Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
,
Publicado 28 de julho de 2022 • 16:58Hrs
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence

No artigo de hoje, produzido pela FreshLab, você descobre tudo o que é preciso saber sobre Business Intelligence. Bora lá? 

 

Também chamado de inteligência empresarial, essa prática começou a ganhar espaço nos anos de 1958. Nessa época, um artigo histórico que falava sobre o assunto foi destaque nas manchetes. O material, escrito pelo cientista da computação Hans Peter Luhn, descrevia em detalhes o sistema. 

 

nele, era possível ver como essa prática era automática, servindo como uma disseminadora de informações nos setores industriais. Mas, o que começou nos meios corporativos logo chegou ao espaço governamental e científico. Foi nesses momentos, que o BI ganhou força e começou a ser estudado pelo mundo todo.

 

O artigo nomeado comoA Business Intelligence Systempode ser encontrado no link que disponibilizamos em seu nome. Assim, depois que finalizar a leitura do nosso blog, você pode conferir o material na íntegra. Continue com a leitura do conteúdo e descubra mais sobre essa prática tão importante nas empresas:

 

Mas, afinal: O que é Business Intelligence?



Podemos dizer, que o BI é um processo tecnológico com foco na captação de informações relevantes aos executivos. Através dessas informações, gestores e demais membros da empresa conseguem tomar decisões mais assertivas. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o Business Intelligence não é uma ferramenta.

 

Muito pelo contrário, o BI engloba inúmeras ferramentas tecnológicas, aplicativos e demais métodos de captação de informações. Tal prática, ocorre tanto nos meios internos da empresa, como em meios externos. Além disso, após essa captação os dados são analisados e preparados para a visualização por parte dos profissionais. 

 

As ferramentas que estão dentro da categoria do BI, proporcionam meios de examinar inúmeros conjuntos de dados. Com isso, as inteligências apresentam resultados mensurados em relatórios analíticos e demais materiais. Com esses relatórios em mãos, os profissionais podem checar como está seu negócio. 

 

Onde ficam armazenados esses dados?

Dados de Marketing Digital

No Business Intelligence, todos os dados captados pelos diferentes sistemas da empresa ficam armazenados. Esse armazenamento ocorre no banco de dados do BI: o Data Warehouse. Assim, mesmo que as métricas tenham diferentes origens, como sistemas ERP e CRM, elas podem ser visualizadas em grupo em um só lugar. 

 

Dessa forma, é possível criar indicadores empresariais mais eficientes na hora de tomar decisões com base nesses dados. Além disso, não dá para negar que ter esses dados concentrados em um só lugar facilita a vida dos profissionais. Mas, qual a importância desses dados para as empresas? Confira no subtítulo abaixo:

 

Qual a importância do Business Intelligence para as empresas?

 

Não tem como negar que, desde que grande parte das empresas migraram para o digital, a competitividade aumentou. Isso ocorreu, graças a acessibilidade de informações e divulgação de produtos e serviços. Com isso, o Business Intelligence auxilia empresas a terem maior propriedade durante suas decisões empresariais.

 

Até porque, fazendo parte de um mercado tão competitivo como o digital, é preciso estar a todo momento de olho em métricas e indicadores. Até porque, será com a análise desses dados que as mudanças começarão a acontecer. Antes do BI, os gestores ficavam “no escuro”, não conseguindo perceber falhas em seus processos. 

 

Assim, era comum que os problemas só fossem percebidos, quando já estivessem causando prejuízos. Com o BI, é possível ter uma gestão de problemas com foco na prevenção, ao invés da correção. Ou seja, tendo o Business Intelligence ao seu lado, a empresa atua de maneira mais competitiva, adotando diferenciais de mercado.

 

Quais os benefícios do Business Intelligence para as empresas?

Business Intelligence

Com o BI, os profissionais possuem maneiras mais práticas e eficazes para avaliar seus dados. Com isso, é possível ter insights que irão auxiliar na transformação da empresa, tendo maior excelência em suas ações. Diante de tais acontecimentos, as empresas alcançam inúmeros benefícios. Confira abaixo os principais deles:

 

Relatórios mais completos 

Contando com a integração de dados de diferentes ferramentas, a análise dessas informações fica muito mais fácil. Isso porque, o Business Intelligence tende a apresentá-las em um só lugar. Assim, é possível examinar e utilizar esses dados de maneira mais precisa. Sem contar a agilidade proporcionada pela ferramenta. 

 

Sendo assim, os gestores conseguem ter em mãos como está a performance da empresa como um todo. Além disso, é possível verificar setor por setor, o que ajuda na identificação e resolução de falhas em processos. Mas, é claro que os benefícios em contar com análise de dados de BI não param por aí! 

 

Business Intelligence e o aumento nas oportunidades 

Graças à ampla mensuração de dados, é possível que, durante as análises, surjam oportunidades. Isso também ocorre, com maior foco na competitividade, já que as ferramentas não se limitam apenas ao interno. O que, como sabemos, é uma prática recomendada, já que resultados internos estão ligados ao que ocorre no externo. 

 

Com uma visão mais ampla do mercado, o Business Intelligence ajuda sua marca a agarrar as oportunidades. Além disso, é possível ter uma atuação mais focada nos diferenciais que sua empresa pode oferecer. Sendo assim, você consegue colocar seu negócio em destaque quando o assunto é competitividade. 

 

Melhor atendimento

Os dados captados e examinados pelo BI também ajudam na melhoria do atendimento ao cliente. Isso porque, através desses dados, é possível conhecer melhor seu consumidor e suas necessidades. Assim, além de maior assertividade em ações, o Marketing Digital de sua empresa consegue aumentar as conversões.

 

Com as ferramentas de Business Intelligence, sua marca consegue ser mais relevante para seu público-alvo. Isso é possível graças à identificação de falhas, análise de “feedbacks” e personalização do atendimento. Com tudo isso, a fidelização do consumidor se torna ainda mais fácil de acontecer. 

 

Como a FreshLab pode ajudar?

Business Intelligence

A FreshLab é uma agência de Marketing Digital Publicitário com foco na performance de sua marca. Com esse objetivo em mente, adotamos práticas e utilizamos ferramentas que ajudem a aumentar essa performance. Com isso, fazemos uso de plataformas e softwares ligados ao Business Intelligence.

 

Além disso, temos profissionais especializados na análise desses dados para te ajudar a entender melhor como está sua performance. Para isso, esse especialista utiliza relatórios detalhados e bem didáticos sobre suas ações. Sendo assim, conseguimos captar falhas e corrigi-las para ter resultados mais satisfatórios.

 

Caso você esteja procurando por uma agência parceira e que tenha como prioridade o crescimento de sua marca, você está no lugar certo! Aqui, temos um time engajado em proporcionar crescimento contínuo para sua marca! Fazemos isso com o objetivo de fazer de nossa parceria, o ponto chave na transformação empresarial!

 

Tenha ações ligadas ao Business Intelligence na prática! Solicite um orçamento sem nenhum compromisso, ou nos ligue pelo número: (41) 3024-0404!

Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
Exemplos de Landing Pages que convertem
Como otimizar campanhas do Google Ads?
O que são e como calcular CPM, CPC e CPA?
1 2 3 45

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram