Como criar um link para WhatsApp ?

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Recentemente o Whatsapp lançou uma API que nos permite criar um link diretamente para qualquer número do nosso querido “zap”. Quer saber como criar o seu? Vamos dar o passo a passo de como criar um link para Whatsapp 😀

Nós que trabalhamos com Marketing Digital precisamos estar sempre atentos às novas funcionalidades disponibilizadas pelas ferramentas que utilizamos. Com o Whatsapp não está sendo diferente.

A inserção do Whatsapp como ferramenta de negócios em nosso dia a dia não deixa dúvidas de que as pessoas buscam formas cada vez menos descomplicadas de conversar e de fechar negócios.

Ou seja, o que no começo era só um app legal para troca de mensagens instantâneas se tornou um recurso indispensável para a maioria das empresas atualmente.

Como criar um link para Whatsapp

A novidade que estamos desfrutando agora é a possibilidade de gerar um código API capaz de levar usuários diretamente para sua janela de conversa no Whats. WHAT? Sim, isso mesmo.

Como sabemos, o Facebook comprou o Whatsapp e já estamos ouvindo comentários na comunidade tecnológica que em breve os anúncios lá terão um botão “Click to Chat”, que será a versão final dessa API que vamos ensinar hoje.

Acredito que deve ser uma versão beta da funcionalidade que já agrada gregos e troianos. Mas enfim, vamos ao que interessa:

Como criar um link para Whatsapp

1 – Copie esse link como base: https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem

2 – Substitua o campo “seunumerodetelefone” pelo seu número, dessa forma:

XXYY000000000

“XX” é o código internacional que no Brasil é 55, então, se o seu celular for daqui, substitua XX por 55.

“YY” é o DDD. Se você for de Curitiba, por exemplo, substitua o código YY por 41

A sequência de zeros é onde você vai inserir o seu número de telefone.

IMPORTANTE

Nos testes que fizemos aqui na Fresh, em algumas tentativas a mensagem não foi enviada corretamente ao incluirmos o nono dígito no telefone. Pode ser que haja uma atualização ou que em alguns casos ele abra automaticamente a conversa.

Se você ver que deu erro, vale a pena tentar sem o 9º dígito e testar novamente se está enviando e recebendo a mensagem para o remetente correto.

3 – Substitua o espaço “sua%20mensagem” pela sua mensagem real. Você vai notar que no código não será permitido inserir espaçamento, então esses devem ser substituídos pelo símbolo %20.

No final, você deve ter um código assim:

https://api.whatsapp.com/send?phone=554197856166&text=Olá!%20Poderia%20me%20enviar%20mais%20informações%20sobre%20campanhas%20de%20Marketing%20Digital?

Quando o usuários clicar nesta URl, o link vai abrir automaticamente o Whatsapp do usuário (seja no celular ou no computador) e a mensagem estará pronta para ser enviada. Basta enviar:

Como criar um link para Whatsapp

Muito bem, link criado! Com esse acesso qualquer pessoa pode entrar em contato diretamente com você ou com sua empresa pelo Whats.

Mas tem um porém,

Divulgar apenas esse link gigante pode fazer as pessoas desconfiarem e não clicarem. Alguns podem pensar que é vírus ou que não funciona.

Por isso, para deixar sua URL mais amigável, nossa sugestão é que você visite algum site de encurtamento como bit.ly ou ow.ly . Encurtando pelo goo.gl tivemos problemas com o teste que rodamos, mas novamente, você também pode tentar e deixar nos comentários se der certo.

Além de deixar a URL mais bonita, encurtando você não exibe diretamente o seu número de telefone – trazendo mais privacidade e controle para a campanha.

Pode compartilhar a vontade! Veja um exemplo de um dos nossos clientes que já está trabalhando com esses links:

Como criar um link para Whatsapp

Na semana em que começamos a trabalhar com esse formato, recebemos o feedback do cliente de que estava sendo muito positivo. Ele ainda nos pediu para inserir um link para o Whatsapp em todas as publicações que formos impulsionar na página.

Para este anúncio, quando as pessoas clicam aparece assim (mobile):

Como criar um link para Whatsapp

 

Muito legal né!

Comece hoje mesmo a fazer links para facilitar sua comunicação online! Deixe seu comentário 😀

Até a próxima

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks