SEO para redes sociais: por que investir nessa tendência?

Última atualização em: 05/06/2024

Há muito tempo se fala sobre SEO, o famoso Search Engine Optimization, ou também chamado de tráfego orgânico. Essa é uma das formas de atingir novos clientes “gratuitamente”, porém, que exige um trabalho cuidadoso, de médio a longo prazo.

Agora o SMO está despertando a atenção daqueles que já investem em marketing há algum tempo.

Hoje a gente te conta aqui mais sobre o que ele significa, quais são os cuidados necessários e algumas práticas especiais para aplicar no seu negócio.

Como funciona o SEO para redes sociais?

As redes sociais tornaram-se uma parte essencial da vida cotidiana e, para as empresas, é uma oportunidade valiosa de se conectar com o público. Dados da Comscore reforçam isso: o Brasil é o terceiro país que mais consome mídias sociais em todo o mundo. 

Por isso, otimizar os conteúdos de diferentes redes sociais é uma excelente forma de conversar, interagir e fidelizar compradores dos seus produtos ou serviços.   

O SEO (Search Engine Optimization) para redes sociais, ou SMO (Social Media Optimization), envolve a aplicação de técnicas que aumentam a visibilidade e o alcance do conteúdo nas plataformas sociais. 

Isso inclui o uso de:

  • Palavras-chave relevantes, 
  • Hashtags, 
  • Links,
  • Usar diferentes tipos de mídias.

E tantas outras técnicas que tornam o que está sendo produzido não só atraente para o próprio buscador, mas principalmente para a experiência do cliente.

Por que investir em SEO para redes sociais? 5 razões!

Por que investir em SEO para redes sociais? 5 razões!
SEO para redes sociais: por que investir nessa tendência? 1

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando do porquê investir em SEO para redes sociais, não é mesmo? A Fresh Lab separou algumas vantagens para sua marca:

  1. Maior visibilidade: as técnicas de SEO aumentam a probabilidade de seu conteúdo ser encontrado por pessoas interessadas no seu nicho, tudo isso sem patrocínio;
  2. Engajamento ampliado: conteúdos otimizados tem maior probabilidade de atrair engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos de forma orgânica;
  3. Autoridade da marca: uma presença forte e bem otimizada nas redes sociais gera maior credibilidade da sua marca;
  4. Tráfego para o site: perfis e posts otimizados podem direcionar um tráfego significativo para o seu site, aumentando as oportunidades de conversão;
  5. Resultados mensuráveis: as ferramentas de redes sociais possuem muitas ferramentas analíticas, o que permite medir o impacto das suas estratégias de SEO a médio e a longo prazo, facilitando ajustes e melhorias contínuas.

Se isso é novidade para você, veja também nossas dicas especiais abaixo para tirar essa vontade do mundo das ideias e colocar em prática!

Dicas para começar SEO em redes sociais!

Tenha perfis otimizados

A otimização começa com a criação de perfis bem estruturados. Mas, o que fazer? Nesse caso, é preciso observar pontos como:

  • Nome de usuário: escolha um que represente a sua marca;
  • Biografia: faça um estudo e insira palavras-chave relevantes na biografia para facilitar a busca para seu produto ou serviço;
  • Link: insira o acesso para o portal do seu site ou landing page principal;
  • Imagem de perfil e capa: coloque imagens de alta qualidade que representem bem a identidade visual da sua marca.

Engaje com seus seguidores

Ter engajamento é um fator crucial para o SEO nas redes sociais. Isso porque quanto mais as pessoas interagem com o seu conteúdo, maior será a visibilidade. 

Assim, existem alguns passos que precisam ser seguidos religiosamente no dia a dia das suas mídias:

  • Responda comentários: mostre que sua empresa valoriza a interação ao responder os comentários e mensagens dos seguidores ou interessados;
  • Promova a interação: faça perguntas nas caixinhas dos stories ou instigue o diálogo nos posts, incentivando com que os seguidores compartilhem suas opiniões;
  • Compartilhe conteúdos de seguidores: repostar conteúdos criados pelos usuários aumenta o engajamento e cria uma comunidade mais ativa. Afinal, quem é que não quer ser repostado por aquela empresa que adora?

Muitas dessas ações podem ser facilmente aplicadas diariamente em sua empresa, portanto, comece o quanto antes.

Observe como estão as buscas para suas redes sociais

Como já citamos acima, muitas das ferramentas de redes sociais possuem configurações internas que ajudam no monitoramento de resultados. Algumas das mais usadas são:

  • Google Analytics: integre suas contas de redes sociais ao Google Analytics para rastrear o tráfego e entender melhor sobre seu público-alvo;
  • Google Search Console: também do próprio Google, aqui você tem uma visão mais direcionada do desempenho do seu blog ou site, principalmente no quesito de monitoramento de palavras-chave que estão trazendo mais tráfego e engajamento;
  • Facebook Business: a própria ferramenta do Facebook, por lá, você tem acesso a métricas específicas da plataforma;
  • Instagram Insights: verifique como está a interação de seu público com seu conteúdo gerado, entenda quais são as publicações com mais engajamento e outros dados relevantes.

Invista em qualidade de conteúdos

Como você pode imaginar, conteúdo de qualidade é o centro de qualquer estratégia de SEO. Portanto, garanta que seus posts sejam:

  • Relevantes: aborde temas que sejam importantes e interessantes para seu público;
  • Visualmente atraentes: utilize imagens, vídeos e infográficos de alta qualidade;
  • Informativos e úteis: ofereça valor real com dicas, tutoriais e informações pertinentes.

Diversifique as mídias utilizadas

Por fim, mas ainda coligado aos pontos anteriores, utilizar diferentes tipos de mídia também influencia no alcance e interação. Nesse caso, aposte em:

  • Vídeos: altamente compartilháveis e geram mais engajamento;
  • Imagens: Fotos e infográficos captam a atenção rapidamente;
  • Stories e Reels: Conteúdos temporários ou curtos são ótimos para manter o público interessado no que está acontecendo com mais facilidade;
  • Lives: investir em transmissões ao vivo proporciona interação em tempo real e uma conexão mais profunda com quem está te assistindo.

Achou tudo isso muito complicado ou precisa de especialistas para cuidar desse assunto na sua empresa? A Fresh Lab é especialista quando o assunto é marketing de performance.

Entre em contato com o nosso time para saber como podemos te ajudar e tenha novos resultados daqui para frente!

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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