O que faz uma agência de Marketing Digital?

(Última atualização em )

Praticamente todas as empresas estão presentes de alguma forma e muitas já iniciam suas atividades na web, antes mesmo de iniciarem no meio offline.

Como todos sabemos, a web é um meio de massa e muito bem segmentado. Essas características fazem dela um excelente ambiente para ser explorado comercialmente.As empresas que estão presentes descobriram que podem tirar grande vantagem dela para conquistar novos clientes. Seja através de um site ou e-commerce, nos motores de busca, através das redes sociais, ações promocionais, e-mail marketing ou anúncios pagos em canais segmentados.

Diante deste universo imenso de informações e ofertas surgiram agências especializadas, que planejam e aplicam estratégias em diferentes canais com o objetivo de conquistar novos leads (potenciais clientes) neste ambiente tão competitivo. Quando um ambiente torna-se competitivo, torna-se mais caro e exige maior dedicação para obter um retorno plausível. Diante deste cenário, os papeis de uma agência digital basicamente são:

  • Conhecer e compreender o seu público;
  • Definir os melhores canais para abordá-los;
  • Planejar ações eficientes dentro destes canais;
  • Atrair tráfego qualificado e gerar Leads (pessoas interessadas em seu produto/serviço);
  • Monitorar e mensurar resultados;

MONITORAMENTO

Este é um ponto muito importante e merece destaque. A grande vantagem de uma Agência de Marketing Digital é que nós podemos analisar e compreender em tempo real o que funciona e o que não está funcionando em sua campanha digital e, então, providenciar os ajustes necessários para melhorar seu desempenho. Diferentemente da mídia tradicional, que apesar de também ser muito boa, muitas vezes não é bem segmentada e mensurar é uma tarefa difícil. Por exemplo, seu anúncio na revista ou no outdoor, quantas pessoas visualizaram? Quanto tempo ficaram visualizando? Para onde elas foram em seguida? No meio digital é possível obter estas respostas em tempo real. Este é o grande segredo do Marketing Digital e existe um serviço próprio analisar cada métrica de uma campanha digital, chamado de WebAnalytics.

Não vai me dizer que você achava que nós tínhamos uma bola de cristal e sabíamos desde o princípio como fazer para a sua empresa que vende bateria para empilhadeira elétrica prosperar na web. Realmente, modéstia à parte conhecemos muito bem nosso negócio e por isso conseguimos elaborar bons planejamentos. Mas não sabemos de tudo! O que sabemos é que um bom resultado só vem depois de muita dedicação e monitoramento.

FORMULA DO SUCESSO

Como mencionamos acima, o princípio básico para iniciar suas atividades na web é compreender que não existe uma fórmula mágica para o sucesso! Sem essa de “garantimos seu primeiro lugar no Google por R$ 29,90 por mês” ou “excelente banco com 100 mil e-mails para conquistar novos clientes”. Assim como na vida offline, ninguém nunca consegue obter bons resultados sem dedicação. Portanto existe uma forma correta de planejar, executar e mensurar cada ação de Marketing Digital para que você obtenha o melhor retorno possível em suas ações, independente da verba que tem disponível para isso.

Mas nem tudo são flores na Web. Diariamente sempre surgem os “espertos” cujos objetivos é obter um grande retorno com baixo investimento e em pouco tempo. Seja por falta de planejamento, recursos ou desespero, essas pessoas acabam utilizando técnicas duvidosas ou até mesmo condenáveis em certos meios para atingir seu objetivo. Qualidade, Preço e Prazo. Em qualquer modelo de negócios é impossível oferecer as três variáveis para um cliente de forma satisfatória:

1) Se você oferece para alguém um serviço com preço baixo e prazo curto, possivelmente sua qualidade não é a melhor do mercado.
2) Agora, se você oferece um serviço com preço baixo e boa qualidade, possivelmente seu prazo precisará ser estendido.
3) E a última opção é oferecer um serviço de boa qualidade e prazo curto. Neste caso seu preço possivelmente será acima de seus concorrentes.

Certo… e por quê estamos discutindo este assunto?

Justamente para explicar que existem formas corretas de fazer suas ações com qualidade. E quando falamos de qualidade não estamos apenas nos referindo a conquistar bons resultados para o seu negócio. Estamos nos referindo à fazer da forma correta e evitar que você seja punido por isso. É isso mesmo! Ações digitais mal planejadas são passíveis de punição, que podem prejudicar muito sua empresa. Mas esse será assunto para um novo post na semana que vem.

Este é o primeiro de uma série de posts que faremos para explicar aos nossos clientes e parceiros como obter bons resultados em ações de Marketing Digital. É uma forma de compartilhar o conhecimento que temos adquirido durante anos de estudo e prática.

Agora que você conhece um pouco mais sobre uma agência de marketing digital e o que ela faz, que tal dar uma passadinha em nossos serviços para conhecer um pouco melhor o nosso trabalho? Nos vemos na semana que vem com mais um post da série Fresh Drops.

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks