Criação de anúncios no Facebook

Anúncios no Facebook são a sua chance de conexão com seu público dentro de uma das maiores redes sociais do mundo. Sim, nós sabemos que o algoritmo passa por constantes mudanças e é um grande desafio na hora de se conectar com os fãs. Mas nós também sabemos como funcionam os recursos de micro-segmentação do Facebook e, de como, eles permitem à você alcançar seu público-alvo exato. 

Sendo assim, os anúncios do Facebook tem entre seus principais objetivos, transmitir sua mensagem para as pessoas com maior probabilidade de querer seus produtos ou serviços. Isso é ótimo para o seu orçamento, taxas de conversão e retorno de investimento. Você paga apenas para alcançar os clientes em potencial mais valiosos. 

Para isso, consideramos importante fazer você compreender sobre a existência dos diferentes tipos de anúncios oferecidos pela plataforma e, quais são as técnicas utilizadas pela Fresh Lab, na entrega dos melhores resultados para a sua marca. Esse artigo servirá como uma introdução ao seu planejamento de marketing digital, desde o anúncio até o desenvolvimento das estratégias de campanhas feitas por nós. 

Por que usar o recurso de anúncios no Facebook?

Facebook Ads é uma plataforma excepcional, mas muitas empresas e marcas acham suas ferramentas intimidadoras. Tudo bem, a gente não às culpa – com tantas inovações, é intimidadora até para nós. São tantas opções para escolha e milhares de especialista ditando quais estratégias farão a sua campanha crescer que é um desafio não se sobrecarregar. 

Estamos familiarizados com a plataforma, então o susto não é tão grande. E queremos te familiarizar o suficiente para você entender da sua importância. Afinal, existem boas razões para investir em anúncios no Facebook. A plataforma é repleta de personalizações e controles criativos em cima de suas campanhas. Assim, se o seu objetivo for atingir pais veganos de crianças pequenas em Curitiba, por exemplo, é possível segmentar seus anúncios para que essas pessoas comprem seus produtos. Ou, se você deseja apenas conectar à página da sua empresa com esse público, é possível também. Ambos? Sim, também. Tudo parte de um bom planejamento de campanha.

Uma boa notícia para melhoria do filtro e precisão de público: seus anúncios do Facebook estão conectados aos do Instagram, transformando em uma ótima jogada a execução dos dois em uma única campanha, conectando seus públicos nessas plataformas. 

Além disso, as micro e médias empresas estão sempre preocupadas com o custo de anúncios no Facebook, mas é preciso entender como eles são acessíveis em comparação com algumas alternativas online, como o Adwords, por exemplo. Isso fica ainda mais esclarecido quando suas campanhas de anúncios recebem uma alta pontuação de relevância, o que as dá um ótimo status, se ajustando ao seu público e reduzindo seu CPC (Custo por Clique). 

Como fazer os anúncios no Facebook?

Para nós da Fresh Lab, criar anúncios de alta conversão no Facebook não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Muitas empresas e marcas, micro ou médias, ainda preferem utilizar os métodos da internet para criar através do gerenciador de anúncios. Está tudo bem, mas eles realmente convertem? O investimento no final valeu a pena?

Para isso, separamos algumas das nossas técnicas utilizadas para você se aprofundar. Esperamos dessa forma despertar a sua curiosidade, para no final, entrar em contato conosco para juntos, crescermos!

1. Estudamos. E muito! 

Antes mesmo de partirmos diretamente para os seus anúncios, nós precisamos criar um planejamento. Sem ele, é fácil se deslumbrar com todas as opções e acabar fazendo do processo um tiro no escuro, sem alvos em particular. Para cada campanha criada, sempre te perguntamos: 

  • Quais produtos ou serviços você deseja promover especificamente? 
  • Quem você está alcançando? 
  • A recepção do seu público será fria ou calorosa? 
  • Em que estágio do funil eles estão? 
  • Qual é o objetivo da sua campanha? 
  • Seu desejo nessa campanha é conquistar leads, reconhecimento de marca, tráfego no site, vendas ou algo mais?

Sem um planejamento traçando seus principais objetivos, não é possível criarmos anúncios no Facebook fortes para a sua organização. E, é por isso, que ter o time de marketing digital da Fresh Lab ao seu lado, favorece seu jogo e desenvolve corretamente planos de ação. 

2. Quais são os seus objetivos?

A primeira coisa a ser estabelecida após o planejamento é alinhar a sua campanha aos seus objetivos. É importante escolher o caminho certo, porque o Facebook otimizará os canais de anúncios com base neles. Em alguns casos, o objetivo certo diminuirá seu CPC e irá melhorar seus resultados. Todavia, nosso time terá as opções de escolher entre os seguintes objetivos:

  • Reconhecimento da marca
  • Alcance
  • Tráfego 
  • Engajamento 
  • Instalações de aplicativos 
  • Visualizações de vídeo 
  • Geração de leads 
  • Mensagens 
  • Conversões 
  • Vendas do Catálogo 
  • Visitas à loja (física ou virtual) 

Selecionaremos, então, a partir do planejamento, um objetivo que se alinhe de forma mais coesa com seus objetivos subjacentes. Se, por exemplo, executarmos uma campanha em vídeo focada em geração de vendas, a opção escolhida será ‘’conversões’’ e não ‘’visualizações em vídeo’’.  Claro, você quer visualizações de vídeo, mas não à custa de mais conversões.

3. Direcionamento de públicos

Através do nosso planejamento de marketing digital, estudamos e entendemos fortemente a sua ideia de público-alvo e de quem iremos segmentar seus anúncios no Facebook. Como? Vamos detalhar isso! Nós podemos utilizar:

  • Públicos alvo personalizados, que segmentam usuários específicos da sua lista de e-mails ou usuários que realizaram determinadas ações em seu site, Facebook ou perfil comercial do Instagram;
  • Públicos semelhantes, que replicam qualidades do seu público personalizado;
  • Segmentação demográfica, por interesse ou comportamento;
  • Segmentação por conexão, que determina se você deseja que seus anúncios sejam exibidos para usuários que estão ou não conectados à sua marca

4. A escolha de exibição do seu anúncio no Facebook

Em seguida, escolhemos os canais a serem veiculados os seus anúncios, além da escolha de dispositivos e aplicativos para a exibição dos seus anúncios. 

Por exemplo, que tal veicular apenas em dispositivos móveis ou somente em computadores? E, quem sabe, veicular também em ambos. Você também terá várias opções inseridas no Facebook e outras no Instagram. A ferramenta nos possibilita exibir anúncios com quase todas as opções de canal selecionadas (a menos que você opte para nós exibirmos um anúncio de história do Instagram; nesse caso,  só podemos usar esse canal) ou desativaremos/ativaremos determinadas opções.

5. Orçamento

A escolha do orçamento é essencial para programar seus anúncios. As possibilidades aqui são a escolha do orçamento vitalício ou diário, permitindo exibir seus anúncios indefinidamente ou ser programado o início e término em datas personalizadas.

Como dissemos, as possibilidades são muitas, com opções de exibição em certos períodos do dia, autorizando anúncios apenas em determinados horários ou em dias da semana. Nesse estágio, é permitido escolher também qual será a forma para otimizar esses anúncios. Calma, não será preciso desconfiar disso, pois o Facebook configura automaticamente algumas funções para nós, mas é importante uma atualização manual, feita por nossos especialistas. 

Dito isso, alterações no lance (como cliques ou impressões de links) alteram a forma dos gastos do orçamento – gastar o mais rápido possível para ter resultados imediatos ou distribuir seu orçamento ao longo prazo para ver seus resultados com mais eficácia?

6. Quais os formatos de anúncios disponíveis?

Certamente você sabe que existem diversos formatos incríveis para se anunciar no Facebook. Mas, se você é do time dos que não sabiam, aqui estão alguns para você se introduzir no assunto e ajudar na nossa escolha: 

  • Anúncios gráficos únicos 
  • Anúncio em vídeo 
  • Anúncios em carrossel, que permitem a exibição de vários vídeos e fotos em roll display 
  • Canvas
  • E, por fim, coleções, transformando a experiência do usuário em tela cheia

Afinal, cada tipo de anúncio possui seus próprios benefícios exclusivos, mas anúncios em vídeo e carrossel (com ou sem vídeo) geralmente apresentam algumas das mais altas taxas de engajamento e CTR. 

7. Detalhezinhos…

Após todo esse processo criativo, ainda existem muitos pequenos detalhes para se adicionar, incluindo seções nas quais nos concentramos nas CTAs (as chamadas) e descrições de URL. Aproveitamos cada um deles, pois entendemos como são importantes para gerar conversões e o seu uso correto fará muita diferença em suas campanhas.

7. Monitoramento

Nessa postagem da Fresh Lab, escrevemos como é importante para a sua marca monitorar suas atividades dentro do Facebook. Não só pelos números, mas para manter bons relacionamentos e engajar de maneira produtiva. Assim, depois que suas campanhas são iniciadas, monitorar com cuidado é essencial. Por exemplo, algumas campanhas podem começar a ter quedas no CPC assim como outras podem ter um CPC significativamente mais alto do que o esperado. Assim como o desempenho pode não ser o desejado. 

Dessa forma, o gerenciador nos detalha suas campanhas ativas, onde observamos muito mais do que o CPC, em dados que envolvem a frequência, as pontuações de relevância e o número de ações feitas, analisando-as com muito cuidado. É essencial ter um especialista em performance para realizar esse trabalho.

Divisão de testes – Uma caixinha de possibilidades

O Facebook possui uma ferramenta de testes dividida. Embora ela não seja perfeito e tenha certas limitações, funciona bem para a divisão de estratégias de anúncios. Todavia, é necessário testar alguns aspectos do seu criativo, alterando manualmente algumas funções do seu anúncio. 

Ainda assim, se quisermos fazer testes de divisão de públicos, exibição ou veiculação de anúncios, o Facebook facilita isso. Depois de escolhido seu objetivo, estará disponível a ferramenta de ‘’testes de divisão’’.

Venha aproveitar o conhecimento da Fresh Lab quando o assunto é Anúncios no Facebook

Nós entendemos como o Facebook tem muitas opções de escolha, e já estamos bem familiarizados com o seu site, trazendo conhecimentos a favor da sua campanha. 

Assim que discutirmos todo o seu planejamento e arregaçarmos as mangas para colocar a mão na massa, o processo de criação da sua campanha será ainda mais fácil e, como resultado, a criação dos seus futuros anúncios será ainda mais forte. Então, se você precisa de ajuda para criar ou gerenciar seus próximos anúncios de Facebook, entre em contato hoje mesmo com a Fresh Lab. O que você acha deste guia sobre anúncios no Facebook? Você usa os anúncios no Facebook para o seu negócio atualmente? Quais são as suas perguntas sobre a plataforma? 

Entre em contato conosco, converse com nossos especialistas e tenha todas as dúvidas respondidas!

Autor

freshlab
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