Como contratar uma empresa para criar o seu site?

Chegou a hora de reformular o site de sua empresa ou criar um site para o seu novo negócio. E agora, como escolher diante de centenas de empresas? Quais os pontos importantes que você deve levar em consideração antes de contratar a empresa certa? Fica frio, estamos aqui para lhe ajudar a tomar esta decisão.

Equipe Multidisciplinar

Antigamente (há 10 anos ou mais), as empresas que criavam sites conseguiam entregar bons projetos reunindo apenas dois talentos, um bom programador e um bom designer. Claro, pois sites feitos por apenas um designer podia ser bonito, mas tinha muito bugs. Já os sites feitos por programadores não tinham falhas, mas certamente não tinham o visual adequado. Portanto, reunir esses dois talentos era suficiente para garantir belos sites, sem falhas.

Pois bem, o tempo passou e agora apenas esses dois talentos não são suficientes. Além de ser bem programado e ter um belo visual, seu site também precisa atrair visitantes orgânicos, reter seus usuários, gerar engajamento e converter em vendas.

Portanto, é imprescindível que a equipe de criação de seu site contenha também profissionais de Marketing Digital, especializados em redação, criação de peças, performance e Seo.

Atendimento

Bons projetos exigem sinergia entre a empresa de desenvolvimento e o cliente, que é quem efetivamente conhece melhor o mercado e seu público. Por isso, é muito importante que a empresa contratada para criar o site tenha uma boa comunicação com a sua. Etapas de imersão (visita na empresa), vídeo conferências, ligações e conversas no WhatsApp são muito importantes para garantir uma comunicação fluída.

Certifique-se de que a empresa tem um processo bem definido para entender o que você quer e não o que eles querem entregar.

Personalização

Outro ponto muito importante é a personalização, ou seja, desenvolver um site com a cara do seu negócio. Se a sua intenção é ter algo exclusivo, pensado na jornada de compra de seu público, fuja de modelos prontos. Apesar do investimento ser reduzido, dificilmente um modelo pronto atenderá ao objetivo de sua empresa. Modelos prontos foram feitos para atender em larga escala, portanto não haverá o cuidado necessário no layout e em todas as demais etapas importantes como performance, seo, conteúdo, entre outras.

Portfólio

Ainda falando de personalização, a melhor forma de compreender a linha de trabalho da empresa, sua capacidade e qualidade, é analisando seu portfólio. Analise alguns projetos desenvolvidos pela empresa, é importante que você se identifique com alguns deles.

Performance

Quer ter um bom posicionamento no Google, reduzir sua taxa de rejeição e aumentar a retenção de seus visitantes? Então pense em performance!

Certifique-se de que a empresa contratada para desenvolver seu novo site tenha capacidade de criar sites leves e rápidos. Exija testes de velocidade na versão desktop e principalmente no mobile. Atrasos no carregamento fazem seus visitantes irem embora e ;sua empresa perde negócios. A Amazon por exemplo, descobriu que cada segundo de demora no carregamento da página, reduz 1,6 bilhão de dólares de sua receita anual.

SEO

Alguém prometeu que seu site ficará em primeiro no Google? Fuja destas empresas. Acredite, não é possível garantir isso apenas com um novo site. Conquistar um bom posicionamento orgânico envolve estratégias específicas de Marketing Digital, produção de conteúdo, backlinks e muitas outras ações. É um processo de longo prazo que leva alguns meses para acontecer.

No entanto, é muito importante que o seu novo site seja desenvolvido para ganhar posicionamento ao longo do tempo. Certifique-se de que a empresa contratada para criar o seu site tenha um profissional especializado em SEO e, que ele fará uma boa otimização em seu site e seu conteúdo, antes de colocá-lo no ar. Quer um exemplo simples?

Imagine o site de uma clínica oftalmológica, que tem a intenção de conquistar o público interessado em cirurgia para vista cansada. Contudo, em seu site, eles apenas apresentam os procedimentos com nomes técnicos, neste caso presbiopia. São termos diferentes para o mesmo serviço, mas o público alvo conhece apenas o termo “cirurgia para vista cansada”. Sabe o que acontece neste caso? Este site não será apresentado na busca. Portanto, é importante ter uma equipe que pesquise e saiba como o seu público busca pelos seus serviços, aumentando assim as suas chances de ser encontrado.

Painel de Administração

Seu site é o seu jardim, e como todo jardim, ele precisa de cuidados periódicos. Você precisa ter autonomia para atualizar e criar novos conteúdos sempre que necessário. Portanto, exija um painel administrativo para atualizar seu conteúdo e fuja de empresas que tentam te amarrar com contratos de atualização. Contrate um serviço de atualização apenas se não tiver tempo ou equipe para atualizar.

Código aberto

Outro ponto muito importante é o código aberto. Sites de código aberto podem ser atualizados ou reprogramados por qualquer desenvolvedor. Isso se traduz em liberdade para a sua empresa não ficar refém de um único fornecedor. Considere isso antes de contratar a empresa para criar o seu site. Acredite, muitas empresas que desenvolvem sites em código fechado cobram barato no início, mas qualquer personalização se torna bem cara.

Prazo

O prazo de entrega prejudica o planejamento de muitos empreendedores. Certifique-se de que a empresa que criará o seu novo site tenha capacidade para entregar o seu projeto no prazo estabelecido. Prazos curtos demais representam baixa qualidade, prazos muito longos representam falta de organização e capacidade da empresa.

Hospedagem

Você colocaria a sua Ferrari para andar numa estrada esburacada? Pois é, outro ponto que precisa de sua atenção é a hospedagem. Existem empresas que desenvolvem sites, empresas que oferecem serviços de hospedagem e empresas que oferecem os dois. Se você procura qualidade, busque empresas diferentes para cada serviço. Isso significa que elas são especializadas nisso e que tem uma equipe dedicada de suporte para esta função. Os sites de hoje precisam de performance. Não subestime a hospedagem contratando qualquer servidor, exija servidores bons e confiáveis.

Conclusão

Por fim, precisamos aproveitar para vender o nosso peixe rs. É sério, ao longo destes 10 anos de estrada e centenas de projetos publicados, desenvolvemos um processo eficiente, com profissionais adequados para cada um dos pontos acima citados. O digital representa muito nos dias de hoje. Seu site receberá grande parte do fluxo de leads de suas campanhas digitais. Ele deve ser um caminho para a conversão, uma máquina de gerar novos negócios.

Se este é o seu interesse, venha conversar conosco.

Conte conosco! Um abraço
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Autor

Guilherme Boni
Curitibano, CEO da Fresh Lab e formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, fundou a agência em 2008 com objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É especialista em SEO e performance, atuando em dezenas de campanhas digitais e no desenvolvimento de centenas de site e e-commerces.
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