Como utilizar SEO local para atrair clientes da sua região? A Fresh te conta!

Última atualização em: 04/11/2024

Na Fresh Lab, a gente sabe que cada região tem suas particularidades. Por isso, nossos especialistas sabem porque o SEO local é ideal para otimizar sua presença digital, atraindo ainda mais clientes que estão, literalmente, perto de você. 

Usamos uma combinação de estratégias personalizadas, dados atualizados e técnicas comprovadas para fazer o seu negócio aparecer exatamente onde seu público-alvo estão procurando. 

O que é SEO local?

O SEO local é nada mais, nada menos, do que aplicar técnicas específicas para que a sua empresa apareça nos buscadores especificamente para sua cidade.

Nesse caso, a tendência é que os compradores do seu bairro ou região, encontrem com mais facilidade seu serviço. Mas, o que fazer para implementar mais ainda essa ferramenta?

Passo a passo para melhorar seu SEO local

Confira abaixo as nossas dicas para que o SEO local da sua empresa funcione de verdade:

1 – Configure e otimize o Google Meu Negócio

O primeiro passo é criar (ou otimizar) seu perfil no Google Meu Negócio. Inclua todas as informações, como endereço, horário de funcionamento, número de telefone e, claro, seu site. 

Não esqueça de adicionar fotos atualizadas e incentivar seus clientes a deixarem avaliações! Afinal, você como usuário, gostaria de saber como foi a experiência das outras pessoas com aquele serviço em questão, certo?

2 – Use palavras-chave locais

Nesse caso, as palavras-chave locais precisam incluir o nome da sua cidade, bairro ou região. 

Se você é um dentista, por exemplo, use termos como “dentista em [sua cidade]” ou “clínica odontológica [bairro]”. 

Isso ajuda o Google a identificar seu negócio como relevante para quem está próximo, facilitando o aparecimento na busca de possíveis clientes.

3 – Adicione localização em seu conteúdo

A descrição do seu site também pode (e deve) ser otimizado para SEO local. 

Nesse caso, inclua referências de sua cidade ou região em descrições, blogs e até nos títulos das páginas. 

Um exemplo simples é um artigo sobre “5 dicas de cuidados dentários em [sua cidade]”. Isso mostra ao Google que você está focado em atender sua comunidade local.

4 – Obtenha links locais

Parcerias e backlinks locais são um grande impulso para o SEO da sua empresa. 

Nesse caso, colabore com outros negócios da sua cidade para obter links de qualidade. Na visão do Google, são como uma espécie de “votos de confiança”, aumentando sua relevância e força local.

5 – Incentive avaliações online

Como já citamos acima, as avaliações são um fator importante para o SEO local. Por isso, quanto mais avaliações positivas você tiver no Google Meu Negócio e em sites de terceiros, maior a sua chance de destaque. 

Peça aos seus clientes que compartilhem suas experiências e responda a todos os comentários – negativos ou positivos -, para mostrar que você se importa.

Investir em SEO local é fundamental para empresas que querem conquistar o público da sua região. 

Com uma estratégia bem executada, seu negócio passa a ser encontrado por clientes locais no momento exato em que eles estão buscando pelos seus serviços. 

E você não precisa fazer isso sozinho! Com a Fresh Lab ao seu lado, você tem uma equipe de especialistas prontos para elevar sua presença local.

Quer saber mais sobre como SEO local pode ajudar o seu negócio a crescer? Fale com a gente e vamos juntos criar uma estratégia que traga os clientes certos até você!

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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