Como você bem sabe, seu site é um ponto crucial nas estratégias de marketing digital, seja no inbound ou outbound. É ele que garante a continuidade da jornada do visitante até o ponto de se tornar um lead ou comprador. Por isso, não basta apenas ter um visual bacana, é essencial que ele converta seus visitantes em leads e, principalmente, conquiste um fluxo orgânico cada vez maior.
Sites de alta performance são encontrados com maior frequência na busca orgânica e proporcionam uma experiência de navegação agradável O que, como sabemos, faz com que as conversões aumentem ao longo do tempo.
Confira abaixo algumas dicas para saber como testar a performance do site e efetuar mudanças significativas para aumentar as suas conversões. Bora lá?
Existem inúmeros motivos importantes para estar atento à qualidade do site de sua empresa. Contudo, todos eles seguem o mesmo princípio básico das vendas: o encantamento do consumidor.
Dessa forma, para saber a real importância de contar com um site de alta performance, basta imaginar que essa será a primeira experiência do cliente com a sua empresa.
Ao conhecer sua marca, seja através das mídias digitais ou no boca a boca, o consumidor faz um movimento simples: a pesquisa. Podemos citar que, dados estatísticos apresentados pela Nielsen Company, demonstram que 75% dos brasileiros já utilizaram os mecanismos de busca para encontrar uma marca ou produto.
Tal estatística, só nos mostra o quão importante é contar com uma boa performance do site. Imagine o seguinte cenário: Lucas está em busca de um determinado produto. Após uma rápida pesquisa, ele chega até o site de sua empresa. Contudo, o carregamento lendo e demais fatores fazem com que ele não fique satisfeito.
Ou imagine ainda que, durante o carregamento, alguns elementos do site mudam de posição, deixando você confuso e frustrado por ter que rolar a tela para encontrar novamente o botão que deseja clicar.
Podemos dizer, que este é mais um ponto importante que devemos pensar quando falamos de performance, a experiência do usuário. Não é à toa que a nova atualização da engine do Google, a Core Web Vitals, preza tanto por isso na hora de avaliar o desempenho de seu site. Confira neste link dicas preciosas sobre esta atualização.
Voltando à performance do site, quando você não proporciona uma boa experiência, você abre brecha para a pessoa ir para o site de seu concorrente. Até porque, os usuários não abrem somente o seu site durante sua navegação.
Para mudar a realidade de sua empresa e alcançar resultados mais satisfatórios, aprimorar o seu site é essencial.
Não tem como negar que mesmo os pontos mais simples causam uma tremenda diferença. Até porque, ninguém gosta de ficar esperando o carregamento de sites e demais páginas da web. Dessa forma, se atentar ao carregamento é uma dos primeiros pontos pelos quais sua empresa consegue manter o usuário interessado.
Além da programação, o peso de imagens, vídeos e scripts interferem e muito na velocidade de carregamento e performance do site. Portanto, utilize o PageSpeed Insights para avaliar a velocidade de carregamento de seu site e também do seu servidor de hospedagem.
Além disso, esta ferramenta também dá várias ideias de como melhorar a sua performance.
Não é segredo para ninguém que os acessos via mobile representam boa parte dos acessos em seu site. De acordo com alguns dados divulgados pela SEMrush, 80% dos brasileiros fazem pesquisas através de seus smartphones. Sabendo disso, mecanismos de busca como o Google priorizam o ranqueamento dessas páginas.
Ou seja, um site de alta performance se mantém atualizado com foco no funcionamento nesses dispositivos. Caso você queira saber como está a performance do site no mobile, utilize o Test My Site. Essa ferramenta é disponibilizada pelo Google para apurar rapidamente o desempenho no mobile.
Como sabemos, as leis de segurança que protegem os dados de usuários da internet são bem claras. Com isso, até mecanismos de busca como o Google, passaram a rankear mais os sites que contam com essa proteção. Até porque, ter os dados de usuários roubados é um crime que pode gerar muita dor de cabeça.
Para evitar que isso ocorra, é preciso investir em maior segurança para seu endereço implementado certificados SSL e política de cookies de acordo com a LGPD. Assim, além de ser mais bem visto pelo Google e pelos usuários, sua empresa evita maiores complicações com a perda ou roubo dessas informações. Saiba mais sobre como conquistar um site mais protegido com certificado SSL.
Já não é mais segredo para ninguém que o SEO é umas das etapas mais importantes de ações de Inbound Marketing. Isso porque, além de melhorar o seu ranqueamento no Google, as otimizações de SEO melhoram a velocidade e performance do site.
Para os mecanismos de busca, páginas que apresentam uma boa estrutura de SEO On-Page e SEO Off-Page são consideradas mais relevantes. Portanto, conquistam posições orgânicas mais altas. Para garantir uma boa auditoria SEO, recomendamos o SEMrush!
E se a gente te falar que o conteúdo e o design das suas páginas também são importantes quando o assunto é performance.
Como sabemos, um dos maiores objetivos da redação e do design é reter o usuário, fazendo com que o mesmo siga até o final do conteúdo proposto. Por isso, focar em conteúdo de valor e garantir que o seu conteúdo atenda as melhores recomendações técnicas de SEO.
Além disso, é importante também, que o design de sua página não contenha elementos mais pesados ou não otimizados para mobile. É preciso encontrar um equilíbrio entre design e leveza. Não é uma tarefa fácil, mas com uma equipe especializada você consegue melhorar a performance do site.
Como já sabemos, existem ainda muitas outras dúvidas quando o assunto é performance e desempenho de sites empresariais, mas ao invés de falarmos, que tal fazer uma demonstração gratuita com os nossos especialistas?
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