se realmente irão comprar um ingresso ou registro em seu evento? 

Provavelmente, a resposta é que o usuário visitou o site de seu evento, leu algumas coisas disponíveis na home page do site e, em seguida, clicou no botão ou guia que os levou a uma página de registro de eventos. Na maioria dos casos, essa página de registro é o que nós, profissionais de marketing digital da Fresh Lab, chamamos de ”Landing Page para evento”.

Em resumo, uma landing page é uma página da internet independente, distinta do site principal, projetada para um único objetivo focado. No seu caso, como promotor de eventos, a página para registro em evento deve ser pensada como uma landing page – ou seja, uma página da internet projetada especificamente para fazer com que os visitantes dessa página se registrem em seu evento e nada mais.

O que é uma landing page para evento? 

Uma landing page para evento é diferente do site principal, pois é projetada com foco único – para que os visitantes se registrem ou comprem ingressos para o seu evento. 

Quer a sua landing page para evento seja voltada a concertos, conferência ou feira comercial, seu principal objetivo é aumentar a participação. Se as mensagens forem confusas para os visitantes ou seu site for difícil de navegar, todos os seus atuais esforços de marketing soam inúteis. 

Nós pensamos em sua landing page como um convite para uma festa que você está promovendo ou tentando convencer seus amigos a participar. Então, quais informações eles precisam saber? Quais detalhes você precisa incluir? 

Quem? 

A resposta é você, como principal anfitrião. Quem é você e por que você é uma autoridade nesse tópico ou está organizando este evento? 

O quê? 

Do que se trata esse evento? 

As conferências podem ser hiper focadas em um tópico de nicho, como, por exemplo, criação de redes comerciais online. Ou elas podem ser amplas, como feiras de tecnologia. 

É importante dizer ao seu público exatamente o quê eles esperam que seu evento entregue.

Os detalhes 

Onde e quando será esse evento? 

Não é necessário dizer especificamente o endereço real, mas é importante o reduzir a uma única cidade. Detalhes como esse já destacam os olhos dos seus usuários dentro de sua landing page para evento, provavelmente ao lado de um CTA.

Falando em CTA…

Sua landing page precisará de pelo menos um. Talvez múltiplos, na verdade. 

Se sua landing page para evento precisar incluir informações diversificadas e os usuários perderem muito tempo percorrendo as páginas, é importante verificar se isso pode ser diminuído apenas navegando para um CTA para obter seus ingressos, por exemplo. 

Landing Page como solução de problemas no marketing

Já é fato para você e para nós de como deixar de oferecer aos participantes em potencial de seu evento uma experiência online mais personalizada pode custar muito dinheiro sem sequer perceber, certo?

Por isso, a Fresh Lab vai te mostrar algumas soluções para os desafios de conversão mais comuns, a partir da criação de landing page para evento:

#1. A marca do seu evento continua a ser ofuscada

Sua landing page deve trazer vida à experiência de seu evento. Se os participantes puderem entender, sem esforços, do que se trata seu evento, será mais provável que se inscrevam nele de imediato. 

Mas, se você hospedar as informações do evento diretamente no site da empresa, poderá confundir os novos participantes e os desencorajar na hora da inscrição? Por quê? Marcas que promovem em site dedicado a seus produtos ou serviços podem não ser tão atraentes para um público novo, criando um ambiente de incerteza em suas mentes. 

Um exemplo que tomo: imagine uma marca de software, já líder de mercado, lançar uma série de eventos ao vivo para seus principais clientes. Isso é um passo importante para manter o relacionamento que já existe entre ambos. Todavia, essa empresa até pode lançar uma lista aberta de seus próximos eventos no site da empresa, mas o público tão acostumado com o formato tradicional acaba se confundindo com sessões de treinamento – ou no pior cenário, um seminário de vendas.

Como solucionar isso? 

Trabalhamos em diversificadas frentes de landing page para eventos, concentradas em cada uma das séries dispostas por essa marca. Que tal usar imagens do evento para ilustrar a experiência dele? 

Portanto, é importante deixar claro que eles não estão se registrando em um seminário de vendas, e sim, no que já é usual para os clientes fiéis daquela empresa.

#2. Falta de articulação 

A landing page para evento permite que você hospede em único local as informações sobre você, sua marca, o evento e seus participantes, ajudando os visitantes a encontrarem essas descrições e manterem-se atualizados sobre alterações de agenda, por exemplo. Um local centralizado para esse e outros eventos também permite que outras pessoas realizem eventos em seu nome enquanto você mantém o controle de sua marca e dados. 

Esse nível de controle te ajuda a construir uma marca de alta relevância a partir da responsabilidade social obtida ao longo prazo. 

O exemplo agora é de uma empresa de varejo social que depende de influenciadores para sediar eventos. Mesmo se eles usassem o mesmo provedor e página, ainda assim a página seria desunida – e, provavelmente, fora do desejo da marca. Mas uma landing page de evento mostra como esses eventos estão unidos, em um só lugar e ajuda sua empresa a manter seus padrões, permitindo que seus clientes o encontrem facilmente na área que desejam.

#3. É uma questão de relevância

A experiência da landing page para evento no momento em que um participante descobre mais informações online. Por isso, é nosso trabalho torná-la memorável desde o início. 

Mas, quando o seu evento atende a diferentes públicos que exigem experiências personalizadas, uma página de emissão de registros talvez não seja o suficiente. 

Então separamos dois cenários nos quais é possível trabalhar em landing page para eventos para diferentes participantes:

BRINDES PATROCINADOS 

Ingressos ou inscrições gratuitas para funcionários ou brindes promocionais são um benefício popular entre patrocinadores de eventos. Mas, quando o patrocinador restringe o uso desses tickets ou registros, é necessária uma landing page para evento personalizada. 

Digamos que você esteja promovendo uma turnê de 24 cidades para um cantor e seu patrocinador queira convidar os maiores fãs do artista em 10 capitais selecionadas. Se os fãs de todas as cidades forem direcionados para uma página central de emissão de ingressos, eles poderão acabar escolhendo uma cidade inelegível. Assim, acabariam desapontados – o que pode gerar um desastre de relacionamento para o artista. 

Uma landing page para evento personalizada para as 10 cidades selecionadas daria aos fãs a experiência otimizada que merecem.

SEGMENTAÇÃO PERSONALIZADA

Quando seu evento oferece muitas atividades diferentes, uma landing page personalizada permite foco no os seus usuários precisam, os convencendo da participação. Ou seja, criar uma landing page de evento direcionada a participantes específicos também pode aumentar a conversão e as vendas. 

Digamos, por exemplo, que você esteja organizando uma conferência que atraia uma grande variedade de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) – todos com diferentes razões para participar de seu evento. Landing Page separadas para cada público permitiriam adaptação na experiência Web para atender às necessidades e desejos específicos.

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