Estratégias de SEO para 2024: dicas para seu tráfego orgânico

Última atualização em: 14/06/2024

O sonho de muitas empresas é aparecer em primeiro lugar na busca do Google, não é mesmo? Mas, essa não é uma atividade que acontece muito rapidamente, na verdade, tudo que envolve SEO exige tempo e continuidade!

O ano de 2024 tem gerado muitas mudanças no universo do tráfego orgânico, assim como as estratégias que precisam ser aplicadas. Confira mais abaixo. 

Principais tendências de SEO para 2024

Principais tendências de SEO para 2024
Estratégias de SEO para 2024: dicas para seu tráfego orgânico 1

E o que fazer para ganhar espaço na tão desejada SERP? A gente te dá algumas dicas que a gente vem aplicando na FreshLab.

Observar as atualizações do Algoritmo

O Google está sempre atualizando seus algoritmos para fornecer resultados de pesquisa mais relevantes para os usuários. E em 2024 não foi diferente!

A cada dia mais o algoritmo tem focado em melhorar a compreensão semântica e a qualidade dos conteúdos publicados, principalmente em um universo cada vez mais dominado pela IA. 

Por isso, é fundamental acompanhar todas essas mudanças e ajustar sua estratégia de SEO conforme for necessário.

Vídeos ganham mais espaço

O conteúdo em vídeo continua a crescer em popularidade. 

Por isso, plataformas como YouTube e investir em integração de vídeos em blogs e sites, é essencial para aumentar o engajamento e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas. 

Por isso, invista em:

  • Otimização de vídeos;
  • Descrições detalhadas;
  • Tags relevantes;
  • Transcrições;
  • Minutagem.

Experiência do usuário continua em alta

A experiência do usuário, conhecida também como UX, é um fator determinante para o SEO. 

Observar se os sites estão rápidos, responsivos e fáceis de navegar retêm visitantes por mais tempo, como também são favorece o aparecimento pelos motores de busca. 

Nesse caso, vale a pena observar alguns elementos, como:

  • Tempo de carregamento, 
  • Estrutura do site,
  • Navegabilidade.

Observe os mínimos detalhes e modifique aquilo que precisa ser melhorado.

Foco na reputação do site

A credibilidade e a reputação do site são cada vez mais importantes. 

Por isso, ter links de alta qualidade de sites respeitáveis e um conteúdo confiável geram contribuições diretas para a autoridade do domínio. 

Invista em estratégias de link building e se possível, faça parcerias com influenciadores que tenham a ver com o seu nicho. Essa ação é essencial para fortalecer a reputação online.

Content pruning

O content pruning, ou também chamado de poda de conteúdo, é nada mais nada menos do que a remoção de conteúdos desatualizados, irrelevantes ou de baixa qualidade do seu site. 

Isso ajuda a melhorar a qualidade geral do site, tornando-o mais interessante. Essa ação demonstra para os buscadores que há esse cuidado em estar sempre proporcionando o melhor conteúdo para os consumidores.

EEAT: Autoridade é a vez

O que isso significa? EEAT quer dizer: 

  • Expertise: referente a experiência que o autor do conteúdo possui sobre aquele tema que está sendo abordado. O algoritmo valoriza artigos que sejam produzidos por pessoas que possuem real conhecimento no nicho, gerando autenticidade e credibilidade;
  • Especialização: aqui estamos falando sobre qual é a formação desse autor do conteúdo em relação ao que está sendo escrito. Profissionais ou especialistas em certa área que falam sobre aquilo geram mais confiabilidade, ainda mais quando são temas complexos;
  • Authoritativeness: já a autoridade observa o reconhecimento do autor dentro daquele campo de atuação por meio de credenciais, publicações ou artigos acadêmicos, por exemplo;
  • Trustworthiness: por fim, a confiabilidade mede qual a confiança que os leitores podem ter diante daquilo que estão consumindo. Aqui, são avaliadas questões de publicação, informações existentes e fontes confiáveis.

Todos esses pontos abordados ao mesmo tempo, são ótimas estratégias para que seu conteúdo ou site seja encontrado pelos motores de busca.

SEO local é a grande jogada

Para empresas que operam localmente, o SEO local continua a ser uma grande oportunidade. Por isso, não perca tempo e siga logo os seguintes pontos:

  • Otimize sua presença no Google Meu Negócio;
  • Obtenha avaliações locais;
  • Construção de links buildings locais;
  • Use palavras-chave geográficas.

Essas são estratégias simples, porém, muito eficazes para atrair clientes próximos. Afinal, você acha que uma pessoa vai escolher ir até aquela empresa que possui boas avaliações, ou, aquela que nem existe na busca do Google?

Topical Authority

Quando falamos sobre topical authority, aqui é importante entender que é referente à autoridade sobre um tema específico. 

Para construir essa autoridade, é preciso criar conteúdo profundo e abrangente sobre tópicos relevantes para seu público.

Isso não só amplia e melhora o SEO, como também posiciona seu site como uma referência valiosa e confiável. 

Mas é claro, essa estratégia em específico exige tempo, sequência de conteúdos com a temática parecida e trabalhar com campo semântico envolvido.

Quais dessas estratégias você já conhecia? Tem alguma delas que você já está fazendo uso na sua empresa?

Se você quer despontar não só no SEO, mas também em todas as frentes do marketing digital, a FreshLab está aqui para te ajudar!

Entre em contato com nosso time comercial e saiba mais!

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
Compartilhe
Confira também

Tópicos

por que investir em seo?

Fresh Talks
Confira nosso podcast