É preciso saber em quais canais trabalhar para otimizar o dinheiro investido e retornar em clientes. Veja algumas dicas de marketing digital para gráficas.
Os segmento de gráficas oferece produtos e serviços muito procurados na internet. Em apenas um momento do dia, a palavra gráfica é buscada cerca de 100 vezes no Google.
Geralmente, compartilhamos algumas dicas de marketing digital tanto para empresas que tem site quanto as que ainda não puderam investir. Costumamos indicar o Facebook como um bom canal de negócios para quem não tem site.
Contudo, no caso das gráficas, acreditamos ser pouco provável uma estratégia que funcione se você não tiver um site. É preciso transmitir o profissionalismo que um bom website é capaz de mostrar.
Além de ter um site, é preciso que seu layout seja pensado para não perder suas visitas. Isso quer dizer que é bom se acostumar com a ideia de reformular o layout do seu website.
Agora, falando em estratégias digitais para gráficas, o primeiro canal é quase óbvio:
Trabalhar com anúncios no Adwords permite que você dispute com sua concorrência no momento em que o usuário está pronto para comprar. É preciso estruturar uma campanha segmentando por região que você atender, para não desperdiçar verba.
Dependendo de onde você está localizado, os anúncios podem ser mais caros ou mais baratos. Vai depender de quais palavras-chave você quer comprar para disputar.
Caso você não tenha verba para se sair bem na Rede de Pesquisa com todos os recursos durante um mês, faça campanhas do tipo “Só para Chamadas”.
Com esse tipo de campanha, os usuários que buscarem por seus serviços via smartphone poderão ligar para sua gráfica direto dos resultados de pesquisa.
É um excelente recurso para quem quer disputar a decisão do usuário mas não pode garantir uma boa experiência no site. E também o custo será mais baixo, dependendo da praça.
Escolhemos este objetivo de anúncios deduzindo que sua maior parte da verba irá para o Adwords. Use anúncios de local para promover sua gráfica ao redor do seu negócio.
Esse tipo de anúncio costuma ser efetivo e dá informações valiosas a respeito do público que está ao redor da sua gráfica.
Você também pode usar esse recurso para veicular campanhas exclusivas para quem vê o anúncio. O orçamento mensal desta campanha pode ser consideravelmente menor do que o Adwords. Ainda assim, você verá que o alcance será maior.