Como avaliar a performance do site?

(Última atualização em )

Como você bem sabe, seu site é um ponto crucial nas estratégias de marketing digital, seja no inbound ou outbound. É ele que garante a continuidade da jornada do visitante até o ponto de se tornar um lead ou comprador. Por isso, não basta apenas ter um visual bacana, é essencial que ele converta seus visitantes em leads e, principalmente, conquiste um fluxo orgânico cada vez maior.

Por que você precisa se preocupar com a performance do site?

Sites de alta performance são encontrados com maior frequência na busca orgânica e proporcionam uma experiência de navegação agradável O que, como sabemos, faz com que as conversões aumentem ao longo do tempo.

Confira abaixo algumas dicas para saber como testar a performance do site e efetuar mudanças significativas para aumentar as suas conversões. Bora lá?

Por que estar atento à performance do site?

performance do site

Existem inúmeros motivos importantes para estar atento à qualidade do site de sua empresa. Contudo, todos eles seguem o mesmo princípio básico das vendas: o encantamento do consumidor. 

Dessa forma, para saber a real importância de contar com um site de alta performance, basta imaginar que essa será a primeira experiência do cliente com a sua empresa.

Ao conhecer sua marca, seja através das mídias digitais ou no boca a boca, o consumidor faz um movimento simples: a pesquisa. Podemos citar que, dados estatísticos apresentados pela Nielsen Company, demonstram que 75% dos brasileiros já utilizaram os mecanismos de busca para encontrar uma marca ou produto.

Tal estatística, só nos mostra o quão importante é contar com uma boa performance do site. Imagine o seguinte cenário: Lucas está em busca de um determinado produto. Após uma rápida pesquisa, ele chega até o site de sua empresa. Contudo, o carregamento lendo e demais fatores fazem com que ele não fique satisfeito.

Ou imagine ainda que, durante o carregamento, alguns elementos do site mudam de posição, deixando você confuso e frustrado por ter que rolar a tela para encontrar novamente o botão que deseja clicar. 

Podemos dizer, que este é mais um ponto importante que devemos pensar quando falamos de performance, a experiência do usuário. Não é à toa que a nova atualização da engine do Google, a Core Web Vitals, preza tanto por isso na hora de avaliar o desempenho de seu site. Confira neste link dicas preciosas sobre esta atualização.

Voltando à performance do site, quando você não proporciona uma boa experiência, você abre brecha para a pessoa ir para o site de seu concorrente. Até porque, os usuários não abrem somente o seu site durante sua navegação. 

Quais pontos avaliar na performance do site?


Saiba o que avaliar em seu site.

Para mudar a realidade de sua empresa e alcançar resultados mais satisfatórios, aprimorar o seu site é essencial. 

1. Velocidade de carregamento 

Não tem como negar que mesmo os pontos mais simples causam uma tremenda diferença. Até porque, ninguém gosta de ficar esperando o carregamento de sites e demais páginas da web. Dessa forma, se atentar ao carregamento é uma dos primeiros pontos pelos quais sua empresa consegue manter o usuário interessado.

Além da programação, o peso de imagens, vídeos e scripts interferem e muito na velocidade de carregamento e performance do site. Portanto, utilize o PageSpeed Insights para avaliar a velocidade de carregamento de seu site e também do seu servidor de hospedagem. 

Além disso, esta ferramenta também dá várias ideias de como melhorar a sua performance.

2. Apresentação mobile 

Não é segredo para ninguém que os acessos via mobile representam boa parte dos acessos em seu site. De acordo com alguns dados divulgados pela SEMrush, 80% dos brasileiros fazem pesquisas através de seus smartphones. Sabendo disso, mecanismos de busca como o Google priorizam o ranqueamento dessas páginas. 

Ou seja, um site de alta performance se mantém atualizado com foco no funcionamento nesses dispositivos. Caso você queira saber como está a performance do site no mobile, utilize o Test My Site. Essa ferramenta é disponibilizada pelo Google para apurar rapidamente o desempenho no mobile.

3. Segurança na performance do site  

Como sabemos, as leis de segurança que protegem os dados de usuários da internet são bem claras. Com isso, até mecanismos de busca como o Google, passaram a rankear mais os sites que contam com essa proteção. Até porque, ter os dados de usuários roubados é um crime que pode gerar muita dor de cabeça.

Para evitar que isso ocorra, é preciso investir em maior segurança para seu endereço implementado certificados SSL e política de cookies de acordo com a LGPD. Assim, além de ser mais bem visto pelo Google e pelos usuários, sua empresa evita maiores complicações com a perda ou roubo dessas informações. Saiba mais sobre como conquistar um site mais protegido com certificado SSL.

4. Otimizações de SEO

Já não é mais segredo para ninguém que o SEO é umas das etapas mais importantes de ações de Inbound Marketing. Isso porque, além de melhorar o seu ranqueamento no Google, as otimizações  de SEO melhoram a velocidade e performance do site.

Para os mecanismos de busca, páginas que apresentam uma boa estrutura de SEO On-Page e SEO Off-Page são consideradas mais relevantes. Portanto, conquistam posições orgânicas mais altas. Para garantir uma boa auditoria SEO, recomendamos o  SEMrush

5. Conteúdo e Design

E se a gente te falar que o conteúdo e o design das suas páginas também são importantes quando o assunto é performance.

Como sabemos, um dos maiores objetivos da redação e do design é reter o usuário, fazendo com que o mesmo siga até o final do conteúdo proposto. Por isso, focar em conteúdo de valor e garantir que o seu conteúdo atenda as melhores recomendações técnicas de SEO.

Além disso, é importante também, que o design de sua página não contenha elementos mais pesados ou não otimizados para mobile. É preciso encontrar um equilíbrio entre design e leveza. Não é uma tarefa fácil, mas com uma equipe especializada você consegue melhorar a performance do site.

Finalizando 


Como melhorar a performance do meu site?

Como já sabemos, existem ainda muitas outras dúvidas quando o assunto é performance e desempenho de sites empresariais, mas ao invés de falarmos, que tal fazer uma demonstração gratuita com os nossos especialistas? 

Contamos com um time de profissionais dedicados a tornar sua marca referência em seu segmento, com ações focadas para lhe proporcionar maior vantagem competitiva. Entre em contato conosco, converse com um especialista e receba uma proposta em 24 horas.

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