Quanto custa criar um bom site?

Esta é uma dúvida recorrente aqui na agência: quanto custa criar um bom site? Antes de mais nada, vamos esclarecer alguns pontos importantes, que estão diretamente ligados ao valor cobrado para desenvolver um site.

Antigamente era possível ter um bom site aliando dois talentos, um designer e um programador. Isso garantia um belo visual e boas funcionalidades, sem bugs. Contudo, atualmente a forma de consumir mudou. Hoje os consumidores interagem com as empresas, esclarecem dúvidas e pesquisam bastante antes de tomar sua decisão, no que chamamos de jornada de compra. Esta jornada pode ser curta, como no caso do segmento de gastronomia, ou durar muitos meses nos segmentos imobiliários.

Por isso, apenas os dois talentos citados não são suficientes. Hoje, um site deve conquistar acessos orgânicos (ser encontrado no Google), reter seus usuários e converter em leads. É preciso envolver especialistas de áreas do Marketing Digital: especialistas em SEO, performance, UX e redatores. Portanto é inevitável que estes profissionais componham o custo do site.

Portanto, um bom site envolve uma equipe muito maior e seus valores variam conforme a complexidade do projeto, seja pela quantidade de funcionalidades ou seja pelo seu objetivo de conversão. Para saber quanto custa criar um site é feito um cálculo, onde estimamos a quantidade de profissionais envolvidos, suas especialidades e o valor hora de cada um.

Confira abaixo as etapas e profissionais envolvidos na criação de nossos sites:

Briefing

Antes de mais nada, a equipe de criação deve se envolver com o cliente para colher o máximo de informações possíveis. Aqui, nosso designer e analista de marketing digital se reúnem com o cliente, para colher o briefing e garantir que nenhuma informação sobre o negócio, público e segmento passe despercebida.

Conteúdo

O conteúdo de um site é muito importante para transmitir adequadamente sua mensagem, reter seu público e garantir que você seja encontrado no Google. Por isso, nesta etapa, nossos redatores cuidarão de auxiliar na criação do conteúdo do site.

Wireframe

Assim que recebemos o briefing e conteúdo do projeto, nossa designer especialista em UX cuidará de desenvolver o protótipo do site, onde definiremos como será estrutura de seu site, pensando sempre em garantir uma boa experiência para seus usuários, de acordo com a sua jornada de conversão. Este documento é enviado para sua validação e, assim que aprovado, avançamos para a etapa de layout.

Layout

Nesta etapa, outra designer, irá desenvolver um belo projeto visual. Seu desafio é criar um projeto atrativo e funcional, que converse com o seu público-alvo, alinhado com os objetivos de seu negócio e sua identidade visual. Definitivamente não é uma tarefa simples, mas nós damos conta! Ao final, todas as telas do site são apresentadas para aprovação do cliente e seguem para o time de front-end.

Front-end

É aqui que o bicho pega. Brincadeira. Neste momento quem assume é o nosso programador. Seu papel é transformar todas as telas aprovadas, num site navegável e responsivo, com todas as funcionalidades, efeitos e calls to action definidos no briefing.

Revisão

Antes de apresentar o site ao cliente, a equipe de marketing e web design juntas cuidarão de revisar o projeto para garantir que tudo esteja como o planejado, envolvendo testes de todas as suas funcionalidades no mobile e desktop. Então, finalmente enviamos o projeto para aprovação final do cliente.

Publicação

Aprovado o projeto, uhull! Quem assume novamente é o time de desenvolvimento, que ficará responsável por criar um backup completo do projeto, configurar seu domínio, hospedagem e publicar o site.

Otimização

Acha que já acabou? Aqui na Fresh Lab não! Nossas atividades não param na publicação. Uma vez publicado, seguimos com a rodada de otimização, onde nosso especialista em performance cuidará de otimizar o site, para deixá-lo o mais leve possível. Ninguém gosta de sites pesados e demorados, não é mesmo?

Ainda nesta etapa, a nossa especialista em SEO faz uma revisão geral nas tags de todo o site, otimizando títulos, descrições e conteúdo para garantir que você seja encontrado pelo seu público no Google. Ela também irá instalar todas as tags de rastreamento do Analytics, Tag Manager ou qualquer outro serviço de interesse do cliente, para que possa acompanhar com precisão suas estatísticas de acesso.

Ufa, olha só quantas pessoas se envolvem na criação de nossos sites. E não estamos falando de estagiários não, nossa equipe é formada por profissionais muito experientes na área. Definitivamente não é uma equipe barata.

Conclusão

Como todo mercado, existem empresas que desenvolvem projetos baratos em poucos dias. Naturalmente não é possível envolver todos estes profissionais. Não é o nosso papel julgá-las neste post. Cada qual está no mercado para suprir uma necessidade diferente.

Determinar com precisão quanto custa criar um bom site, sem compreender o segmento de atuação e as funcionalidades envolvidas no projeto é impossível. Agora, se você leu corretamente o título deste post e entrou aqui porque deseja um bom site, com foco em qualidade e performance, venha conversar conosco, tenho certeza que nós falamos a mesma língua.

Conte conosco! Um abraço
Fresh Lab – We Grow Together

[simple-author-box]

Autor

Guilherme Boni
Curitibano, CEO da Fresh Lab e formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, fundou a agência em 2008 com objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É especialista em SEO e performance, atuando em dezenas de campanhas digitais e no desenvolvimento de centenas de site e e-commerces.
Compartilhe
Confira também

Tópicos

CONFIRA NOSSO PODCAST

Fresh Talks
John Lemon
WE GROW TOGETHER!
WE GROW TOGETHER!
LET'S GROW!
Preencha seus dados e aguarde o contato de um especialista