Quando falamos em posicionamento e presença online, não podemos deixar de citar as estratégias de SEO On Page e Off Page. Isso porque, como você já deve imaginar, o SEO é uma das técnicas mais importantes quando o assunto é marketing digital. Além disso, ele é um dos principais responsáveis pelo posicionamento de seu conteúdo na Web.
Com base nessas informações, é preciso saber como otimizar seu site, materiais e demais produções com foco em SEO. Mas, para além disso, conhecer o básico da estratégia é uma das muitas maneiras de aumentar seus resultados. É exatamente por esse motivo que hoje estamos aqui, descubra a diferença entre SEO On Page e Off Page:
Quando falamos em otimizações com foco em SEO, nos referimos a principalmente duas maneiras de executar essa ação. Primeiro, temos as otimizações em páginas internas e, por segundo, aquelas feitas em materiais externos. Basicamente, o SEO On Page faz parte das otimizações feitas dentro de uma página.
Assim como o SEO “num geral”, essas otimizações estão ligadas a conteúdos, palavras-chave, imagens com descrições ALT e outras técnicas. O importante aqui, além de conhecer essas ações, é saber que elas são feitas para os mecanismos de busca e usuários. Isso porque, são os buscadores que entregam suas páginas aos leitores.
Ou seja, na hora de construir suas páginas e demais materiais, é importante saber que sua comunicação está sendo feita com dois objetivos. Primeiro, saiba que um bom SEO On Page é construído para agradar aos usuários e aos “mecanismos de busca”. Agora, saber como agradar a “gregos e troianos” é onde está o desafio.
Mas, calma que já falamos sobre isso.
Você já deve imaginar que, ao contrário da técnica citada acima, o SEO Off Page é toda a estratégia de SEO que está fora de sua página, não é? Se você pensou nisso, parabéns, pois é resumidamente, isso mesmo! Mas, calma que não é tão simples assim, deixa a gente explicar:
Ao contrário do SEO On Page, o Off Page além de posicionamento, claro, foca e muito na autoridade do domínio de sua empresa. Sendo assim, podemos te explicar essa estratégia como uma vantagem que seu site recebe através de outros. Mas, como assim? Basicamente, é toda uma gama de ações que levam visitantes ao seu endereço.
Sabe quando você está lendo um conteúdo e, de repente, aparece um link que te leva para outro domínio? Geralmente, isso ocorre quando uma empresa não é autoridade no assunto que precisa explicar e pega “emprestado” o link de uma que é. Aqui mesmo, se você reparar bem, vai perceber que sempre usamos links externos, ou seja, de outros sites.
Enquanto que no SEO On Page nós construímos conteúdos que sigam as técnicas de otimização e demais “checklists”, o Off Page depende de outros sites. Podemos até dizer que muitas vezes isso ocorre por meio de uma parceria, mas na maioria das vezes não é bem assim. Até porque, nenhuma empresa faz parcerias constantes quando precisa de um link.
Além do link building, fazem parte do SEO Off Page as estratégias de influenciadores, imprensas, marketing de conteúdo, redes sociais e outras táticas. Note que, apesar de feita para “fora da página”, muitas estratégias são realizadas pela empresa, assim como o SEO On Page.
Já o SEO On Page, é aquele que realizamos em conteúdos de blog, imagens de site, construção de identidade visual. O ponto chave aqui é saber que apesar de diferentes, essas estratégias são complementares e fazem a diferença em sua empresa. Porém, para realmente “colher os frutos” de um SEO bem realizado, é preciso expertise. É exatamente nesse ponto que nós, da Fresh Lab, entramos. Aqui, temos equipes especializadas em colocar sua empresa em destaque nas páginas do Google.