Você investiu ou está começando agora o marketing da sua empresa, porém, até o momento os resultados tem sido ruins ou nulos… o que será que está acontecendo de errado?
É importante pensar que, até os detalhes podem afetar o sucesso das suas campanhas e estratégias adotadas.
Você sabe que a Freshlab é especialista em inteligência digital – em todos os canais! Por isso, hoje vamos te contar quais são os erros mais comuns que você pode estar fazendo, fique atento!
Como tem sido feito o levantamento de pautas ou a criação das suas campanhas empresariais? Há uma linha lógica pensada previamente ou é tudo feito “solto”?
Um dos primeiros pontos que devem guiar o marketing da sua empresa é o planejamento estratégico, afinal sem ele, geralmente não se sabe onde começar e nem onde chegar!
Nesse caso, se não existe esse “guia”, você desperdiça recursos em ações descoordenadas e ineficazes.
Outra questão é planejar metas, definir KPIs e estratégias de curto a longo prazo, realizando o acompanhamento de perto, mudando a rota sempre que for necessário.
Tentar atingir “todo mundo” é outro erro muito comum! Um dos primeiros passos é saber segmentar seu público-alvo, suas necessidades, desejos e comportamentos.
Isso garante que suas campanhas sejam direcionadas, e consequentemente, tenham um resultado melhor, tanto quando falamos sobre conversão, quanto de engajamento.
Quer ver só? Veja esse exemplo bem básico: se você tem uma loja de roupas e acessórios femininos localizada em Maringá, de nada adianta direcionar seus esforços para falar com homens em São Paulo, não é mesmo?
Qual a chance dessas pessoas, se converterem em leads? Claro, pode ser que uma delas busque por um presente, mas, é uma situação muito específica!
O SEO ainda é desprezado por muitas empresas. E agora é a hora de perguntar: você sabe do que se trata o SEO?
Esse tipo de canal nada mais é do que o famoso “trafego orgânico”. Muito se fala sobre pagar para impulsionar postagens ou até o aparecimento da sua marca no Google – que também é super importante e deve ser feito, afinal, um não anula o outro!
Mas, investir em SEO também é outro passo que precisa estar na sua previsão, isso porque fortalece a reputação do seu site em um dos maiores buscadores do mundo.
Sem uma boa estratégia de SEO, sua empresa pode ficar escondida, mesmo com um ótimo conteúdo.
Ainda atrelado ao ponto anterior, a criação de conteúdo de qualidade é essencial para atrair e manter clientes, independente de qual rede social estamos falando.
Muitas empresas focam apenas nas vendas, esquecendo que conteúdo útil e relevante além de educar sobre o produto ou serviço vendido, também envolve e fideliza o público-alvo que citamos antes, além de consequentemente, melhorar o SEO.
Já puxando para outro ponto, a falta de regularidade nas redes sociais prejudica sua presença online, afinal, o mais difícil você já tem, que são os seguidores, nesse caso, é essencial nutrir esse relacionamento constantemente!
Publicar uma vez por mês ou abandonar perfis sem atualizações faz com que sua marca perca relevância e oportunidade de engajamento com o público.
Inclua em seu planejamento várias publicações interligadas uma com a outra, traçando uma história e entretendo as pessoas que se interessam pelo seu negócio – os resultados serão muito positivos.
Um marketing sem acompanhamento de dados é como atirar no escuro, por isso, é fundamental verificar suas métricas (tanto quando falamos sobre tráfego, engajamento, e claro, os tão valiosos leads) para entender o que está funcionando e aquilo precisa ser ajustado.
Sem esse tipo de análise, sua empresa não conseguirá otimizar as campanhas, as estratégias e consequentemente, isso terá impacto em seus investimentos.
Você tem escutado o que seus clientes ou até mesmo leads tem te falado?
Seu público é uma fonte valiosa de informação, por isso, ignorar feedbacks ou avaliações é uma grande perda de oportunidades, principalmente para melhorar seus produtos, serviços e campanhas de marketing.
Por isso, não só escute e aplique ajustes em suas estratégias, mas, incentive que as pessoas deem um feedback por meio de campanhas específicas com premiações, descontos ou até brindes especiais!
Além de engajamento, você saberá exatamente o que precisa ser melhorado e o que tem dado certo.
Empresas que focam apenas em vendas rápidas muitas vezes perdem o valor do marketing de longo prazo, isso porque o fortalecimento de marca é igual à construção de relacionamento.
Mais uma vez destacamos a importância da geração de leads qualificados, assim como o cultivo de uma base fiel de clientes, lucrando mais ainda a médio e a longo prazo.
Ufa, viu só? É muita coisa que pode estar interferindo no seu marketing e resultados! Evitar esses erros te dará campanhas muito mais rentáveis e prósperas daqui pra frente.
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