O que são e como calcular CPM, CPC e CPA?

(Última atualização em )

Que tal aprender mais sobre o que é e como calcular CPM, CPC e CPA? 

Como sabemos, anunciar na internet é uma das principais maneiras de divulgar os serviços ou produtos de sua marca.

Além disso, investir em mídias pagas é uma alternativa para quem precisa de resultados mais rápidos. Isso porque, por mais que o orgânico ofereça maior estabilidade, nem sempre a agilidade é seu forte. 

Diante disso, encontrar um equilíbrio entre o que será feito em ações orgânicas e ações pagas é essencial.

Até porque, enquanto o orgânico constrói um patrimônio mais estável, o pago traz os clientes que sua empresa precisa hoje. Sendo assim, podemos dizer que o investimento em anúncios é uma excelente estratégia. 

Primeiro, é preciso citar que, ao começar anunciar no meio digital, sua empresa precisa decidir como monetizar esse tráfego.

Nesse momento, é preciso escolher qual a melhor precificação em relação à sua realidade. Dessa forma, saber o que é e como calcular CPM, CPC e CPA pode fazer total diferença no seu tráfego pago

O que são CPM, CPC e CPA?

  • Custo Por Mil Impressões (CPM): Seu valor investido é debitado quando seu anúncio alcança 1000 impressões na rede onde está rodando.
  • Custo Por Clique (CPC): Conforme os usuários vão clicando no seu anúncio, o valor investido vai sendo debitado.
  •  Custo Por Aquisição (CPA): É a divisão do seu investimento total pelo número de aquisições geradas.

Basicamente, CPM, CPC e CPA são diferentes formas de acompanhar o custo em campanhas de anúncios no Marketing Digital. É exatamente nesse momento que cada uma dessas siglas entram em ação. 

Ao iniciar sua campanha, você deve ter em mente o valor que deseja investir de acordo com o seu objetivo.

Feito isso, com o andamento da campanha e conforme ela dá resultados, esse valor vai sendo debitado. Sendo assim, saber como calcular CPM, CPC e CPA irá te ajudar e muito nesse caminho. 

Isso porque, dependendo da sua mensuração, os custos podem ser analisados de formas distintas. Ou seja, a diferença entre cada uma das siglas está no custo que você está pagando para cada um dos objetivos.

Mas, que tal saber um pouco mais sobre cada um desses formatos e como exatamente eles funcionam? Vejamos:

Como calcular CPM, CPC e CPA?

Como calcular CPM 

O CPM é o valor cobrado a cada mil impressões do seu anúncio. Como já deu para notar, o número de impressões é bem alto.

Dessa forma, empresas que investem com o objetivo de gerar mais impressões, mensuram através da CPM. Como, por exemplo, sites com alta credibilidade e grandes e famosos portais de notícias.

Saber o que é e como calcular CPM é uma prática essencial e que interfere diretamente na performance da campanha.

Sendo assim, ao decidir investir nesse formato, busque escolher bem a rede e o período em que seu anúncio ficará no ar. Ou seja, pense em quanto tempo sua campanha irá levar para atingir as 1000 impressões.  

É importante citar também que, dependendo da agilidade no alcance desses resultados, mais recursos serão exigidos.

Além disso, a plataforma na qual sua campanha irá rodar também deve ser bem analisada. Isso porque, dependendo do público e do produto/serviço, há um local certo para sua campanha.

Como calcular?

Para calcular o CPM, basta dividir o número de visualizações da campanha pelas 1000 impressões. Esse resultado será novamente dividido pelo custo total do anúncio e assim, após calcular CPM, teremos o resultado. Confira na imagem abaixo, a fórmula que deve ser utilizada para conferir a métrica:CPM
Como calcular CPC?

Muito diferente do que é ou de como calcular CPM, o CPC debita seu investimento a cada clique que sua campanha recebe.

Por se tratar de uma métrica mais específica, sua empresa consegue acompanhar a performance do anúncio. Sem contar que, através dos cliques gerados, tem-se uma ideia do quanto é necessário investir. 

Ou seja, digamos que um investimento de 200 reais tenha gerado 85 cliques e uma captação de 40 leads. Através disso, fica mais fácil ter mais assertividade no alcance dos resultados.

Até porque, caso sua meta seja 80 leads, você vai saber que irá precisar de pelo menos o dobro do investimento.

Outro ponto muito interessante do CPC, é poder atingir sua meta de cliques calculando o valor de cada um.

Assim, ao invés de realizar um investimento meio “as cegas”, você tem maior controle sobre o que deseja. Calculando o valor de clique, basta investir a quantidade multiplicada pelo número desejado. Fácil, né?

Como calcular?

Para calcular o CPC, você só precisa dividir o custo total da campanha pelo número de cliques obtidos. Através do resultado, você saberá quanto foi gasto em cada clique alcançado. Confira fórmula abaixo: CPC

Como calcular o CPA? 

O CPA, assim como o CPC, também se difere muito do que é de como calcular CPM em campanhas de marketing digital.

Até porque, como você já deve imaginar, a CPA é a mais cara das 3 métricas das quais estamos falando. Isso porque, ao invés de necessitar de um custo por clique ou por impressões, ela debita resultados. 

Ou seja, caso sua campanha de anúncios tenha como objetivo uma geração de 50 novos clientes, seu investimento será proporcional a esse resultado.

Optar pelo CPA é uma prática indicada somente a empresas que já contam com uma ampla rede de seguidores fiéis. Assim, conseguimos ter maior segurança de performance das campanhas. Em outras palavras, evitamos que sua marca tenha que pagar mais que o previsto. 

Como calcular?

Para calcular o CPA, assim como feito ao calcular CPM, será utilizada a divisão na fórmula mostrada abaixo.

Dessa forma, basta pegar o número total investido e dividir pelo número de conversões. Ou seja, do valor direcionado à campanha, quanto voltou para sua empresa? Qual foi o lucro? Confira abaixo:

CPA
Porque saber essas métricas?

Tanto os anúncios quanto as campanhas digitais são formas concretas para promover sua corporação ou o produto que quer vender, tudo isso com bom alcance e público.

Entender e analisar essas métricas é uma forma eficiente de medir o retorno das suas ações de marketing que estão sendo aplicadas, dentro daquilo que era esperado ou não.

São elas que vão te ajudar no processo de medir o sucesso ou o retrocesso do tráfego pago, redirecionando ou criando uma nova estratégia que seja efetiva.

A FreshLab te ajuda a calcular o CPM, CPC e CPA! 

Agora que você já sabe o que são e como calcular CPM, CPC e CPA, pode começar a investir nas campanhas de sua empresa. Para isso, conte com a FreshLab, além de te auxiliar em campanhas pagas, te oferecemos a construção de um bom orgânico. 

Além disso, contando com nossos serviços de mídias pagas, você não precisa se preocupar com cálculos. Isso porque, fazemos isso por você! Através de relatórios detalhados, te mostramos como anda a performance de suas campanhas. 

Quer saber mais? Acesse nossa Landing Page sobre Resultados de Marketing Digital na Prática e solicite um orçamento! Caso queira continuar com a leitura de artigos como esse que você acabou de ler, basta acessar o link abaixo e descobrir:

Como gerar leads utilizando materiais ricos?

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks