O que é SEO Off Page? Confira aqui no blog da Fresh Lab!

Última atualização em: 04/07/2024

Está com dificuldade em classificar seu site no Google, apesar de colocar seu coração e alma em seus conteúdos? Seu SEO Off Page – ou a falta dele – pode ser o culpado disso tudo! Mas relaxa: a Fresh Lab entende muito bem desse assunto e quer te ajudar! 

Em primeiro lugar, é bom entender que o SEO pode ser dividido em dois grupos: SEO On Page e SEO Off Page, onde é comumente associado como link building, mas isso é realmente verdade? Abaixo, vamos abordar todos os detalhes deste assunto.

O que é SEO Off Page?

O que é SEO Off Page?

SEO Off Page (também chamado de ‘’SEO externo’’) refere-se a ações realizadas fora do seu próprio site para impactar seus rankings nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).

A otimização para fatores de classificação externos envolve a melhoria dos mecanismos de pesquisa e da percepção do usuário sobre:

  • popularidade,
  • relevância,
  • confiabilidade
  • autoridade de um site.  

Mas o que é SEO?

Explicamos tudinho sobre SEO em outro artigo aqui no site da Fresh Lab. Mas, é sempre bom recapitular o que é essa ferramenta e por quais motivos ela é tão importante para a construção da sua relevância digital e crescimento orgânico do seu site. 

Em primeiro lugar, SEO é um termo utilizado para descrever um conjunto de processos que visam otimizar um site para mecanismos de busca de forma orgânica. 

O SEO é importante não apenas para obter visitantes de alta qualidade a partir da pesquisa, mas também, é uma maneira de melhorar a facilidade de uso do seu site, e, consequentemente, aumentar sua credibilidade. 

SEO é um modo de ‘’falar’’ com os mecanismos de pesquisa em um idioma do qual possam entender e fornecer a eles mais informações sobre seu website. Ao contrário do SEO On Page, o SEO Off Page refere-se às atividades que você pode realizar fora dos limites do seu site.

Os mais importantes são:

  • link building;
  • marketing de redes sociais;
  • menções à marca;

Examinaremos cada um mais abaixo, mas primeiro, que tal entender sobre a importância e benefícios do SEO Off Page? 

Por que o SEO Off Page é importante? 

Mecanismos de pesquisa tentam há décadas encontrar uma maneira de apresentar os melhores resultados ao usuário.

Embora esses algoritmos e os filtros de classificação constantemente mudem, o consenso na comunidade de SEO é que a relevância, a confiabilidade e a autoridade que um SEO Off Page eficaz proporciona a um site ainda desempenha papel importante para a classificação de uma página.

Assim, o SEO Off Page fornece uma ótima indicação de como o mundo (ou seja, outros sites e usuários) percebem o seu site.

Um site de alta qualidade e útil é provável ter referências de qualidade (backlinks) do que outros sites do mesmo segmento. Ainda, é provável que tenha menções nas mídias sociais (curtidas no Facebook, tweets, pins, etc.) e, sendo marcado como favorito e compartilhado entre comunidades de usuários que pensam da mesma forma. 

Qual a diferença entre o SEO Off Page e o SEO On Page? 

O SEO On Page é algo sobre o qual temos controle total e absoluto dentro do seu site.

Já o SEO Off Page se refere à todas as ações de otimização que você pode fazer fora de seu site para que o Google o enxergue como relevante.

Por exemplo, quando você consegue um link dentro de um portal do seu segmento, apontando para o seu site, nos chamamos isso de backlink e o Google simplesmente ama isso.

Por outro lado, quando melhoramos a velocidade da sua página, otimizando algumas imagens, por exemplo, são ações de SEO On Page executadas.

Então, se você ficou confuso sobre em qual ‘’caixinha’’ uma tática de SEO se encaixa, é só descobrir quais ações estão dentro e fora do seu controle, como dono de um site. Se as respostas forem negativas, é provável que suas táticas atuais sejam de SEO Off Page.

É aqui que a Fresh Lab entra em jogo para te ajudar!

Qual a relação entre links e SEO Off Page?

Qual a relação entre links e SEO Off Page?

Construir backlinks é o cerne do SEO Off Page.

Os mecanismos de pesquisa utilizam backlinks como indicativos da qualidade do conteúdo vinculado ao site. Portanto, um site com muitos backlinks de alto valor, geralmente terá uma classificação melhor do que um site de outra forma igual com menos backlinks. 

Existem três tipos principais de links, definidos pela forma como eles foram ganhos: links naturais, links criados manualmente ou links criados automaticamente. 

Links naturais

Fornecidos editorialmente sem nenhuma ação por parte do proprietário de uma página. Por exemplo, um influenciador que adiciona um link a uma postagem que aponte para o seu site, classificado como um link natural. 

Links criados manualmente 

Adquiridos por meio de ações que envolvem a criação de links. Isso inclui fazer com que os clientes associem esses links ao site, ou até, pedir que influenciadores compartilhem o seu conteúdo.

Links criados automaticamente 

Criados por práticas como adicionar backlinks em um diretório online, fórum, comentários de blogs ou em comunicados de imprensa com textos otimizados.

Algumas táticas de criação de links por si tendem a contornar os algoritmos e são desaprovadas pelos mecanismos de pesquisa, consideradas como black hat.

Vamos com calma aqui!

Independentemente de como os links foram obtidos, aqueles que oferecem a maior contribuição para os esforços de SEO geralmente são aqueles que passam mais credibilidade. Existem muitos sinais que contribuem positivamente para o patrimônio passado, como:

  • A popularidade do site vinculado; 
  • Quão relacionado o tópico do site de vinculação está relacionado ao site em questão;
  • O ‘’frescor’’ do link;
  • O texto âncora usado no site de vinculação; 
  • A confiabilidade do site de vinculação; 
  • O número de outros links na página de vinculação;
  • Autoridade do domínio e da página de vinculação.

Guest Post contextual

Aqui na Fresh Lab atuamos com o planejamento e produção de conteúdos de Guest Post Contextual, seguindo as boas práticas recomendadas pelo Google.

Trata-se da criação de posts convidados, ou seja, contatar os sites de qualidade de seu segmento e conseguir um convite para escrever sobre um assunto específico que ligue o seu negócio com o deles.

Desta forma, conseguimos conquistar links contextuais, ou seja, links dentro do site que estão envolvidos em um conteúdo, que por sua vez está dentro do contexto do site em questão, sendo interessante para os leitores nesse caso.

Conclusão

O SEO Off Page pode soar mais complicado do que o SEO On Page por existirem fatores que não estão totalmente sob seu controle – mas esse é o ponto.

Também é importante observar que as atividades tradicionais de marketing online e offline podem influenciar indiretamente muitos dos fatores acima. Mas, é preciso lembrar que isoladas elas não completam suas ações. 

Dessa forma, otimizar o SEO Off Page de um site envolve melhorar a percepção do mecanismo de busca sobre o seu domínio e sua qualidade.

Isso acontece obtendo links de outros sites (especialmente aqueles que são respeitáveis e confiáveis), mencionam sua marca, compartilham seu conteúdo e funcionam como fontes externas ao seu próprio site. 

Então, se você deseja que suas campanhas de SEO sejam bem-sucedidas, deve focar em ambas as opções. 

Antes de tudo, aconselhamos você, dono de site, à se preparar antes de receber esse tipo de serviço. Seu site está bem construído ou otimizado? Quais promoções externas já foram realizadas? Quem são seus parceiros?

Se você ficou confuso com as respostas dessas perguntas, a Fresh Lab pode te ajudar. Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas.

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Autor

Guilherme Boni
Curitibano, CEO da Fresh Lab e formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, fundou a agência em 2008 com objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É especialista em SEO e performance, atuando em dezenas de campanhas digitais e no desenvolvimento de centenas de site e e-commerces.
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