O marketing digital tem espaço para todos, mas para iniciantes pode ser difícil escolher em qual canal começar. Veja algumas dicas de marketing digital para iniciantes e tire suas ideias do papel.
Olá amigas e amigos leitores do blog da Fresh Lab! Hoje vamos passar algumas dicas bem práticas para você, que precisar colocar sua empresa na internet de alguma maneira e não sabe por onde começar.
Não vou enrolar você falando sobre a importância do marketing digital e de se ter uma boa presença online. Também porque isso já não é mais novidade para ninguém.
Se você precisa começar a gerar negócios online para sua empresa, saiba que a internet disponibiliza diversas ferramentas que podem tirar seus resultados do zero. Vamos ver?
Ok! Eu sei que pode parecer contraditório, já que eu já escrevi aqui que é muito errado focar toda sua estratégia digital no Facebook. Mas se você não pode investir no desenvolvimento de um site e sabe que seu público alvo está nessa rede, é pra lá que eu aconselho você ir.
Construir uma boa fanpage não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Tendo uma página legal, com informações suficientes do seu negócio e boas imagens, você já poderá apresentar sua empresa para o público online. Comece convidando seus amigos e sua própria rede de contatos para curtir sua fanpage.
Uma vez que você começou a popular sua fanpage com pessoas interessadas em sua empresa, você pode começar a publicar conteúdos para engajar a audiência. O tipo de conteúdo vai depender muito do seu tipo de negócio, mas podemos aconselhar apelar para o lado visual – com boas fotos e vídeos.
Você pode perceber que as suas publicações alcançam poucas pessoas, e isso infelizmente é normal. Apenas quando impulsionamos as postagens, elas têm potencial para atingir um maior número de usuários.
O lado positivo dessa dinâmica é que o Facebook tem um bom custo benefício para anunciantes. Você vai pagar para que sua publicação apareça, mas se ela for boa e você direcionar para o público certo, colherá resultados consistentes desta estratégia.
Para impulsionar publicações é sempre muito fácil. Abaixo de cada postagem você encontra o botão “Impulsionar Publicação”. No quadro que se segue você vai ver instruções de direcionamento, orçamento e duração do seu anúncio.
Trabalhar com boas postagens no Facebook pode ser o ponto de virada da sua empresa. Use a criatividade para oferecer algo que seja realmente atrativo.
Não esqueça que, se você tem alguma ação ativa no Facebook, tem que monitorar todo dia! Se as pessoas comentaram, deixarem mensagens na página e não forem respondidas, você pode perder os contatos mais promissores da sua campanha.
Não esqueça de sempre pegar o contato de quem fala com você, de maneira sutil. Como falamos, é arriscado deixar sua base de clientes só no Facebook. Salve o número ou o e-mail dessas pessoas.
Se você tem um website e pode criar campanhas para direcionar tráfego para lá, o Adwords Express é uma excelente plataforma para começar.
Inclusive, gravamos um vídeo falando sobre essa possibilidade – que realmente traz vantagens para anunciantes “independentes”, ou iniciantes.
Também vai ser uma mídia em que você vai poder começar com um investimento pequena, em torno de R$150 para o mês de anúncios ativos.
Não muito mais do que isso será necessário para tirar sua empresa do anonimato e começar a ganhar a consideração dos seus clientes online.
Você com certeza encontrará outros conteúdos na internet com dicas maiores, textos maiores e vários exemplos. Vão te falar desde definição de público alvo até dicas como “seja persistente”. Mas na prática, você precisa de um direcionamento sobre como começar e onde!
Se você gostou dessas dicas, procure conteúdos que possam te ajudar a aprender mais sobre essas plataformas e boa campanha!!